Ícone do site Caminhos do Rio

Último Baile de Charme do Viaduto de Madureira com exibição do Documentário “Black Rio! Black Power!”

Neste sábado, dia 28 de dezembro, a partir das 22h, tem o último Baile de Charme do Viaduto de Madureira do ano. O evento é aguardado pelo Mundo da Black Music e Charmeiros de todo Brasil, com caravanas de todo país, para curtirem o Dutão. E vai ter um grande passeio no tempo, através de músicas e coreografias que marcaram uma época do Charme, com o Grupo Os Originais do Charme.

 Os ingressos já estão à venda.  Na compra do ingresso do 1º lote a R$ 20,00, já ganha o ingresso para o primeiro baile do ano, dia 04/01 e ainda concorre a 150,00 em consumação no bar. https://www.bilheteriadigital.com/ultimo-baile-do-ano-viaduto-de-madureira-28-de-dezembro 

No comando os DJS Residentes: Michel, Fernadinho, Guto, Gab e Vig. E tem convidado especial: DJ Bruno X que vai esquentar a pista com muito Hip Hop, R&B e Pop. O cara foi um dos destaques do Rock In Rio deste ano, levantando o público com suas mixagens. 

A abertura do último Baile de Charme deste ano vai contar com uma grande novidade. A exibição do Documentário Black Rio! Black Power! Que é um documental dirigido por Emílio Domingos, que faz uma viagem no tempo e mergulha nos bailes de soul music dos subúrbios cariocas da década de 1970, que deram origem ao movimento Black Rio e serviram como espaço de afirmação de identidade e resistência política de jovens negros. Artistas como Tim Maia, Cassiano e Hyldon, hoje considerados a “Santíssima Trindade” da black music nacional, eram frequentadores assíduos. 

Asfilófio de Oliveira Filho (Dom Filó), líder do movimento, além dos músicos Carlos Dafé, Marquinhos de Oswaldo Cruz e o escritor Carlos Alberto Medeiros são algumas das personalidades do documentário que relembram como o movimento foi difundido no Rio de Janeiro. Os depoimentos são gravados no Grêmio Social Esportivo Rocha Miranda, clube da Zona Norte, que ficou conhecido como Templo Soul. Nos bailes, era incentivado o orgulho negro ao som de Soul Music e era o momento de a negritude carioca se divertir e relembrar da sua potência. 

O documentário traz uma história muito bonita da transformação cultural que mudou a vida de jovens negros no Rio. Com imagens de arquivos dos bailes da época, o filme relembra as inovações que a comunidade criou no formato de bailes cariocas. O uso do black power era mais um sinal de resistência e ficou marcado no movimento. 

A montagem do documentário coloca o espectador na noite carioca, com imagens de arquivo daquele momento. Os depoimentos carregam diferentes pontos de vista da mesma história, de cada participante da revolução cultural. 

“Black Rio! Black Power!” mostra ainda o orgulho da estética negra que começava a ganhar força graças também ao movimento de orgulho negro norte-americano. O documentário é imperdível, principalmente se você gosta de música e de história.

 

Sobre o Baile de Charme:

O Baile do Viaduto de Madureira é o maior baile charme do Brasil a mais de 33 anos. Acontece no “Espaço Cultural Rio Hip Hop Charme” periodicamente todos os sábados a partir das 22h, embaixo do Viaduto Negrão de Lima, em Madureira. O baile tem os seus DJs residentes e sempre recebe DJs convidados e atrações diversas em datas especiais. O baile tem preços populares e mantém o valor baixo de entrada mesmo em bailes especiais com grandes atrações.

O baile do Viaduto não é só tradicional na Zona Norte do Rio, desde fevereiro de 2013, se tornou patrimônio imaterial da cidade do Rio de Janeiro, e faz parte de toda cultura black dentro e fora do estado. Tem presença forte na construção da identidade negra, seja pela dança, pelo estilo, ou pela atitude.

 

Serviço:

Ultimo Baile de Charme do Viaduto do Ano.

Data: 28 de dezembro de 2024.

Local: Viaduto Negrão de Lima

Endereço: Rua Carvalho de Souza , 211- Madureira – Rio de Janeiro

Ingressos: 1º lote R$ 20,00 – https://www.bilheteriadigital.com/ultimo-baile-do-ano-viaduto-de-madureira-28-de-dezembro

Classificação: 18 anos

Mais informações : (21) 96475-2020- DJ Michell.

Sair da versão mobile