O Centro Universitário de Valença – UniFAA está presente no 10º Congresso Mundial de Dermatologia Veterinária – WCVD, realizado entre os dias 25 e 29 de julho, em Boston (EUA). A professora doutora Flávia Clare, do curso de Medicina Veterinária, está nos Estados Unidos para participar do evento, que ocorre a cada quatro anos. Ela apresentou, no formato de pôster, o estudo “Feline Phaeohyphomycosis by Penicillium spp. in the city of Vassouras, Rio de Janeiro, Brazil: case report”. Esse congresso é considerado o mais importante da Dermatologia Veterinária. Neste ano, contará com a participação de aproximadamente 2 mil pesquisadores de mais de 70 países.
O trabalho foi desenvolvido com duas alunas do UniFAA: Lorenzza Bandrão e Maria Vitória Oliveira, orientandas de Flávia e que desenvolveram seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) tendo como base um caso clínico de um felino consultado na Clínica SOS Animal, em Vassouras. “O felino foi diagnosticado com uma doença fúngica raríssima: feohifomicose, causada pelo Penicillium spp. e tratada com sucesso. A feohifomicose é uma micose subcutânea causada por fungos demáceos escuros, pigmentados de melanina e considerados fungos ambientais. Essa doença acomete indivíduos imunocompetentes e imunocomprometidos, sendo nestes considerada como infecção oportunista”, explica a professora.
É um caso muito raro, a ponto de ser difícil encontrar referência na literatura científica. Por isso, assumiu extrema relevância para a medicina veterinária. As graduandas tiveram a oportunidade de acompanhar o caso clínico durante o estágio. O envolvimento foi tanto que decidiram que seria o tema do TCC de ambas, quando fizeram revisão de literatura e escreveram relato do caso. Por ser um tema relevante e inédito, o trabalho foi enviado para o WCVD e aceito na forma de pôster, motivo de satisfação para a professora e as duas estudantes, já que esse congresso é notadamente reconhecido pelo rigor na seleção. Além disso, foi publicado na revista Veterinary Dermatology, considerada a mais importante desse ramo do conhecimento.
“Ver o fruto do nosso trabalho sendo apresentado e publicado internacionalmente tem sido extremamente gratificante. Isso não apenas marca a realização de um objetivo, mas também é o resultado do esforço, dedicação e persistência ao longo dessa jornada na graduação. Um agradecimento especial a nossa orientadora Flávia Clare, que nos conduziu no caminho certo durante toda a elaboração deste trabalho. Observar o sucesso do nosso trabalho é, acima de tudo, uma fonte de inspiração para seguir avançando, aprendendo e cultivando novas oportunidades”, avalia Maria Vitória Oliveira.
“Quando escolhemos esse caso, eu não imaginava que seria nada mais que o nosso Trabalho de Conclusão de Curso, apesar de ser um tema extremamente interessante e uma enfermidade que eu nunca tinha ouvido falar. Ter a oportunidade de o nosso trabalho estar em um congresso tão prestigiado como esse é uma honra inimaginável. Tenho muito a agradecer à Dra. Flávia Clare e minha parceira Maria Vitória”, comenta Lorenzza Brandão.