Tradicional Cine Santa Teresa é reinaugurado

0
122

Entre os bairros mais charmosos e tradicionais do Rio de Janeiro, Santa Teresa é conhecido por seus bares, restaurantes e paisagens turísticas. Mas agora, a sétima arte voltará a ser uma opção de lazer para os moradores e visitantes. O popular Cine Santa retornou às atividades na última sexta-feira (7/06), após quatro meses de espera, com uma grande festa gratuita de reabertura para a população. A casa, localizada no famoso Largo dos Guimarães, passou por reforma após ser contemplada no edital de Apoio aos Espaços de Audiovisual, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro. 

“O cinema de rua desempenha um papel importante na formação de público e plateia, mas também no resgate da história de um determinado local. No ano passado, lançamos o maior pacote de fomento da história do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Lei Paulo Gustavo, com investimento de R$ 139 milhões ao setor cultural. Foram mais de 1200 projetos contemplados em todo o território fluminense, com foco no segmento de audiovisual, tão afetado durante a pandemia. É muito importante ver essa política pública chegando até a ponta e ajudando espaços como o Cine Santa”, ressalta a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.

A história do Cine Santa começou em 2003, em outro ponto do bairro, mas foi em 2005 que se estabeleceu no endereço atual, no Largo dos Guimarães. O projeto foi um dos selecionados na Categoria A, destinada a salas de cinema independentes, e ganhou o aporte de R$ 400 mil. O valor foi utilizado na modernização da estrutura, instalação de rampas acessíveis, banheiros adaptados, iluminação especial e melhoria do sistema de som e imagem. O investimento também possibilitou a ampliação do escopo de atendimento, abrindo portas para ONGs e instituições de ensino participarem de exibições gratuitas. 

“O apoio do poder público é importantíssimo, imprescindível e indispensável. Este tipo de política pública não ajuda só os produtores culturais estabelecidos, mas também cria condições para que pessoas com boas ideias tenham ferramentas para adentrar essa área. Estamos preparados para seguir levando cultura e cidadania para a população através do cinema”, conta Fernanda Oliveira, idealizadora do Cine Santa. 

Apesar de privilegiar filmes ligados à arte, seja nacional ou estrangeiro, o Cine Santa também exibe os famosos “blockbusters”, com a intenção de atender todos os públicos e promover formação de plateia: “Os filmes famosos têm a qualidade de atrair o grande público, o que vai criando o costume da população de ir ao cinema”, completa Fernanda. 

A reabertura foi realizada por meio do edital Apoio aos Espaços do Audiovisual, apresentado pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Paulo Gustavo. 

 

Serviço

O espaço retornou com três filmes em cartaz: “Grande Sertão”, de Guel Arraes; “Meu Sangue Ferve Por Você”, de Paulo Machline; e “Amigos Imaginários”, dirigido por John Krasinski. Moradores de Santa Teresa têm direito a ingressos a preços populares.

Informações de vendas no site: https://cinecasal.com.br/cinema/cine-santa-teresa/

Endereço: Rua Paschoal Carlos Magno, 136 – Santa Teresa.

Fotos: Filipe Aguiar.