Quais diretrizes do Plano Diretor são consideradas prioritárias pela população? Quais políticas públicas são mais importantes para os cariocas nos bairros onde moram? Que temas são mais fundamentais para a organização do território do Rio na ótica de quem vive na cidade? Estes e outros questionamentos fazem parte da segunda consulta pública que a Prefeitura colocou no ar dentro do processo de revisão decenal do Plano Diretor.
A enquete quer a opinião da população para auxiliar na confecção do texto do projeto de lei complementar a ser encaminhado à Câmara dos Vereadores no mês que vem. A pesquisa, que ficará no ar até 15 de junho, está disponível no site planodiretor.rio e pode ser respondida em cinco minutos, por computador ou smartphone.
A revisão do Plano Diretor 2021 está dando ênfase, pela primeira vez, à participação popular. A primeira pesquisa pública reuniu 10.122 participantes, que deram sua opinião sobre serviços públicos e qualidade de vida nos bairros. A população tem a oportunidade ainda de enviar contribuições diretas ao Plano Diretor na aba “Contribua” do site planodiretor.rio.
Em junho, serão realizadas as audiências públicas. As três primeiras serão temáticas e acontecerão pela plataforma Zoom nos dias 7, 8 e 9 de junho, das 19 às 22h. Os interessados poderão acessar a sala virtual neste link do planodiretor.rio. A participação estará limitada à lotação da sala virtual, de 500 pessoas. Os interessados poderão ainda assistir às audiências pelo Youtube da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, com acesso pelo mesmo link.