Produtores e trabalhadores rurais de Itaboraí têm quatro novas oportunidades de garantir capacitação profissional de forma gratuita. As inscrições já estão abertas e as vagas são limitadas a 10 inscritos por turma. A iniciativa é promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e pelo Sindicato Rural de Itaboraí, em parceria com Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca.
As oportunidades são para quatro modalidades: Cultivo do Maracujá; Bovinocultura de Leite (Casqueamento); Bovinocultura de Corte (manejo sanitário e aplicação de medicamentos); e Apicultura Básica. As cargas horárias para cada disciplina variam de 16 a 24 horas.
Os interessados em se inscrever nos cursos devem entrar em contato com o número: (21) 99875-9624. De acordo com a mobilizadora do Senar, Patrícia Paola, responsável pelo cadastro, os candidatos passarão por uma entrevista prévia para confirmar se estão dentro do perfil exigido pelo órgão. A idade mínima para participar das aulas é 18 anos e, ao final do curso, todos receberão certificado registrado.
“Nosso objetivo é capacitar, levar informação e treinar o homem do campo. O Senar é uma instituição de ensino, então todos os certificados são registrados e têm validade em nível nacional”, explicou Patrícia.
Aulas – Apenas o curso de Cultivo do Maracujá, programado para acontecer entre os dias 8 e 10 de fevereiro, será ministrado no próprio município de Itaboraí. Os outros três serão lecionados em Tanguá, mas candidatos itaboraienses também poderão participar.
As aulas de Bovinocultura de Corte serão realizadas de 25 a 27 de janeiro. O curso de Apicultura Básica acontecerá entre 27 e 29 de janeiro. Já de Bovinocultura de Leite (Casqueamento), nos dias 23 e 24 de fevereiro.