Em outubro, com o Patrocínio Oficial Petrobras, o Ballet e a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro apresentam, mais uma vez, o espetáculo ‘Triple Bill’, que este ano, mais uma vez, contará com a regência do maestro titular da OSTM, Felipe Prazeres. A concepção é de Ricardo Amarante que assina as três coreografias: Sheherazade (estreia no Municipal), com música de Nicolai Rimsky-Korsakov, Love Fear Loss, com arranjo para piano de Nataliya Chepurenko, executado por Murilo Emerenciano e Bolero, de Maurice Ravel. A supervisão artística é de Hélio Bejani e Jorge Texeira. As seis apresentações acontecem a partir do dia 15 de outubro, ensaio geral para convidados, 16 (estreia), 17, 18 e 19, as récitas iniciam às 19h e no dia 20, às 17h. Os ingressos estão disponíveis através do site (theatromunicipal.rj.gov.br) ou na bilheteria do Theatro.
O diretor do Ballet do Theatro Municipal, Hélio Bejani, fala da importância de levar os bailarinos a outros desafios:
“Sempre bastante importante a realização de novos trabalhos com estilos diferenciados que conduzam nossos bailarinos para fora de sua zona de conforto, o ballet clássico, possibilitando o exercício de suas versatilidades técnicas e artísticas. Este espetáculo é uma verdadeira celebração da arte e da cultura com performances de dança e música emocionantes, onde a excelência de nossos artistas levará o público a uma viagem através de uma atmosfera mágica, única e memorável.”
“Na temporada passada, senti uma profunda identificação com os bailarinos e a direção, reconhecendo aqui uma companhia de altíssimo nível, comparável às melhores do mundo com as quais já trabalhei. Este ano, tenho a felicidade de apresentar uma noite completa com esses três ballets: Sheherazade, Bolero e Love Fear Loss. São obras distintas, mas igualmente poderosas em emoção, poesia e virtuosidade, mostrando a excelência desta companhia” – comemora Ricardo Amarante.
“Esse ano faremos um Triple Bill especial com o nosso querido Ballet do Theatro Municipal, iniciando com uma das obras orquestrais mais emblemáticas do repertório Sinfônico, Scheherazade, de Korsakov, obra-prima da arte da orquestração, criando essa mistura única com a dança. O já conhecido Love Fear Loss, com toda sua poesia enigmática trazendo o piano solo de Murilo Emerenciano e finalizando com o arrebatador Boleto de Ravel” – diz Felipe Prazeres, maestro titular da OSTM.
Sinopses:
Sheherazade
A história se passa no harém do sultão da antiga Pérsia, que dentre todas as suas concubinas, tem a sua esposa favorita, Scheherazade, uma mulher bela e grande contadora de histórias. Ela é apaixonada por um prisioneiroe pede a Samir (supervisor do harém), que também é louco por ela, para libertá-lo, enquanto o sultão está fora. Quando se encontram, iniciam uma celebração luxuosa e uma orgia no harém, junto com as outras concubinas e prisioneiros.
Love Fear Loss
Inspirada na comovente vida pessoal da cantora francesa Edith Piaf e sua música, Love Fear Loss, do coreógrafo brasileiro Ricardo Amarante, revela a história de amor da falecida cantora por meio de seus trabalhos clássicos.
Bolero, de Ravel
Joseph Maurice Ravel foi um compositor e pianista francês, conhecido sobretudo pela sutileza das suas melodias instrumentais e orquestrais, entre elas, o Bolero, que considerava trivial e descreveu como “uma peça para orquestra sem música”.
Sobre o maestro Felipe Prazeres
Um dos mais conceituados músicos de sua geração, Felipe Prazeres é maestro titular da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro além de atuar frequentemente como regente da Orquestra Petrobras Sinfônica, onde é violinista “spalla” desde o ano 2000.
