Câmara Sustentável: legislativo carioca realiza ação para promover a conscientização ambiental na cidade do Rio de Janeiro

0
162

Na próxima quinta-feira (6/06) a Câmara do Rio promoverá, através de sua Coordenadoria de Sustentabilidade, uma ação que buscará conscientizar servidores e visitantes no Palácio Pedro Ernesto. A instituição, que possui o primeiro prédio público do país a obter e renovar a “Certificação Lixo Zero”, distribuirá terra adubada, obtida através de compostagem de resíduos próprios, para demonstrar os resultados do esforço coletivo realizado diariamente pelos servidores e funcionários do legislativo carioca. O evento acontece na Semana Nacional do Meio Ambiente, data voltada para a promoção da importância de se preservar os recursos naturais do planeta.

Para Malu Campos, que coordena o projeto Câmara Sustentável, essa é uma forma de demonstrar que todo esforço faz diferença: “Nós estamos gerando mensalmente na Câmara quase meia tonelada de resíduos que vão para compostagem. Estamos evitando que seja descartado de forma incorreta e provocando impacto. Com isso reduzimos nossa pegada de carbono”, afirmou.

A ação terá início às 13h e acontecerá no saguão do Palácio Pedro Ernesto. Além da terra adubada, uma pequena muda de planta também será doada aos que participarem. Assim, poderão levar consigo uma parte do impacto promovido pela Casa.

O presidente da Câmara do Rio, vereador Carlo Caiado (PSD), reforçou que a sustentabilidade tem sido tema constante entre os vereadores: “Esse é um exemplo importante que estamos dando como legisladores. A questão ambiental e a sustentabilidade tem feito parte da nossa atuação, seja em projetos de lei, na nossa ida à Conferência do Clima e em diversas ações”.

 

Lixo Zero

Conquistado em 2022, a certificação coroou o esforço do legislativo carioca em promover práticas sustentáveis em sua sede. O processo foi iniciado em 2021, com um selo “Lixo Zero”, evoluiu para o certificado e, em 2023, foi renovado, garantindo um feito inédito para a administração pública a nível nacional.

Durante a análise que garantiu a manutenção do certificado, ao final do ano passado, foi constatado um índice de 91,3% de desvio de aterro, que significa a destinação correta dos resíduos recicláveis, orgânicos e especiais. 

“A gente quer mostrar para as pessoas com exemplos práticos o resultado do esforço que todos nós da Câmara estamos fazendo”, reforçou Malu.

 


Serviço 

 Ação Câmara Sustentável

Local: Palácio Pedro Ernesto

Endereço: Praça Floriano s/n – Centro – Rio de Janeiro

Horário: 13h

Entrada gratuita