Análise do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) revela que economia do Rio de Janeiro cresceu mais que a do Brasil

0
352

Análise feita pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), com base no Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) de dezembro de 2022, revela que a economia do Rio de Janeiro avançou 5% contra 2,9% do Brasil. Os números confirmam a trajetória de crescimento observada em 2021. O setor de Serviços foi o principal responsável para os resultados positivos nestes dois últimos anos. 

De acordo com o IFec RJ, quando comparado com dezembro de 2021, o avanço foi de 5,16%. Ao contrário do que se registrou no país, o Rio concentrou o crescimento no segundo semestre do ano, com cinco meses consecutivos de alta, interrompida apenas no último mês de 2022. 

“Com o resultado, o estado fechou o ano com crescimento acumulado de 5,04%, acima do total de 2021 (3,4%) e superior ao patamar atingido pelo país (2,9%)”, destaca o diretor executivo do IFec RJ, João Gomes.

  

Sobre a Fecomércio RJ

Reúne 59 sindicatos patronais, líderes empresariais, especialistas e consultores com o objetivo de fomentar o desenvolvimento dos negócios no setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado do Rio de Janeiro. Desenvolve soluções, pesquisas e disponibiliza conteúdo sobre questões que impactam a vida do empreendedor e colaboram nas decisões dos gestores públicos. Representa mais de 330 mil estabelecimentos, que respondem por 2/3 da atividade econômica do estado e 68% dos estabelecimentos, gerando mais de 1,6 milhão de empregos formais, que equivalem a 60% dos postos de trabalho no estado. Através do Serviço Social do Comércio (Sesc RJ) atua em assistência social, cultura, educação, lazer e saúde aos comerciários e população carente, enquanto o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac RJ) promove educação profissional voltada para o setor.