Para celebrar a chegada de 2023, o Rio retoma em sua plenitude a festa do maior réveillon do mundo. Serão dois palcos em Copacabana, com shows de Zeca Pagodinho, Iza, Mart’nália, Gilsons e Alexandre Pires, além de outros oito pontos de comemoração espalhados pela cidade. A Prefeitura do Rio organizou um evento que tem por base a tecnologia e a sustentabilidade, para deixar uma mensagem de que é necessário pensar no bem-estar das gerações futuras.
Na Praia de Copacabana, dois palcos serão montados. O Palco Copacabana estará localizado em frente ao Hotel Copacabana Palace e terá como atrações os shows de Zeca Pagodinho, Iza e Alexandre Pires, além da bateria da Grande Rio e DJs. Já o Palco Carioca ficará em frente à Avenida Princesa Isabel e vai misturar o melhor da carioquice, com os shows de Mart’nália, Bala Desejo, bateria da Beija-Flor e DJs.
Um dos destaques dessa edição do réveillon do Rio é que ele voltará a ser carbono neutro, a exemplo do que ocorreu em 2022, quando a festa ganhou o selo Sustentabilidade Tesouro Verde, um atestado de ética ambiental. A certificação ambiental deste ano será feita pelo grupo BMV.
A empresa SRCOM, dos sócios Sheila Roza, Abel Gomes e Paulo Cesar Ferreira, que realizam o evento há 14 anos, será a responsável pela organização da festa em Copacabana.
O maior réveillon do mundo terá uma queima de fogos inédita, com bombas mais modernas e tecnológicas. Na chegada de 2023, à meia-noite, o céu de Copacabana se iluminará com um espetáculo de 12 minutos de fogos piromusicados. Em uma apresentação ainda mais potente, terá grafismos inéditos e mais tecnologia, com brilhos e cores.
No total, serão 10 balsas, com um distanciamento de 25 metros entre elas. O sistema de disparo é de conexão via GPS, que monitora e aciona cada uma das 10 balsas. A grande festa, que começa no dia 31 de dezembro de 2022, acontece das 18h às 03h30 da madrugada do dia 1º de janeiro de 2023.
Além de Copacabana, a Prefeitura do Rio será a responsável por estender as comemorações pela chegada de 2023 para outros oito pontos da cidade: Flamengo, Ilha do Governador, Madureira, Paquetá, Pedra de Guaratiba, Penha, Ramos e Sepetiba.
Números do Réveillon de Copacabana:
– 2 palcos
– 20 torres de comunicação com som
– 800 banheiros químicos
– 30 torres da PM
– 4 postos médicos
– 30 UTIs
– Base de órgãos públicos com 12 contêineres (em frente à Escola Municipal Cicero Penna)
– Central de monitoramento de câmeras
– 10 balsas
– 12 minutos de fogos
Carbono Neutro
Na edição de 2022, o investimento para neutralizar as emissões de carbono gerou os seguintes benefícios:
– Área preservada de floresta nativa: 14.210.53 m2
– Emissão evitada de carbono (carbono estocado): 1.080 CO2
– Madeira armazenada: 372.41 m2
– Preservação de espécies da fauna por hectare: 1.749
– Preservação de espécies da flora por hectare: 546
– Preservação de fluxo hidrológico em litros por ano: 46. 591.58
Torres de som e arte instagramáveis
Artistas plásticos vão criar ilustrações dando a sua interpretação sobre o que é a festa carioca. As instalações se tornarão ambientes instagramáveis exclusivos ao longo da orla de Copacabana.
Transmissão dos shows do Palco Copacabana via YouTube
Se poderá curtir a festa de onde estiver, através do canal da Riotur no YouTube. Todos os shows serão transmitidos em tempo real.
Endereço: https://www.youtube.com/@Rioturoficial
Programação do Réveillon de Copacabana (horários dos shows serão divulgados em breve):
Palco Copacabana:
Iza
Zeca Pagodinho
Alexandre Pires
Bateria da Grande Rio
DJs
Palco Carioca:
Mart’nália
Gilsons
Bala Desejo
Bateria da Beija-Flor
DJs