A Prefeitura do Rio anunciou nesta quinta-feira (29/07) que, caso o cenário epidemiológico da pandemia de Covid-19 na cidade se mantenha em queda, os cariocas poderão voltar às ruas sem restrições a partir de um plano de retomada. E, para marcar esse retorno, a prefeitura vai promover, ao longo de um ano, o “Rio de novo”, calendário de eventos que trará o jeito carioca de ser novamente para a cidade. O início das comemorações será no dia 2 de setembro, quando haverá nova etapa de flexibilização das regras. O ano de celebrações vai culminar com um feriado municipal no dia 2 de setembro de 2022: o Dia do Reencontro.
– A pandemia não acabou, o que estamos anunciando depende muito da atitude de cada um de nós. É fundamental que as pessoas continuem se vacinando, assim como o respeito às regras, o uso da máscara e o distanciamento. Só assim vamos comemorar a vida e o reencontro. Queremos fazer um ano de celebração da vida, da esperança e de renascimento. Temos um norte com a perspectiva da vacinação e o nosso planejamento vai permitir que as pessoas se programem para o fim da pandemia. Precisamos disso – explicou o prefeito Eduardo Paes durante coletiva no Palácio da Cidade, em Botafogo.
As ações propostas pela prefeitura para a redução das restrições têm pré-requisitos para serem efetivadas. As condições serão: o cenário epidemiológico continuar favorável; as vacinas precisam chegar conforme planejado pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde; a vacinação dos cariocas deve continuar sendo realizada de maneira eficaz e engajada; e alta cobertura vacinal da população acima de 60 anos e com comorbidades.
– Estamos abrindo nosso planejamento para a sociedade. Essa ação é para dar transparência, mesmo com o grau de imprevisibilidade da pandemia. Não há flexibilização agora, é para o futuro. É importante que se dê um horizonte factível, mas não estamos reduzindo ou flexibilizando nada hoje. O futuro depende do que as pessoas estão fazendo neste momento, como estão se cuidando e cumprindo as medidas restritivas em vigor – frisou o secretário de Saúde, Daniel Soranz.
Para a retomada, a prefeitura planeja que, até setembro, 77% da população já tenha recebido a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e que 45% já estejam vacinados com a segunda dose ou dose única.
O planejamento de retomada da Prefeitura do Rio segue padrões internacionais e protocolos de sucesso realizados em outros países. Estados Unidos, Espanha, Alemanha, França, Itália, Israel e Reino Unido flexibilizaram as restrições com esquemas vacinais tendo percentuais menores do que os estabelecidos pela Prefeitura do Rio.
– A gente sabe que o Rio vai voltar a dar certo. É um plano que pode recuar, mas os dados indicam que a gente vive um momento melhor. Não é o ideal ainda, mas é melhor. Falta muito pouco para superar essa fase ruim das nossas vidas – destacou o prefeito do Rio.
Retomada terá três fases
O fim das restrições será feito em três fases para dar previsibilidade e segurança na retomada das atividades e da economia carioca.
2 de setembro – Haverá a liberação de eventos em ambientes abertos; permissão de público com esquema vacinal completo nos estádios (com 50% da capacidade) e liberação de público em boates, casas de show e festas em locais fechados com esquema vacinal completo e com 50% da capacidade. O uso de máscaras continuará sendo obrigatório.
17 de outubro – As boates, casas de show, festas em locais fechados e os estádios estarão liberados para abrir com 100% da capacidade desde que o público apresente esquema vacinal completo. O uso de máscaras continuará sendo obrigatório.
15 de novembro – O uso de máscara será obrigatório apenas em transporte público e estabelecimento de saúde. A partir dessa data, a prefeitura vai liberar a livre circulação das pessoas, sem restrição de capacidade e distanciamento.
Rio de novo: um ano de eventos e reencontros para celebrar a alegria carioca
Para marcar a retomada da alegria e celebrar o retorno do carioca às ruas, a Prefeitura vai organizar um ano de eventos: o “Rio de novo”. O início das comemorações será em setembro. Entre os dias 2 e 5, a Prefeitura do Rio vai promover e incentivar uma série de eventos de pequeno porte, gratuitos e espalhados por todas as regiões da cidade, com opções de cultura, lazer, esporte, gastronomia e recreação infantil.
A primeira noite de celebrações acontece no dia 2 de setembro. No dia 3, o prefeito Eduardo Paes decretará ponto facultativo na cidade. Os eventos serão realizados em locais abertos e bem ventilados e será exigida a manutenção do uso de máscaras.
Ações – 2 a 5 de setembro de 2021
Fechamento de ruas para o trânsito;
Eventos em polos gastronômicos;
Pontos icônicos da cidade com iluminação especial, projeções e apresentações musicais;
Diversos DJs estarão espalhados em variados pontos da orla carioca;
Manifestações culturais e artísticas em centenas de pontos do Rio com priorização de artistas locais;
Atividades em áreas abertas de equipamentos culturais do município;
Meia entrada nos principais pontos turísticos da cidade;
Iluminação de pontos icônicos da cidade;
Mapping (projeções) e orquestra nos Arcos da Lapa;
Programação especial na Cidade do Samba e na Cidade das Artes;
Atividades em todas as vilas olímpicas da cidade;
Taça Renasce Rio: partida comemorativa com 50% de público;
Meditação, tai chi chuan e yoga em praça e parques;
Campeonato de futebol solidário em comunidades;
Jogos de botequim;
Dia do Reencontro – Novo Feriado Municipal – 2 de setembro de 2022.