A VII Mostra Sesc de Cinema chega em 2024 com força total, consolidando-se como uma das principais plataformas de promoção do cinema independente brasileiro. De 3 a 15 de dezembro, unidades do Sesc RJ em todo o estado apresentam uma programação plural, com 30 filmes selecionados, entre curtas, médias e longas-metragens, que expressam as múltiplas vozes e olhares do Brasil contemporâneo.
Entre os destaques desta edição está a exibição de ‘Macaléia’, de Rejane Zilles, um emocionante retrato da parceria entre os artistas Jards Macalé e Hélio Oiticica. Após a sessão no Espaço Cultural Arte Sesc, no dia 7 de dezembro, às 16h, haverá um debate com a diretora e o próprio Jards Macalé, que compartilharão histórias e insights sobre a obra e o contexto artístico em que ela foi criada.
Outro destaque é ‘Expresso Parador’, de JV Santos, uma narrativa sensível e crítica que acompanha a jornada de uma atriz negra enfrentando os desafios do transporte público e os reveses sociais do Rio de Janeiro. A obra será exibida no Espaço Cultural Arte Sesc no dia 14 de dezembro, às 18h.
Já ‘Mais um dia, Zona Norte’, de Allan Ribeiro, oferece um olhar poético e transformador sobre a vida dos trabalhadores da periferia carioca, misturando realidade e fantasia. Este filme será exibido no Espaço Cultural Arte Sesc, no dia 6 de dezembro, às 18h.
A Mostra teve início no dia 3 de dezembro, no Sesc Nova Iguaçu, com a exibição de filmes que exploram temas como memória, resistência e identidade, e vai acontecer também nas unidades de Copacabana, Tijuca, Arte Sesc, Nova Iguaçu, Campos, São João de Meriti, Duque de Caxias, Teresópolis, Nova Friburgo, Grussaí e Centro Cultural Sesc Quitandinha.
Organizada em 8 programas temáticos, a Mostra oferece um panorama abrangente das questões que permeiam o Brasil de hoje, com sessões que abordam desde o feminino plural e a resistência cultural até a música e a afetividade.
SERVIÇO
VII Mostra Sesc de Cinema
Quando: De 3 a 15 de dezembro
Onde: Unidades Sesc RJ de todo o estado (confira a programação completa nas unidades ou no site do Sesc RJ).
Entrada Gratuita
PROGRAMAÇÃO
PROGRAMA: ARQUIVOS REBELDES
Os dois filmes que compõem o programa “Arquivos Rebeldes” partem do micro para revelar um contexto macro ancorado em momentos históricos agudos da política brasileira. Entre a Era Vargas e a Ditadura Militar, as imagens dançam e versam a respeito de experiências individuais que deságuam no coletivo. Uma artista se inspira na vida e na obra de um familiar e mistura ciência com poesia; outra artista resgata as próprias memórias e revela a criação de um grupo contestador. O programa convoca o espectador a apreciar a rebeldia dos arquivos, manipulados por suas realizadoras no limiar entre o rigor e a poesia.
SESSÃO 1 | O CORO DO TE-ATO
Direção de Stella Oswaldo Cruz Penido. 71 min. RJ/Brasil. 2023. 14 anos.
José Celso Martinez Correa volta do exílio e forma um Coro de atores para a reabertura do Teatro Oficina em São Paulo em 1º de maio de 1979. Ainda na Ditadura este grupo se depara com uma falsa ideia de liberdade – a Abertura Política do general Figueiredo – Em viagem pelo interior do Brasil, o Coro foi duramente reprimido e proibido de trabalhar. No exílio forçado, a dissolução do Coro gera um tempo de gestação nas periferias do Rio de Janeiro para o ressurgimento do Coro do Te-Ato.
Centro Cultural Sesc Quitandinha: 10/12, 15h.
Espaço Cultural Arte Sesc: 13/12, 14h.
Nova Iguaçu: 3/12, 18h30.
São Gonçalo: 7/12, 16h.
SESSÃO 2 | TERMODIELÉTRICO
Direção de Ana Costa Ribeiro. 72 min. RJ/Brasil. 2023. Livre.
Inspirada na vida e obra do avô Joaquim da Costa Ribeiro, pioneiro da física no Brasil, Ana investiga os mistérios do Termodielétrico, fenômeno natural descoberto por ele em 1944. Visita plantações de palmeiras, jazidas minerais e laboratórios, mesclando materiais de arquivo com paisagens atuais. Ela narra para o espectador tudo o que encontra ao longo do percurso, convergindo os campos da arte e da ciência. Esse encontro enigmático, cheio de perguntas e dúvidas, mas também de curiosidade e poesia, resulta em uma profunda reflexão sobre as mudanças de fase em nossas vidas.
Centro Cultural Sesc Quitandinha: 10/12, 10h.
Espaço Cultural Arte Sesc: 13/12, 16h.
São Gonçalo: 14/12, 16h.
PROGRAMA: SABERES, MEMÓRIA E RESISTÊNCIA
Respeite meu chão! É nele que piso, danço, curo, luto e brinco! Meu chão guarda lembranças, conta histórias-trajetórias. O programa “Saberes, Memórias e Resistência” reflete sobre a potencialidade do nosso território e como nos construímos em torno dele; esta correlação em eterno movimento é que gera conhecimentos únicos e experiências transcendentais. As obras deste programa nos convidam a uma imersão profunda por memórias em disputa, a partir do olhar crítico sobre o corpo-cidade. Através da dança, da poesia, do