Ícone do site Caminhos do Rio

Equipe do UniFAA que participou do Projeto Rondon recebe certificado em Valença

Nestaa quarta-feira (21/08), o Centro Universitário de Valença – UniFAA realiza, a partir das 17h, na Sala da Reitoria, a entrega de certificados aos estudantes e professores da instituição que, entre os dias 4 e 20 de julho, estiveram em Pernambuco para participação na Operação Velho Chico do Projeto Rondon. Uma iniciativa que proporcionou ganhos para todos os envolvidos: a comunidade do município de Trindade, no sertão pernambucano, teve contato com os discentes dos cursos de Enfermagem, Medicina e Odontologia por meio de oficinas, o que contribuiu para melhoria da qualidade de vida, gestão pública e condições socioambientais e econômicas; já os universitários e professores tiveram contato direto com a realidade brasileira, algo que contribui de maneira decisiva para a formação de profissionais socialmente responsáveis.

A equipe do UniFAA foi liderada pela Coordenadora de Extensão do UniFAA, Vivian Rodrigues, e pela professora adjunta Rachel Brinco. Os discentes que participaram e receberão certificado são Emily Porto, Isadora Gonçalves e Leandro Oliveira, do curso de Medicina; Gabriella Guedes, Leandro Vieira e Mel Luz, do curso de Enfermagem; e Letícia Menezes e Maria Tavares, do curso de Odontologia. “Tínhamos uma missão para cumprir (e cumprimos) de levar atividades dialógicas e agregadoras para contribuir para aquela comunidade. Nossos estudantes se prepararam por dois meses, tanto em conteúdo quanto em articulação, planejaram ao máximo, carregaram suas malas de recursos e seus corações de amor. E mesmo diante de inúmeras dificuldades, persistiram para executar e foram resilientes para atuar, utilizando habilidades desenvolvidas aqui e, também, no local, sempre com humildade e carinho uns com os outros e a comunidade”, relata Vivian

Ainda de acordo com a Coordenadora de Extensão, foram várias as habilidades técnicas e socioemocionais desenvolvidas pela participação na Operação Velho Chico. Ao longo do período, “nossa equipe atendeu cerca de 1700 pessoas, e a contribuição de nossas atividades foi de fato mensurada: aproximadamente 90% da população impactada por nossas atividades informou que tem condições de passar para a comunidade o que aprendeu conosco. Isso significa que nós alcançamos o objetivo do Projeto Rondon de contribuir para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e, consequentemente, ampliar o bem-estar da população.”

Entre os discentes do UniFAA que participaram da Operação Velho Chico está Isadora Gonçalves, que cursa o quinto período de Medicina. “Essa imersão nos ofereceu lições valiosas de vida e cidadania, ensinando a importância do engajamento social e da responsabilidade comunitária. Ao trabalhar diretamente com comunidades em situação de vulnerabilidade, aprendemos sobre a realidade das desigualdades sociais e a necessidade de ações solidárias e transformadoras. Essa vivência me proporcionou um entendimento mais profundo dos desafios enfrentados pelas pessoas e reforçou o meu compromisso com a construção de uma sociedade mais justa.”

Leandro Oliveira, do oitavo período de Medicina, também voltou impactado pela experiência. E um contato especial vai ficar guardado em sua memória: “Um momento marcante que tive foi quando fizemos uma visita a um senhor, e ele nos contou que não ia ao médico, pois na cidade só havia médicos novos, e ele não confiava. Conversamos com ele e instruímos sobre a importância de ir ao médico e sobre a relação entre a idade e a experiência dos profissionais. No outro dia, fazendo minha oficina em uma UBS, vejo ele saindo do consultório depois de passar por uma consulta. Saiu da sala, veio até nós e agradeceu. Ali vi, na prática, que tínhamos feito a diferença na vida de alguém.”

Sair da versão mobile