A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) decidiu adiar o Vestibular Estadual 2021, que teria seu Exame de Qualificação realizado no dia 28 de fevereiro, para o dia 2 de maio.
Reconfigurado, o modelo de avaliação contará com uma única prova reunindo questões objetivas e redação. Todos os 46.209 candidatos que já estavam inscritos para o exame de 28 de fevereiro estão automaticamente inscritos para a nova data de 2 de maio e, futuramente, precisarão escolher o curso em que desejam ingressar, bem como informar a opção pelo sistema de cotas.
Dois livros de literatura permanecem entre os conteúdos cobrados: “Triste fim de Policarpo Quaresma”, de Lima Barreto, para a área de Linguagens da parte objetiva, e “1984”, de George Orwell, para a redação.
O edital reformulado será divulgado em breve, contendo todas as orientações relativas ao exame. Acompanhe as informações pelos canais oficiais da Uerj e do Vestibular.
Leia o documento da Reitoria que anuncia a decisão – AEDA 004/2021: https://www.uerj.br/wp-content/uploads/2021/02/AEDA-04-21-Adiamento-do-Vestibular.pdf
Confira os esclarecimentos da Pró-reitoria de Graduação (PR-1) e do Departamento de Seleção Acadêmica (DSEA): https://www.uerj.br/wp-content/uploads/2021/02/SOBRE-O-ADIAMENTO-DO-VESTIBULAR-ESTADUAL-2021.pdf
Adiamento considerou parecer de Comissão da Uerj que avalia riscos da pandemia.
Por solicitação da Reitoria, a Comissão para Acompanhamento e Suporte à Tomada de Decisão sobre o Coronavírus na Uerj vem elaborando pareceres para monitorar a evolução dos estágios da pandemia e apoiar a gestão da Universidade na adoção de medidas voltadas às atividades administrativas, de ensino, pesquisa e extensão.
O documento mais recente foi emitido em 30 de janeiro e é resultado de um estudo de avaliação de riscos em saúde pública, que leva em conta um conjunto de indicadores estratégicos, distribuídos em quatro eixos: epidemiológico, capacidade instalada, velocidade de crescimento e mobilidade urbana.
O parecer aponta as seguintes recomendações:
Manutenção das atividades remotas;
Manutenção das atividades laborais e funcionamento apenas de serviços considerados essenciais, com limite de acesso;
Proibição de qualquer evento de aglomeração.
As atividades presenciais não essenciais encontram-se suspensas na Uerj até o dia 28 de fevereiro de 2021.
Leia o parecer da Comissão na íntegra – https://www.uerj.br/wp-content/uploads/2021/02/Parecer_30_Janeiro_2021.pdf