Ícone do site Caminhos do Rio

Análise do IFec RJ sobre dados do Caged mostra que Rio teve saldo de mais de 17 mil novos postos de trabalho

Análise feita pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de setembro de 2023, revela que setembro foi mais positivo para o estado do Rio. O saldo de 17.801 empregos gerados veio 36% acima do observado em setembro de 2022. Nos últimos 12 meses, o saldo fluminense se aproximou da marca de 132 mil, comparado ao mesmo período do ano passado (205 mil, constando-se uma desaceleração de 35,6% no ritmo de criação de empregos. 

Entre os setores, os Serviços continuaram sendo o principal contribuinte para o resultado fluminense, com 46,5%, adicionando 8.278 novas vagas de emprego com carteira assinada, em setembro. Comércio (3.822), construção (3.386) e indústria geral (2.360) também registraram saldos positivos. 

Em comparação com os demais estados, o Rio de Janeiro apresentou o terceiro maior saldo líquido mensal, atrás apenas de São Paulo e Pernambuco. 

“O mês de agosto foi mais positivo para o estado quando olhamos os indicadores do IBGE e do Banco Central. E ao que tudo indica o mês de setembro seguiu na mesma linha, como antecipou o dado de emprego do Caged, divulgado recentemente”, observou o diretor-executivo do IFec RJ, João Gomes. 

 

Sobre a Fecomércio RJ

Reúne 59 sindicatos patronais, líderes empresariais, especialistas e consultores com o objetivo de fomentar o desenvolvimento dos negócios no setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado do Rio de Janeiro. Desenvolve soluções, pesquisas e disponibiliza conteúdo sobre questões que impactam a vida do empreendedor e colaboram nas decisões dos gestores públicos. Representa mais de 330 mil estabelecimentos, que respondem por 2/3 da atividade econômica do estado e 68% dos estabelecimentos, gerando mais de 1,6 milhão de empregos formais, que equivalem a 60% dos postos de trabalho no estado. Através do Serviço Social do Comércio (Sesc RJ) atua em assistência social, cultura, educação, lazer e saúde aos comerciários e população carente, enquanto o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac RJ) promove educação profissional voltada para o setor.

Sair da versão mobile