Na Petrobras Sinfônica foi maestro assistente de Isaac Karabtchevsky, entre 2014 e 2018. É um dos fundadores da Academia Juvenil, projeto socioeducativo que oferece formação gratuita para jovens entre 15 e 20 anos, oriundos de escolas de música e orquestras comunitárias.
No Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde é titular desde 2022, participou como regente e diretor musical das óperas O Barbeiro de Sevilha, de Rossini, Carmen, de Bizet, e O Elixir do Amor, de Donizetti além de ter atuado como regente nas últimas três últimas Aberturas de Temporada.
Em 2023 regeu a Sinfônica do Theatro Municipal e OSB juntas em um concerto dedicado a Berlioz e Wagner.
É diretor artístico e fundador da orquestra Johann Sebastian Rio, uma das mais importantes orquestras de câmara do país. Neste grupo de câmara dirige concertos com repertório de todas as épocas, mas com especial atenção à música barroca e à música brasileira.
Com a Johann Sebastian Rio gravou em 2023 o álbum Sambach, com o premiado violinista alemão Linus Roth e se apresentou em agosto de 2024 no renomado Rheingau Musik Festival, na Alemanha.
Sobre Ricardo Amarante
Ricardo Amarante é um coreógrafo brasileiro de renome internacional, considerado um dos mais importantes da atualidade. Sua expertise é constantemente requisitada pelas mais prestigiadas companhias de ballet do mundo para criar, ensinar e remontar obras de alto nível.
O coreógrafo iniciou seus estudos de dança no Brasil, graduou-se na Escola Nacional de Ballet de Cuba e especializou-se no English National Ballet, em Londres. Foi o primeiro brasileiro contratado pelo Paris Opera Ballet e atuou como bailarino principal no Royal Ballet of Flanders (Bélgica), onde também começou a coreografar.
De 2016 a 2023, foi diretor artístico do Astana Ballet.Ricardo criou e remontou suas obras para muitas companhias de prestígio, como o Ballet Nacional de Cuba, o New York City Ballet, o Atlanta Ballet, o Ballet Idaho, o National Opera and Ballet Ukraine, o Dortmund Ballet, o AbayState Opera and Ballet Theatre Almaty, o Vanemuine Ballet, o Estonian National Ballet, a Companhia Nacional de Danza de Madrid, o Ballet do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, a Companhia Basileu França, a Companhia Colombiana de Ballet, o Arles Youth Ballet na França, o Complexions Contemporary Ballet de Nova York, o Miami City Ballet, entre outras.
Atualmente, é diretor de ensaio, coreógrafo e professor do Ballet Nacional SODRE, no Uruguai.
Elenco:
Scheherazade
Sheherazade: Márcia Jaqueline / Juliana Valadão / Marcella Borges
Prisioneiro: Cícero Gomes / Rodrigo Hermesmeyer / Alef Albert
Samir (Supervisor do Harém): Alyson Trindade / Glayson Mendes
Shahriyar (Sultão): Moisés Pepe / Igor de Lucca
Shah Zaman(Irmão do Sultão): Glayson Mendes / Romilton Santana
Love Fear Loss
Love: Marcella Borges e Glayson Mendes / Gabriela Cidade e Alyson Trindade
Fear: Claudia Mota e Edfranc Alves / Tabata Salles e Glayson Mendes
Loss: Juliana Valadão e Cícero Gomes / Manuela Roçado e Filipe Moreira
Bolero
Priscila Albuquerque, Diovana Piredda, Gabriela Cidade, Liana Vasconcelos, Manuela Roçado e Tabata Salles
Alef Albert, Emerson Mateus, Glayson Mendes, Moisés Pepe, Rodolfo Saraiva e Rodrigo Hermesmeyer
Datas do elenco:
Ensaio Geral para convidados – 15/10 – terça-feira
