Procon Carioca lança programa CADECON, de cadastro de empresas, em solenidade que celebra 13 anos do instituto

0
16

O Procon Carioca, órgão vinculado à Secretaria Especial de Cidadania, celebrou seu 13º aniversário em solenidade realizada na sede da OABRJ, no Centro do Rio, nesta sexta-feira, 25 de outubro. O evento marcou também o lançamento do programa CADECON, que trata do cadastramento das empresas junto ao órgão e vai disponibilizar e simplificar o acesso dos consumidores ao registro de reclamações e denúncias, além de oferecer uma capacitação permanente para as empresas, com o objetivo de promover as boas práticas na relação de consumo.

A solenidade reuniu a equipe do Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor e as comissões de Pequena e Média Empresa e de Defesa do Consumidor da OABRJ, entre outros representantes de diversas instituições.

Na abertura, a diretora-executiva do Procon Carioca, Renata Ruback, ressaltou a importância de a atuação do órgão acontecer em diálogo com representantes do mercado, dos consumidores e de órgãos públicos. “Desta forma buscamos melhorar o atendimento ao consumidor, ampliar as ações de educação para o consumo e promover o resgate da confiança entre clientes e empresas”, afirmou Renata Ruback.

A presidente da Comissão de Pequena e Média Empresa da OABRJ, Emília Garcez, falou sobre o programa CADECON, criado pelo Procon Carioca em parceria com a OABRJ. “A iniciativa representa um avanço na promoção das melhores práticas de consumo e na construção de relações mais harmônicas entre consumidores e fornecedores. Contribui também para o fortalecimento das pequenas e médias empresas, que são essenciais para a economia”, afirmou Emília Garcez.

 

Como vai funcionar o CADECON

O programa CADECON vai oferecer cadastramento para fornecedores de produtos e serviços, que poderá ser feito por meio de formulário a ser disponibilizado no site do Procon Carioca. A inscrição das empresas e sua adesão às diretrizes e atividades do programa, inclusive cursos, capacitações e treinamentos, serão considerados junto aos critérios para avaliação do Selo de Qualidade Procon Carioca.

Os cadastrados receberão uma placa digital de certificação, que poderá ser exibida no estabelecimento, em monitores, tablets, no site da empresa, suas redes sociais ou mesmo em formato físico impresso. A placa conterá também um QR Code, por meio do qual o consumidor poderá fazer um registro online de reclamação ou denúncia junto ao Procon Carioca.

Fotos: Flavia Freitas/OABRJ