Um dos maiores profissionais da formação e desenvolvimento de jovens talentos para a ópera, o pianista David Gowland que comanda o elogiado Jette Parker Young Artist Programme desde 2002, está no Brasil para ministrar entre 1 e 3 de agosto, uma masterclass gratuita para cantores líricos com a participação do diretor cênico André Heller-Lopes. As aulas acontecerão na Sala Mário Tavares, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Com o patrocínio Oficial @petrobras, serão selecionados oito cantores, entre 18 e 40 anos, e haverá vagas afirmativas para negros, indígenas e pessoas em vulnerabilidade social.
As inscrições estão abertas até 25 de julho e devem ser feitas através do e-mail master.tmrj@gmail.com. Para participar da seleção é necessário enviar o nome completo, a data de nascimento, uma biografia resumida, dois links de gravações no YouTube do candidato cantando e ainda duas árias com recitativo em PDF a serem apresentadas na masterclass. O horário dos três dias será de 10h30 até às 20h,com pequenos intervalos ao longo do dia.
Sobre David Gowland
David Gowland é diretor artístico do programa Jette Parker Young Artists. Ele está associado ao Programa de Jovens Artistas da Royal Opera House desde o seu início em 2000, inicialmente como Diretor de Preparação Musical e a partir de 2006 como Diretor Artístico. Gowland acompanha regularmente em recitais os jovens artistas do Jette Parker.
Estudou no Royal College of Music, onde ganhou vários prêmios por acompanhamento de piano, e no National Opera Studio. Ele se juntou à equipe de música Glyndebourne em 1987, ganhando o Prêmio Jani Strasser de 1988 e trabalhou lá por 20 anos. Foi o chefe da equipe de música no Grand Théâtre de Genève 1989–96, ajudando maestros como Bruno Bartoletti, Bruno Campanella, Mark Elder, Philippe Jordan, Emmanuel Plasson, Jeffrey Tate, Christian Thielemann e Edo de Waart. Ele trabalhou como maestro assistente / treinador sênior de empresas como Paris Opéra, Ópera Nacional Holandesa, Ópera Real Dinamarquesa, Ópera de Roma, Teatro di San Carlo, Nápoles, Teatro do Capitólio, Toulouse, Teatro Real, Madri e os festivais de Aix- en-Provence, Chorégies de Orange, Salzburgo e Wexford. Foi treinador sênior do Der Ring des Nibelungensob Tate na Austrália. O trabalho de concerto incluiu os festivais de Edimburgo e Aldeburgh e os BBC Proms.
Gowland é um tutor visitante do National Opera Studio, da British Youth Opera, da Scottish Opera Emerging Artists, do New National Theatre Tokyo e de todos os principais conservatórios britânicos. Ele é membro regular do júri de competições nacionais e internacionais e ministrou masterclasses na Holanda, Itália, Lituânia, Espanha, Suécia, Argentina, Austrália, Brasil, Chile, China, Colômbia, Japão, Coréia, México, África do Sul, Sri Lanka e Peru.
Serviço:
Masterclass com David Gowland
Datas: de 1 a 3 de agosto
Horário: entre 10h30 e 20h – com intervalos
Local: Sala Mário Tavares (Anexo ao Theatro)
Endereço: Av. Almirante Barroso, 14/16 – Centro
Entrada Franca
Inscrições abertas até 25 de julho através do e-mailmaster.tmrj@gmail.com
Patrocínio Oficial Petrobras