A mostra “Em cima da terra, embaixo do céu – Os cinemas de Walter Lima Jr.” na CAIXA Cultural Rio de Janeiro, termina no dia 19 de maio. Até lá, serão exibidos filmes como “Inocência”, “Ele, o boto”, “Chico Rei”, “A Lira do Delírio”, “Através da Sombra”, entre outros sucessos de um dos mais importantes cineastas brasileiros em atividade e que, aos 85 anos, completa 60 anos de carreira. O evento ainda conta com o curso “A fotografia no cinema de Walter Lima Jr.” com Pedro Farkas (18 de maio). Todas as atividades são gratuitas.
A mostra, que conta com patrocínio da CAIXA e do Governo Federal, é gratuita, com retirada de senhas 30 minutos antes de cada exibição e atividades oferecidas. A programação está em https://www.caixacultural.gov.br/Paginas/Programacao.aspx?idEvento=1614 .
Apaixonado por cinema desde a infância, o cineasta brasileiro passeou por diferentes gêneros, formatos e temas ao longo de seus 60 anos de carreira – iniciados oficialmente a partir do convite de Glauber Rocha para assumir a assistência de direção no filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, em 1963. A partir de então, Walter avançaria em filmografia própria.
A mostra “Em Cima da Terra, Embaixo do Céu – Os Cinemas de Walter Lima Jr.” busca celebrar, em vida, a trajetória premiada do cineasta, que se diz contente em ter uma retrospectiva desta grandeza. “Fiz os filmes para as pessoas se sentirem parte daquilo, e para trazer cultura, conhecimento. Isso comprova que fiz a minha parte. A mostra traz um conjunto de filmes e é bom ver este enfoque para poder fazer uma avaliação da obra em si. É uma panorâmica intensa, variada, de vários caminhos, várias direções”, avalia o diretor.
Walter Lima Jr.
Walter Lima Jr. é um dos diretores mais premiados do Brasil. Urso de Prata no Festival de Berlim por “Brasil Ano 2000”, Prêmio Cinema D’Avennire no Festival de Veneza por “A Ostra e o Vento”, Prêmio Air France e Festival de Havana por “Inocência”, e muitos outros do circuito brasileiro.
Atividades Paralelas – até 18 de maio
A mostra conta com atividades extras gratuitas (com retirada de ingressos a partir de 30 minutos antes de cada sessão e atividade programada), a saber:
– Bate-papos na CAIXA Cultural
15 de maio – Encontro com o cineasta Walter Lima Jr, logo após a exibição de “Ele, o boto”
Curso “A fotografia no cinema de Walter Lima Jr” com Pedro Farkas – 18 de maio – 13h30
2h de duração
Distribuição de senhas 30 minutos antes, direto na bilheteria da CAIXA Cultural. Vagas limitadas. Sujeito a lotação da sala.
No curso, Pedro Farkas falará sobre sua experiência ao fotografar os filmes de Walter Lima Jr. ao longo de 40 anos de parceria. Filmes como “Inocência”, a primeira parceria dos dois, e obras mais recentes como “Os Desafinados” e “Através da Sombra”, serão analisadas pelo fotógrafo.
Sinopses e classificação indicativa
Na Boca da Noite (1971) – 68 min (18 anos)
Direção: Walter Lima Júnior
Elenco: Rubens Corrêa, Ivan de Albuquerque, Anecy Rocha, Roberto Bonfim, Marília Carneiro e outros.
Sinopse: Um bancário resolve assaltar o banco onde trabalha como uma forma de reparar a sua juventude perdida. Na noite da execução do crime, ele encontra um faxineiro com quem estabelece uma relação tensa que mudará tudo.
A Lira do Delírio (1978) – 105 min (16 anos)
Direção: Walter Lima Júnior
Elenco: Anecy Rocha, Cláudio Marzo, Paulo César Pereio, Antonio Pedro, Tonico Pereira e outros.
Sinopse: No intervalo entre dois carnavais de um bloco de Niterói, Ness Elliot se envolve com um rico e ciumento amante. Para submetê-la à sua vontade, ele tenta os mais diversos artifícios, como a tentativa de transformá-la em uma traficante e o sequestro de seu bebê. Desesperada, ela procura ajuda de antigos companheiros do bloco carnavalesco Lira do Delírio.
