Cláudio Castro anuncia abertura de leitos, chegada de vacinas e calendário unificado de imunização

0
870

O governador em exercício Cláudio Castro anunciou, em entrevista coletiva nesta quinta-feira (25/03), no Palácio Guanabara, a abertura de mais de 900 leitos para tratamento de pacientes com Covid-19 nas próximas duas semanas. A ampliação das vagas em hospitais do Estado do Rio é resultado da articulação do governador em reuniões realizadas com o Ministério da Saúde.

– Minha ida a Brasília já deu frutos. Estamos estadualizando 560 leitos federais. Eu tinha até anunciado um número menor, mas o ministro da Saúde deu a ordem: além de 80 leitos abertos ontem, serão mais 480 até a semana que vem. Teremos mais 560 leitos, que farão com que essa nossa taxa de ocupação baixe bastante ao longo da semana – explicou o governador.

Além dos leitos em hospitais federais, há ainda mais vagas em unidades de saúde estaduais e na rede privada.

– Estamos aumentando os leitos estaduais. Temos uma perspectiva de 200 leitos estaduais a mais. Além disso, haverá mais um ingresso de 180 leitos da rede privada, após chamamento público – completou Castro.

Recorde de vacinas

No combate contra o avanço da Covid-19 no estado, Cláudio Castro destacou, ainda, que recebeu do Ministério da Saúde a previsão de chegada de dois milhões de doses de vacinas para o Rio até o dia 31. Até agora, o estado já distribuiu para os 92 municípios 2.176.120 doses. Com a nova chegada, serão mais de 4 milhões de doses.

– Em Brasília, tivemos uma perspectiva de até 31 de março recebermos mais 2 milhões de doses de vacina. Com isso, dependendo da vacina que recebermos, talvez mais de 1,5 milhão de pessoas sejam imunizadas – disse.

Calendário de vacinação

O governador anunciou também a criação de um calendário único estadual de vacinação. O objetivo é garantir a uniformidade na imunização em todas as regiões e a prioridade da população de maior risco.

– Na segunda-feira, a pedido dos prefeitos, apresentaremos um calendário único de vacinação. Para que a população não precise ir em outro município, vacinamos em todos os municípios a mesma faixa etária – explicou.

Medidas restritivas

Cláudio Castro aproveitou para detalhar as novas medidas de prevenção contra a Covid-19 adotadas pelo Estado. A medida instituiu feriados entre os dias 26 de março e 4 de abril. As restrições levaram em consideração as reuniões de conversas com os prefeitos dos 92 municípios e representantes do setor produtivo, além da equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde.

– Os números de atenção básica da última semana acenderam um alerta. Por isso, decidimos decretar essa parada emergencial, não é um feriado tradicional. Faço um apelo à população: é o momento de ficar em casa e proteger vidas. As decisões que tomamos foram técnicas e baseadas em muito diálogo. Conversamos com os prefeitos, os empresários, os poderes Legislativo e Judiciário e o Ministério da Saúde. Estamos fazendo de tudo para combater esse inimigo em comum, que é o vírus – disse.

Liberação de atividade física individual nas praias

Ainda nesta quinta-feira (25/03), um novo decreto publicado no Diário Oficial extra libera a prática de atividade física individual nas praias fluminenses, no entanto segue suspensa a permanência de pessoas, inclusive realizando atividades econômicas nas areias e esportes coletivos.

A nova publicação, ainda, inclui como essenciais e, portanto, podem funcionar, o comércio de autopeças e acessórios para veículos automotores e bicicletas (incluindo-se os serviços de mecânica e borracharia), supermercados e os serviços de lavanderia, de limpeza urbana, manutenção e zeladoria.

Confira o vídeo em: https://drive.google.com/file/d/16DCIEoJnNOcIVvgTRBCUd-vlXnr6d6_I/view