Ícone do site Caminhos do Rio

JA Rio de Janeiro, Fabio Porchat e mais de 400 estudantes de escola estadual em Copacabana celebram Dia Nacional do Voluntariado

Para celebrar o Dia Nacional do Voluntariado, 28 de agosto, a ONG JA Rio de Janeiro realizou o Dia D Voluntariar 2024, com a participação do ator e humorista Fabio Porchat e de mais de 400 alunos, no Colégio Estadual Dom Infante Henrique, em Copacabana. Durante a ação, foi aplicado o programa educacional “Conectado com o Amanhã” para todas as turmas do Ensino Médio. Além dos alunos, cerca de 40 voluntários estiveram envolvidos na iniciativa – entre eles, representantes da alta gestão de grandes e médias empresas.  

O programa “Conectado com o Amanhã” possibilita aos estudantes um momento de reflexão sobre seu futuro, oferecendo perspectivas de carreiras e informações sobre quais são as competências comportamentais apreciadas no mercado de trabalho. O conteúdo amplia a perspectiva do jovem, conectando-os com profissionais de diferentes segmentos do mercado e apresentando o mundo do trabalho ainda no ambiente escolar.

Para Porchat, que participa pelo segundo ano consecutivo do Dia D Voluntariar, ações voluntárias são uma forma de reconexão com a comunidade e fazem bem tanto a quem participa quanto para quem recebe:

“O voluntariado tem esse lugar de reconectar a gente com outras pessoas, muitas vezes, com outras que não têm nada a ver com nosso mundo imediato. Faz bem para o outro e pra gente também. Voltamos a entrar em contato com o entendimento da realidade. As pessoas querem pertencer. Então, quando a gente se engaja no voluntariado, isso é também voltar a perceber que a gente pertence a essa comunidade do Rio de Janeiro, de Copacabana, das famílias. Quando damos atenção a alguém, todos querem um pouco. Doar o tempo e dar atenção fazem diferença na nossa vida”, diz o ator, que acrescenta:

“No fim das contas, estamos nos reconectando e fazendo essas pessoas entenderem que elas importam e também fazem parte da comunidade. Há outras formas de voluntariado. Você pode ler numa praça para moradores de rua, ir a centros gastronômicos. Há tantas possibilidades e estão todos tão carentes e precisando disso. Quando você encontra seu “caminhozinho”, é muito legal. Então, parabéns a todos que estão aqui, é uma felicidade! Fico muito feliz por ter participado e tido essa oportunidade”, destaca Porchat.  

 

Transformação mútua e resiliência

A aluna do segundo ano do ensino médio Aryanne Duarte Silva, 18 anos, conta que ouvir a trajetória de vida e carreira de Porchat a inspirou a seguir e voltar a sonhar:

“Gostei do Porchat, sempre fui fã dele. Me vejo muitas vezes como ele, porque falou muitas coisas que pensava. Ele descobriu que queria ser ator com a mesma idade, me mostrou que ainda estou muito nova e me inspirou a não desistir. Só tenho 18 anos e uma grande jornada pela frente. Ainda não sei qual carreira seguir, mas minha mãe diz que já dou muitos sinais. Sou formada em confeitaria. Não sei se quero, realmente, seguir esse ramo, também porque sou apaixonada pela carreira militar”, diz Aryanne.

“Sobre o programa “Conectado com o Amanhã”, adorei! Acho que o colégio poderia fazer isso mais vezes. Vejo muitas colegas minhas abandonando a escola e desistindo dos seus sonhos. É a geração Z, tudo está diferente. O conselho que daria para a juventude de hoje é que, se uma porta não abriu, há cinco janelas abertas, então, não desista agora. Eles estão muito novos para desistir”, finaliza a estudante.

A voluntária Thaís Tolledo, da Área de Contabilidade da empresa Turin, participa pela segunda vez do Dia D Voluntariar e destaca que observou transformações imediatas:

“É sempre um prazer estar aqui. A Turin já apoia a JA há muitos anos. Temos uma cultura de voluntariado muito forte, promovemos outros projetos e vemos que sempre geram esse sentimento transformador na equipe, mas uma transformação para dentro. Toda a turma é diferente. Ano passado, estávamos com uma de ensino médio geral e, este ano, estivemos com uma do técnico. Então, foi bem diferente. Eles já têm uma cabeça voltada ao mercado de trabalho, já participam de feiras de estágios. Logo, foi diferente falar com esse público, que já está engajado, mas que a gente consegue contribuir ainda mais. Vimos alunos baixando o LinkedIn na hora, ou seja, a transformação acontecendo, e isso é muito gratificante. Um conselho é que se voluntariem. Sempre saímos com o sentimento de que queremos fazer mais e podemos transformar a vida de alguém”, destaca Thaís.

O voluntário Victor Bethlem, da Área de Relacionamento da Turin, destaca que a participação ficará em sua memória pra sempre:

“Já fui voluntário em projetos da JA, mas é a primeira vez com estudantes dessa faixa etária. Fiz três conexões pelo linkedin. Consegui influenciar alguns e considero que foi um sucesso. Consegui transferir um pouco mais do que consigo ajudar, com informações sobre mercado de trabalho e conhecimento prático. Me ajudou muito, o contato foi inspirador e vou levar pra sempre”.

A diretora-executiva da organização, Renata Guimarães, comemora o sucesso da ação:

“Nosso intuito é celebrar o voluntariado em grande estilo, em um dos lugares onde mais amamos, a sala de aula, preparando a nova geração para os desafios de um mundo globalizado, para que possam construir vidas mais prósperas e, assim, influenciar positivamente suas famílias e comunidades. E nada melhor do que contar com a participação de pessoas voluntárias que estão à frente de grandes empresas e que podem ser uma inspiração para esses adolescentes a partir de suas experiências e vivências. Poder realizar esse momento de troca é motivo de muita alegria para a JA Rio de Janeiro”.

 

Destaque em voluntariado corporativo

A JA Rio de Janeiro se destaca quando o assunto é voluntariado corporativo. De janeiro a julho de 2024, a instituição já contou com quase 500 participações voluntárias durante a aplicação de experiências educacionais em 47 municípios do Estado, alcançando também 179 escolas.

Desde 1999, a organização já registrou aproximadamente 18 mil participações voluntárias. Além disso, a organização também ganhou o prêmio de Melhor ONG em Filantropia, Voluntariado e Apoio à Sociedade em 2023, ficando ainda entre as 100 Melhores ONGs do Brasil.

 

Sobre a Junior Achievement

Fundada em 1999, a JA Rio de Janeiro é membro da JA Brasil e faz parte da rede global Junior Achievement, uma das dez organizações de bem social mais impactantes do mundo, segundo a thedotgood, e indicada ao Prêmio Nobel da Paz durante três anos consecutivos. Há 25 anos ajudando a transformar vidas, a JA Rio de Janeiro é também uma das 100 Melhores ONGs do Brasil em 2023 e a Melhor ONG de Filantropia, Voluntariado e Apoio à Sociedade. Com participação de mais de 17 mil pessoas voluntárias, proporcionou mais de 500 mil experiências educacionais a adolescentes, jovens, estudantes da rede pública de ensino e pessoas em vulnerabilidade. Além disso, com o apoio financeiro da iniciativa privada e pessoas doadoras, a organização realiza ações, programas e projetos em parceria com as secretarias de Educação, profissionais do setor e instituições de ensino, inspirando e preparando jovens para o sucesso em uma economia global. 

Saiba mais sobre a JA Rio de Janeiro: https://www.jarj.org.br

Sair da versão mobile