Joana Angélica (1979) – 58 min (10 anos)
Direção: Walter Lima Júnior
Elenco: Maria Fernanda, Walmor Chagas, Bemvindo Sequeira, Harildo Deda, Sonia dos Humildes e outros.
Sinopse: A história da religiosa concepcionista baiana, nascida no Brasil colônia, que morreu defendendo o Convento da Lapa em Salvador (Bahia) contra soldados portugueses.
Inocência (1983) – 118 min (12 anos)
Direção: Walter Lima Júnior
Elenco: Fernanda Torres, Edson Celulari, Sebastião Vasconcelos, Ricardo Zambelli, Fernando Torres, Chica Xavier e outros.
Sinopse: No século XIX, uma garota do interior é seduzida por um jovem médico que está tratando-a e também está hospedado em sua casa por alguns dias. Ela tenta esconder o romance proibido de seu pai que desaprova o relacionamento.
Chico Rei (1985) – 115 min (16 anos)
Direção: Walter Lima Júnior
Elenco: Severino d’Acelino, Antonio Pitanga, Othon Bastos, Cláudio Marzo, Cosme dos Santos, Carlos Kroeber e outros.
Sinopse: Em meados do século XVIII, Galanga, rei do Congo, é aprisionado e vendido como escravo. Trazido da África num navio negreiro, recebe o nome de Chico Rei e vai trabalhar nas minas de ouro de um desafeto do governador de Vila Rica. Escondendo pepitas no corpo e nos cabelos, Galanga habilita-se a comprar sua alforria e, após a desgraça do seu ex-senhor, adquire a mina Encardideira, tornando-se o primeiro negro proprietário. Rico, ele associa-se a uma irmandade para ajudar outros negros a comprarem a liberdade.
Mestre Joaquim Pedro (1988) – 60 min (10 anos)
Direção: Walter Lima Júnior
Elenco: Dina Sfat, Ítala Nandi, Paulo José, Antonio Callado, Paulo César Saraceni e outros
Sinopse: O cineasta Joaquim Pedro de Andrade (1932-1988) foi um dos maiores amigos de Walter Lima Júnior no meio cinematográfico carioca. Imediatamente após a sua morte, Walter realizou este documentário-tributo, onde passa em revista a obra e as ideias de Joaquim. Tomando por base um longo depoimento do diretor à jornalista Helena Salem para a série 90 Anos de Cinema Brasileiro, o programa apresenta cenas selecionadas de todos os seus filmes e depoimentos de colegas, colaboradores, parentes e amigos.
O Monge e a Filha do Carrasco (1995) – 96 min (14 anos)
Direção: Walter Lima Júnior
Elenco: Murilo Benício, Karina Barun, Paul Dillon, Patricia Pillar, José Lewgoy, Rubens de Falco, Eduardo Conde e outros.
Sinopse: No século XVIII, Benedicta sofre por ser filha do carrasco local. Recém-chegado, o monge Ambrosius se apaixona pela moça, provocando a insatisfação dos superiores e do filho de um poderoso aristocrata.
A Ostra e o Vento (1997) – 112 min (12 anos)
Direção: Walter Lima Júnior
Elenco: Lima Duarte, Leandra Leal, Fernando Torres, Floriano Peixoto, Débora Bloch e outros.
Sinopse: A jovem Marcela vive com seu pai, o faroleiro José, e o velho Daniel em uma ilha. O único contato da menina com o mundo exterior é com uma embarcação de quatro marinheiros. Na adolescência, Marcela passa a sentir sua sexualidade e seus anseios de viver de forma mais intensa.
Os Desafinados (2009) – 140 min (12 anos)
Direção: Walter Lima Júnior
Elenco: Rodrigo Santoro, Selton Mello, Ângelo Paes Leme, Jair Oliveira, Cláudia Abreu, Alessandra Negrini e outros.
Sinopse: Na década de 60, Joaquim, Dico, Davi e PC são jovens músicos e compositores, que partem para Nova York em busca de sucesso. Em Nova York, eles formam um grupo chamado “Os Desafinados” e integram o movimento que lançou a Bossa Nova. Ao longo dos anos, eles acompanham o cenário político e musical do Brasil.
