Nesta quinta-feira (07/11), a partir das 08h30, será realizado o Fórum Ilumina Zona Oeste – Edição G20, no Museu do Pontal, na Barra da Tijuca. Gratuito, o evento busca debater temas globais e essenciais como desenvolvimento sustentável, urbanização e combate à fome, conectando os desafios locais da Zona Oeste com as pautas globais do G20. Ele faz parte do Ilumina Zona Oeste, rede criativa que une organizações da sociedade civil, empreendedores culturais e artistas do Oeste Metropolitano e da Baía de Sepetiba do Rio de Janeiro, e idealizado pelo Instituto Phi e Instituto Rio.
A edição G20 será marcada pela participação de importantes líderes comunitários, especialistas e ativistas, incluindo Luiza Serpa, fundadora e diretora executiva do Instituto Phi; Lucas Van de Beuque, diretor executivo do Museu do Pontal; Rene Silva, jornalista e idealizador do Fórum G20 das Favelas (F20); Fernanda Candeias, presidenta da AEDIN; Danielle Barros, secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio; Leticia Gabriella, diretora de projetos especiais da CUFA e coordenadora nacional do G20 Favelas; Henrique Silveira, geógrafo e assessor especial do Comitê Rio G20; Neide Dantas, head de pessoas e cultura da Fábrica Carioca de Catalisadores; e Shirley Ramos, gestora do Instituto Criar e Transformar.
Luiza Serpa destaca a importância do evento para dar visibilidade às vozes das periferias: “A Zona Oeste, com sua enorme diversidade e desafios, tem um papel fundamental nas discussões sobre sustentabilidade e justiça social. O Fórum Ilumina Zona Oeste é uma oportunidade para fortalecer essas vozes e promover soluções inovadoras para a região”.
A participação do Instituto Phi no evento reflete seu compromisso em apoiar iniciativas que impulsionam a transformação social por meio da filantropia, promovendo diálogos que visam ao fortalecimento de comunidades vulneráveis.
Entre os mediadores do Fórum estão Pablo Ramoz, curador artístico do Ilumina Zona Oeste, Ana Paula Santos, jornalista da TV Globo, e Jota Marques, educador popular da Cidade de Deus e debatedor do programa Sem Censura. Os painéis abordarão questões como mudanças climáticas, a importância da indústria criativa e o impacto das políticas globais nas comunidades locais.
“O Fórum Ilumina Zona Oeste será uma oportunidade única para refletir sobre o futuro da região e sua conexão com as discussões globais sobre sustentabilidade e justiça social, colocando a Zona Oeste em foco no contexto das políticas do G20”, afirma Pablo Ramoz, um dos idealizadores e diretor criativo do Ilumina Zona Oeste.
Para encerrar o dia, o evento contará com uma apresentação do Choro Malungo, grupo de artistas da Zona Oeste que valoriza compositores negros e destaca a conexão do choro com o samba, forró e outros gêneros culturais relevantes. A programação completa está disponível no site do Ilumina Zona Oeste.
SERVIÇO:
Fórum Ilumina Zona Oeste – Edição G20
Data: 7 de novembro de 2024
Local: Museu do Pontal – Av. Célia Ribeiro da Silva Mendes, 3300 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro
Horário: 8h30 às 19h
Inscrições: Gratuitas
https://www.sympla.com.br/evento/forum-ilumina-zo-edicao-g20/2654744
Idealizadores: Instituto Phi e Instituto Rio
PROGRAMAÇÃO:
9h – Credenciamento com café da manhã
9h30 – Painel 1: Cultura e combate à fome: Desafios, tecnologias sociais e soluções inovadoras para a qualidade de vida da região.
11h30 – Painel 2: Cultura a céu aberto: a relação entre o desenvolvimento urbano sustentável, densidade populacional e equipamentos culturais.
13h – Almoço
14h – Visita Guiada às exposições “Novos Ares” e “J.Borges – Sol do Sertão”
14h30 – Painel 3: Indústria Criativa e combate à pobreza: negritudes, emprego, direitos trabalhistas e condições laborais justas na área da cultura.
Painel 4: 16h30: Cultura e mudanças climáticas: um olhar para as comunidades tradicionais da Baía de Sepetiba.
18h – Apresentação Cultural: Choro Malungo
Sobre o Instituto Phi:
O Instituto Phi é uma organização não governamental que atua assessorando indivíduos e empresas a fazerem de maneira estratégica o planejamento de sua filantropia e, ao mesmo tempo, fortalecendo a gestão de projetos sociais e culturais, criando soluções inovadoras e customizadas para potencializar o Terceiro Setor. Em 10 anos, o Phi já apoiou mais de 2.000 projetos sociais em todo o país, movimentou cerca de R$ 223 milhões para o setor e impactou a vida de mais de 3 milhões de pessoas.
Sobre o Ilumina Zona Oeste:
O Ilumina Zona Oeste é uma rede criativa que une organizações da sociedade civil, empreendedores culturais e artistas do Oeste Metropolitano do Rio de Janeiro, e trabalha para reduzir desigualdades e impulsionar o desenvolvimento dos territórios. A 8ª edição do Ilumina Zona Oeste é apresentada pelo Ministério da Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Fábrica Carioca de Catalisadores.
Idealizado pelo Instituto Phi e Instituto Rio, com produção de Revés Produções e realização de Motriz Sociocultural, Trilhos Produções Artísticas e Ministério da Cultura, o Ilumina Zona Oeste é patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, ViaRio e Ternium por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS e pela Fábrica Carioca de Catalisadores pela lei federal de incentivo à cultura. Tem também o apoio da TV Globo. Site: iluminazonaoeste.org.br Instagram: @iluminazonaoeste.