Fecomércio RJ e Prefeitura do Rio fazem acordo para desenvolver estudos sobre a economia da cidade

0
426

A Fecomércio RJ, por meio do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises Econômicas (IFec RJ), e a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico (SMDUE), assinaram acordo de cooperação técnica para desenvolver estudos sobre a economia da cidade do Rio de Janeiro, com o intuito de municiar a gestão municipal para a elaboração de políticas públicas. 

O objetivo é realizar um acompanhamento conjuntural da economia carioca, com base na análise de dados oficiais e nas pesquisas primárias realizadas pelo IFec RJ, munindo os principais agentes públicos do município com informações atualizadas e bem embasadas, e dando mais transparência aos indicadores e análises do Rio. Os estudos podem servir, ainda, para embasar matérias na imprensa, pesquisas acadêmicas e a sociedade em geral. Dentre os temas a serem analisados, mercado de trabalho, renda e turismo serão os primeiros. 

“Nos últimos anos nós produzimos na Prefeitura mais de 80 estudos de indicadores e impacto econômico, se contarmos somente os feitos pelos técnicos aqui da secretaria sobre emprego, inovação, tecnologia, turismo, Carnaval, Réveillon, futebol, entre outros temas. Todo esse material, incluindo o Boletim Econômico do Rio, está disponível no Observatório Econômico do Rio e subsidia as decisões de políticas públicas. A parceria com a Fecomércio pode potencializar ainda mais esse nosso trabalho em prol do desenvolvimento econômico do Rio”, afirma o secretário de Desenvolvimento Urbano e Econômico, Chicão Bulhões.

 

Sobre a Fecomércio RJ

Reúne 59 sindicatos patronais, líderes empresariais, especialistas e consultores com o objetivo de fomentar o desenvolvimento dos negócios no setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado do Rio de Janeiro. Desenvolve soluções, pesquisas e disponibiliza conteúdo sobre questões que impactam a vida do empreendedor e colaboram nas decisões dos gestores públicos. Representa mais de 286 mil estabelecimentos, que respondem por 2/3 da atividade econômica do estado e 70% dos estabelecimentos, gerando mais de 1,8 milhão de empregos formais, que equivalem a 61% dos postos de trabalho no estado. Através do Serviço Social do Comércio (Sesc RJ) atua em assistência social, cultura, educação, lazer e saúde aos comerciários e população carente, enquanto o Serviço Nacional de Aprendizagem Comércio (Senac RJ) promove educação profissional voltada para o setor. 

A Fecomércio RJ e o Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) são signatários do Pacto Global da ONU. Ao terem suas adesões oficializadas pelo organismo internacional, as duas Casas se comprometem com os dez princípios universais derivados da Declaração Universal dos Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais do Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção, se alinhando aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que integram a Agenda 2030.