Estudantes do Ensino Médio da rede estadual do Rio de Janeiro participam, até novembro, do Programa Global de Educação em Segurança Viária para uma Nova Geração, conhecido como VIA. Realizado pela TotalEnergies no Brasil desde 2022, a edição deste ano conta com a implantação da ONG JA Rio de Janeiro e está sendo executada em oito colégios estaduais participantes, localizados em Niterói, Duque de Caxias e Rio de Janeiro. A iniciativa compartilha conceitos sobre análise de riscos nas proximidades da escola, recomendações para melhorar a segurança nos deslocamentos no entorno e ações concretas de sensibilização e envolvimento da comunidade escolar.
O objetivo é tornar 208 estudantes multiplicadores desses conteúdos entre alunos, familiares e moradores de suas localidades, a partir de ações de capacitação e conscientização. Mais de 630 mil jovens foram treinados em todo o mundo desde o início do programa, que foi criado pela Fundação TotalEnergies e parceiros.
“Em nossa busca por um futuro mais sustentável, cada iniciativa que apoiamos reflete o nosso compromisso com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. Este programa, que já treinou 250 mil crianças e jovens em idade escolar no último ano, não se limita a reduzir acidentes de trânsito; ele também fortalece uma cultura de responsabilidade e cuidado com a sociedade. Por meio do programa VIA, estamos contribuindo com o ODS 3, criando um impacto positivo e duradouro”, destaca Charles Fernandes, Diretor Geral da TotalEnergies EP Brasil e Country Chair da TotalEnergies no Brasil.
Programa vai ao encontro de dados do trânsito fluminense
O projeto social está alinhado aos dados recentes sobre vítimas de acidentes de trânsito no estado do Rio de Janeiro. Em maio, o Instituto de Segurança Pública (ISP) divulgou os resultados do ISPTrânsito, plataforma que registra informações sobre delitos de trânsito, revelando um aumento de 20,9% no número de vítimas em 2023 em comparação a 2022. No ano passado, foram registradas 22.738 vítimas de acidentes de trânsito nos 92 municípios fluminenses, com 1.341 mortes decorrentes de colisões ou atropelamento.
Nesse contexto, a equipe pedagógica à frente do VIA aplica, até novembro, uma metodologia inovadora de aprendizagem, que visa conscientizar os jovens participantes sobre comportamentos relacionados à prevenção e a riscos de acidentes em vias e estradas, conceitos e informações que visam, também, salvar vidas.
“Em dois anos, somente no Rio de Janeiro, milhares de estudantes foram impactados por essa iniciativa. Agora, a ideia é aprofundar o conhecimento dos participantes e aumentar o seu protagonismo localmente, tornando-os embaixadores desta causa. Nossa perspectiva é que tenhamos ajudado a evitar inúmeros acidentes no entorno desses colégios e, futuramente, resguardando milhares de vidas e ampliando a conscientização sobre o tema”, explica a gerente de Projetos da JA Rio de Janeiro, Michele França.
Conheça mais sobre o programa
O VIA é dividido em três fases:
1. Observação: explicações e pesquisas sobre mobilidade segura, caminhada de descoberta e mapeamento de riscos no entorno do colégio e produção de roteiro e vídeo.
2. Recomendação: palestras sobre melhorias de sinalização no entorno, segurança, acesso, monitoramento e proteção; cumprimento das regras por usuários de estradas; orientações para aprimoramento do comportamento responsável do estudante; e criação de roteiro e vídeo.
3. Conscientização: elaboração de cartazes de prevenção, apresentações e debates, ações artísticas e ações voluntárias.
As oito escolas participantes são: CIEP 241 Nação Mangueirense Governador Leonel de Moura Brizola, em São Francisco Xavier, RJ; C.E Professora Diuma Madeira Salles De Souza, Anchieta; C.E. Lia Márcia Gonçalves Panaro, em Vila São Luis, Duque de Caxias; C.E. Embaixador Raul Fernandes, no Fonseca, Niterói; CIEP 199 Charles Chaplin, em Jardim Gramacho, Duque de Caxias; CIEP 118 Vereador Vilson Campos de Macedo, em São Bento, Duque de Caxias; e CIEP 201 Aarão Steinbruch, no Centro, Duque de Caxias; e C.E. Raul Fernandes, em Duque de Caxias.
Equipes participarão de competições
As equipes participarão de uma competição, que tem duas etapas. A primeira, com todas as escolas participantes do programa no Brasil, selecionará a melhor ideia de mobilidade segura. A campeã desta etapa terá o seu projeto impulsionado por meio de um aporte financeiro, com o intuito de dar visibilidade à ideia proposta.
A equipe vencedora participará de uma segunda etapa: uma competição internacional envolvendo todas as equipes campeãs dos países participantes do VIA 2024 cujo prêmio será uma viagem para o grupo vencedor visitar a sede da TotalEnergies, localizada em Paris, na França.
Sobre a TotalEnergies no Brasil
A TotalEnergies atua no Brasil há quase 50 anos e hoje emprega mais de 3.500 pessoas em seus segmentos de negócios, nas áreas de Exploração e Produção, gás, energia renovável (solar e eólica), lubrificantes, químicos e distribuição.
O portfólio de Exploração e Produção da TotalEnergies conta atualmente com 11 licenças, das quais 4 são operadas. Em 2023, a produção média da Companhia no país foi de 135 mil barris de óleo equivalente por dia.
A TotalEnergies está investindo no crescimento do segmento de energia renovável no Brasil. Em outubro de 2022, a empresa firmou uma parceria com a Casa dos Ventos, principal player de energia renovável do Brasil, para desenvolver em conjunto um portfólio de energia renovável de 12GW.
A TotalEnergies também atua no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis com uma rede de cerca de 240 postos de abastecimento, além de diversas instalações de armazenamento de derivados de petróleo e etanol.
Sobre a Junior Achievement
Fundada em 1999, a JA Rio de Janeiro é membro da JA Brasil e faz parte da rede global Junior Achievement, uma das dez organizações de bem social mais impactantes do mundo, segundo a thedotgood, e indicada ao Prêmio Nobel da Paz durante três anos consecutivos. Há 25 anos ajudando a transformar vidas, a JA Rio de Janeiro é também uma das 100 Melhores ONGs do Brasil em 2023 e a Melhor ONG de Filantropia, Voluntariado e Apoio à Sociedade.
Com participação de mais de 17 mil pessoas voluntárias, proporcionou mais de 500 mil experiências educacionais a adolescentes, jovens, estudantes da rede pública de ensino e pessoas em vulnerabilidade. Além disso, com o apoio financeiro da iniciativa privada e pessoas doadoras, a organização realiza ações, programas e projetos em parceria com as secretarias de Educação, profissionais do setor e instituições de ensino, inspirando e preparando jovens para o sucesso em uma economia global.
Saiba mais sobre a JA Rio de Janeiro: https://www.jarj.org.br