Através da Sombra (2016) – 104 min (14 anos)
Direção: Walter Lima Júnior
Elenco: Virginia Cavendish, Domingos Montagner, Mel Maia, Xande Valois, Ana Lúcia Torre e outros.
Sinopse: A tímida Laura é contratada por um homem rico para cuidar de seus dois sobrinhos órfãos que moram em uma fazenda de plantação de café. Apesar de não se dar muito bem com o campo, ela aceita a tarefa e logo estabelece uma amizade com a pequena Elisa – enquanto seu irmão é enviado a um internato por razões desconhecidas. Aos poucos, com a presença dos escravos e da governanta Geraldina, Laura tem a impressão de que alguns segredos se escondem naquela casa.
Programação da mostra “EM CIMA DA TERRA, EMBAIXO DO CÉU – OS CINEMAS DE WALTER LIMA JR.”
CAIXA Cultural Rio de Janeiro – últimos dias
16 de maio – quinta-feira
14h30 – Os Desafinados- 140 min – 12 anos
17h30 – Chico Rei – 115 min – 16 anos
17 de maio – sexta-feira
14h30 – Em Cima da Terra, Embaixo do Céu + Uma Casa Para Pelé – 101 min – 10 anos
16h30 – Mestre Joaquim Pedro – 60min – 10 anos
18h –A Lira do Delírio – 105 min – 16 anos
18 de maio – sábado
13h30 – Curso “A fotografia no cinema de Walter Lima Jr” com Pedro Farkas – 120min
16h – Atráves da Sombra – 104min – 14 anos
18h10 – O Monge e a Filha do Carrasco – 96 min – 14 anos
19 de maio – domingo
14h – Na Boca da Noite – 68 min – 18 anos
15h40 – Inocência – 118 min – 12 anos
Atividades paralelas:
Encontros especiais – Bate-papos Caixa
10 de maio – Encontro com os atores Othon Bastos e Antônio Pitanga, logo após a exibição de “Chico Rei”
11 de maio – Encontro com a atriz e produtora Virginia Cavendish, logo após a exibição de “Através da Sombra”
15 de maio – Encontro com o cineasta Walter Lima Jr, logo após a exibição de “Ele, o boto”
Curso
18 de maio, 13h30 – Curso “A fotografia no cinema de Walter Lima Jr” com Pedro Farkas – 2h de duração.
Distribuição de senhas 30 minutos antes, direto na bilheteria da CAIXA Cultural. Vagas limitadas. Sujeito a lotação da sala.
No curso, Pedro Farkas falará sobre sua experiência ao fotografar os filmes de Walter Lima Jr. ao longo de 40 anos de parceria. Filmes como “Inocência”, a primeira parceria dos dois, e obras mais recentes como “Os Desafinados” e “Através da Sombra”, serão analisadas pelo fotógrafo.
Sobre Pedro Farkas
Diretor de fotografia dos mais conceituados, em atividade desde a década de 1980. Formou-se em cinema pela ECA/USP. Participou de vários filmes como assistente de câmera e fotografia, até estrear como diretor de fotografia em A caminho das Índias (1981), de Augusto Sevá. Dirigiu a fotografia de diversas produções nacionais e coproduções internacionais, recebendo prêmios em festivais ocmo Brasília, Gramado. Com o longa Os desafinados, de Walter Lima Jr., pelo qual ganhou o prêmio de melhor fotografia ibero-americana no 23º Festival de Cinema de Guadalajara.
Serviço
Mostra “Em cima da terra, embaixo do céu – Os cinemas de Walter Lima
Até 19 de maio de 2024
CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Unidade Passeio
Rua do Passeio, 38 – Centro, Rio de Janeiro/RJ
Acesso para pessoas com deficiência
Entrada Gratuita
Horários da bilheteria: Terça a sábado, 13h às 19h, e domingos e feriados, 13h às 17h.
Programação: https://www.caixacultural.gov.br/Paginas/Programacao.aspx?idEvento=1614
Retirada de ingressos a partir de 30 minutos antes de cada sessão e atividade programada
Informações: (21) 3980-2069 e (21) 3980-2019