Sherazade – Juliana Valadão e Cícero Gomes
Love – Gabriela Cidade e Alyson Trindade
Fear – Tabata Salles e Romilton Santana
Loss – Manuela Roçado e Filipe Moreira
1ª Récita – Estreia – 16/10 – quarta-feira
Sheherazade – Márcia Jaqueline e Rodrigo Hermesmeyer
Love – Gabriela Cidade e Alyson Trindade
Fear – Claudia Mota e Edifranc Alves
Loss – Juliana Valadão e Cícero Gomes
2ª Récita – 17/10 – quinta-feira
Sheherazade – Juliana Valadão e Cícero Gomes
Love – Marcella Borges e Michael William
Fear – Claudia Mota e Edifranc Alves
Loss – Manuela Roçado e Filipe Moreira
3ª Récita – 18/10 – sexta-feira
Sheherazade – Marcella Borges e Alef Albert
Love – Gabriela Cidade e Alyson Trindade
Fear – Tabata Salles e Romilton Santana
Loss – Juliana Valadão e Cícero Gomes
4ª Récita – 19/10 – sábado
Sheherazade – Márcia Jaqueline e Rodrigo Hermesmeyer
Love – Marcella Borges e Michael William
Fear – Claudia Mota e Edifranc Alves
Loss – Juliana Valadão e Cícero Gomes
5ª Récita – 20/10 – domingo
Sheherazade – Juliana Valadão e Cícero Gomes
Love – Gabriela Cidade e Alyson Trindade
Fear – Claudia Mota e Edifranc Alves
Loss – Manuela Roçado e Fillipe Moreira
Bolero
Priscila Albuquerque / Diovana Piredda / Gabriela Cidade / Liana Vasconcelos / Manuela Roçado / Tabata Salles
Alef Albert / Emerson Mateus / Michael William / Moisés Pepe / Rodrigo Hermesmeyer / Tiago Tononi / Rodolfo Saraiva
Ficha Técnica:
Triple Bill
Ballet e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Scheherazade (45′)
Música: Rimsky-Korsakov
Concepção e Coreografia: Ricardo Amarante
Iluminação: Paulo Ornellas
Figurinos e Cenografia: Renê Salazar
Love Fear Loss (15′)
Arranjo para piano Nataliya Chepurenko
Concepção e Coreografia: Ricardo Amarante
Iluminação: Ricardo Amarante
Adaptação e Remontagem de Luz: Paulo Ornellas
Figurinos e Cenografia: Ricardo Amarante
Pianista: Murilo Emerenciano
Bolero (20′)
Música: Maurice Ravel
Concepção e Coreografia: Ricardo Amarante
Iluminação: Ricardo Amarante
Adaptação e Remontagem de Luz: Paulo Ornellas
Figurino e Cenografia: Renê Salazar
Regência: Felipe Prazeres
Direção Geral: Hélio Bejani
Direção Artística do TMRJ: Eric Herrero
Serviço:
Triple Bill – Sheherazade, Love Fear Loss e Bolero
Ballet e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Datas:15 de outubro (ensaio geral para convidados), 16 (estreia),17,18 e 19, às 19h e no dia 20, às 17h
Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Endereço: Praça Floriano, S/N – Centro
Classificação: Livre
Duração: 1h20 + 20 minutos de intervalo
Sheerazade (45′) / Fear Loss Fear (15′) / Bolero de Ravel (20′)
Ingressos:
Frisas e Camarotes – R$90,00 (ingresso individual)
Plateia e Balcão Nobre – R$80,00
Balcão Superior e Lateral – R$50,00
Galeria Central e Lateral– R$30,00
Ingressos através do site www.theatromunicipal.rj.gov.br ou na bilheteria do Theatro
Haverá uma palestra gratuita, com intérprete de libras, no Salão Assyrio uma hora antes do início do espetáculo.
Patrocinador Oficial Petrobras
Apoio: Livraria da Travessa, Rádio MEC, Rádio Paradiso Rio, Bloch, Ma Ballet Shop, Gaynor Minden
Realização Institucional: Fundação Teatro Municipal, Associação dos Amigos do Teatro Municipal
Lei de Incentivo à Cultura
Realização: Ministério da Cultura e Governo Federal, União e Reconstrução