Sistema Fecomércio RJ lança cartilha ASG

0
351

O Sistema Fecomércio RJ lançou, na segunda-feira (19/08), a sua cartilha ASG, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento dos negócios e da sociedade. O manual é dividido em quatro partes: ASG, Ambiental, Social e Governança. 

A cartilha tem como objetivo conduzir a estratégia e o desempenho dos sindicatos e empresas da base da organização nos princípios relacionados aos pilares Ambiental, Social e de Governança, além de fornecer aos empresários informações claras e orientações práticas de como aplicar a cultura de sustentabilidade em suas empresas no dia a dia. 

O guia apresenta exemplos inspiradores que auxiliarão os empresários a desempenhar com mais eficiência questões ambientais, sociais e de governança, e construir um futuro mais sustentável e inclusivo para o estado do Rio, promovendo o desenvolvimento econômico e social de forma responsável e ética. 

“Essa é uma agenda prioritária para o Sistema Fecomércio RJ. Ninguém tem mais acesso à sociedade do que a gente! O comércio tem a capacidade de influenciar comportamentos e mudanças de hábitos”, comemora o presidente Antonio Florencio de Queiroz Junior. 

Relatório da McKinsey & Company, feito em 2021, revela que empresas que priorizam práticas sustentáveis apresentam melhor desempenho financeiro a longo prazo. O estudo constatou que as empresas de alto desempenho em questões ASG superam seus concorrentes em termos de lucratividade e valor para os acionistas.

 

Comitê ASG do Sistema Fecomércio RJ completa um ano

O Comitê ASG do Sistema Fecomércio RJ comemorou, no dia 16 de agosto, seu primeiro aniversário. Em um ano, foram realizados 11 encontros, somando mais de cem horas de reuniões, levantamento de informações e análises de dados. 

O foco do grupo é integrar a Cultura de Sustentabilidade à estratégia da organização e engajar sindicatos e empresas nos pilares Ambiental, Social e Governança. Cada reunião em um ano reforçou o compromisso do Sistema Fecomércio RJ de gerar impacto positivo, promovendo práticas sustentáveis, responsáveis e inclusivas em todo seu ecossistema. 

Em colaboração com os membros do Comitê ASG e a equipe da Assessoria Técnica foi desenvolvido o plano de trabalho que orienta o Programa ASG em 2024, com iniciativas de engajamento, treinamento e comunicação, além de uma agenda afirmativa ancorada pelo monitoramento constante de indicadores alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, honrando o compromisso como signatários do Pacto Global do órgão mundial.

Entre as conquistas do Comitê ASG, destacam-se o desenvolvimento das minutas das políticas de Sustentabilidade, Direitos Humanos e Ambiental, que estabelecem diretrizes claras para a governança dessas áreas. Também foi lançado o Desafio ASG, um programa focado no treinamento e engajamento dos colaboradores do Sesc RJ e Senac RJ, impactando diretamente alunos e beneficiários. 

 

Sobre a Fecomércio RJ

Reúne 59 sindicatos patronais, líderes empresariais, especialistas e consultores com o objetivo de fomentar o desenvolvimento dos negócios no setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado do Rio de Janeiro. Desenvolve soluções, pesquisas e disponibiliza conteúdo sobre questões que impactam a vida do empreendedor e colaboram nas decisões dos gestores públicos. Representa mais de 286 mil estabelecimentos, que respondem por 2/3 da atividade econômica do estado e 70% dos estabelecimentos, gerando mais de 1,8 milhão de empregos formais, que equivalem a 61% dos postos de trabalho no estado. Através do Serviço Social do Comércio (Sesc RJ) atua em assistência social, cultura, educação, lazer e saúde aos comerciários e população carente, enquanto o Serviço Nacional de Aprendizagem Comércio (Senac RJ) promove educação profissional voltada para o setor. 

A Fecomércio RJ e o Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) são signatários do Pacto Global da ONU. Ao terem suas adesões oficializadas pelo organismo internacional, as duas Casas se comprometem com os dez princípios universais derivados da Declaração Universal dos Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais do Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção, se alinhando aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que integram a Agenda 2030.