Ícone do site Caminhos do Rio

Soberano Itaipava e Ruas de Petrópolis são palco de diversas atrações do Festival Sesc de Inverno 2024

Considerado o maior evento cultural multilinguagem do país, o 22º Festival Sesc de Inverno será realizado de 12 a 28 de julho em 24 localidades do estado do Rio de Janeiro – a maior edição de todos os tempos. Petrópolis é uma das cidades que receberá uma programação gratuita ou a preços populares com música, teatro, dança, literatura, cinema, circo e artes visuais (confira abaixo todas as localidades). O evento é realizado com o apoio das prefeituras e dos sindicatos varejistas locais. 

Além da extensa programação no Centro Cultural Sesc Quitandinha e Parque de Exposições de Itaipava, outros importantes espaços da região também recebem atrações especiais. 

A casa de shows Soberano Itaipava contará com apresentações musicais de grandes artistas, sempre às 21h: Tibí (17/07), cantor, ator, compositor e tecladista da banda JAMZ, com um repertório eclético de muita personalidade que passeia pelas mais diversas influências de sua carreira; Victor Biglione, Dudu Lima & Taryn, em um “Tributo à Cassia Eller” (18/07), em um show imperdível que ficará marcado na memória de quem o assistir e relembrar os belos momentos da fase Cassia Eller “Rock & Blues”; Dori Caymmi (19/07), que apresenta seu mais recente álbum “Prosa e Papo”, de canções inéditas; Leila Pinheiro (20/07), acompanhada por um trio de grandiosos músicos no piano, baixo e bateria, a artista passeia por um repertório vasto da música brasileira, incluindo clássicos da bossa nova e canções marcantes em sua vitoriosa carreira de mais de quatro décadas; Duo Gisbranco (26/07), formado por duas pianistas, Bianca Gismonti e Claudia Castelo Branco, que trazem em sua trajetória uma afinidade musical rara, em um repertório único para dois pianos, onde desenvolvem um trabalho inovador e singular, explorando ao máximo a sonoridade do instrumento; e o saxofonista Léo Gandelman (27/07), um dos mais influentes músicos brasileiros que interpretará músicas autorais, como “Solar” e “Neshama”, assim como os clássicos “Carinhoso” e “As Rosas não Falam”. No dia 20/07, antes da atração principal, às 19h, quem sobe ao palco do espaço é o Quarteto Piracema Jazz com Julio Fallavigna, com um eclético repertório de temas que vão desde Tom Jobim e Thoots Thielsman a temas autorais de seus integrantes, mesclando influências do Jazz, Afro-Cubano e da MPB. 

No dia 25/07, às 21h, a Soberano Itaipava ainda receberá a peça “A Iluminada”, protagonizada por Heloísa Perissé. Em sua mais nova comédia, a autora e atriz traz para deleite do público o universo da palestra quântica motivacional, onde é oferecido ao público uma inusitada forma de ver o mundo. A entrada para cada show e peça teatral é de R$10 (inteira), R$5 (meia-entrada para casos previstos por lei, estendida a professores e classe artística mediante apresentação de registro profissional, e programa Mesa Brasil), e gratuito (credencial plena Sesc e público PCG – Programa de Comprometimento e Gratuidade do Sesc). A classificação etária é de 16 anos. 

E em outros pontos da cidade acontecem diversas atrações gratuitas. Na Praça da Liberdade, o público poderá conferir à apresentações de dança, às 11h, das companhias “Sons d’ Oeste” (19/07), que experimenta timbres da natureza e une diferentes instrumentos de percussão em cena; e “InDeriva” (20/07), que parte da ideia de conectar e ocupar as cidades por meio da dança, assim como interagir com seus modos e costumes próprios de coexistirem; ao espetáculo circense “Fragmentos Cena Cia Artinerant’s” (21/07, às 11h), um show leve com a união de equilíbrio, corpos em movimento, humor e poesia; e das 18h às 21h, assistir ao projeto de audiovisual itinerante “Kurta na Kombi” (de 23 a 25/07). 

Já na Rua Teresa, sempre às 11h, haverá apresentações musicais e de dança capitaneadas por diversos grupos – “Marcha das Sereias” (19/07), “Cortejo Encantadas” (20/07), “Farra da Terra” (25/07), “Bloco dos Bichos” (26/07) e “Cortejo Cênico Bando de Palhaços” (27/07). Assim como na Rua 16 de março, mas às 15h, com “Marcha das Sereias” (19/07), “Cortejo Encantadas” (20/07), “Farra na Terra” (25/07), “Bloco dos Bichos” (26/07); e “Sandwalk with me” (27/07), intervenção urbana interativa que propõe uma experiência coletiva de desaceleração e descompasso, onde os participantes são convidados a caminhar em grupo, com sandálias especiais e fones abafadores de ruídos. 

A cada edição, o Festival traz um tema para reflexão, que é encontrado na identidade visual e na programação artística. Este ano o conceito do evento celebra a multiplicidade do Brasil, representada pelo acróstico “P-L-U-R-A-L”, que busca resumir em seis outras palavras a diversidade cultural do país: P, de povos, L, de lugares, U, de união, R, de raízes, A, de artes e L, de linguagens. 

O conceito é baseado em pilares como o (re)conhecimento das raízes e tradições brasileiras; a conexão das singularidades, hábitos e costumes; a construção da identidade do país; a valorização dos territórios e orgulho de pertencer; a troca de experiências e saberes; a vivência da pluralidade do Brasil em 24 localidades do estado; e, por fim, a celebração da diversidade cultural brasileira. 

Esse conceito traduz a essência do festival: um evento para todos os públicos, que valoriza a diversidade cultural e a inclusão, e que está atingindo um número cada vez maior de pessoas, em diversas localidades do estado. O Festival Sesc de Inverno promove a interação entre artistas e público e a reunião de relevantes artistas da cena nacional. A curadoria busca valorizar experiências e práticas culturais atentas a essa pluralidade. A programação completa será divulgada, em breve, em https://festivalsescdeinverno.com.br/

“O 22º Festival Sesc de Inverno exalta a pluralidade, a diversidade cultural e a inclusão, homenageando as raízes do povo brasileiro com a maior edição de todos os tempos. Tenho certeza de que o Festival representará uma grande catarse da nossa cultura, através de vertentes como a música, a arte, a dança, o teatro, o cinema e tantas outras expressões artísticas, que nos enriquecem culturalmente e reafirmam a força do Sesc RJ em transformar a vida de tantas pessoas”, comenta Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente do Sistema Fecomércio RJ. 

“Comemoramos a chegada de mais um festival de Inverno além de cultura e alegria para a nossa cidade, atrai turistas de todas as partes que ativam a economia dos nossos setores produtivos. Agradeço ao Sesc por mais essa iniciativa de sucesso.”, afirma o presidente do Sicomércio Petrópolis, Marcelo Fiorini. 

Uma das novidades deste ano é a volta do projeto Boca Suja, no qual poemas de grandes nomes da poesia nacional são impressos em guardanapos e distribuídos durante a programação do Festival. Em 2024, a homenageada é a poetisa e escritora de obras infantojuvenis Roseana Murray, que recentemente se recuperou de um episódio de violência em Saquarema e está pronta para continuar presenteando os leitores com muitas histórias. “Viver é o milagre que nos guia” é uma das frases escritas pela autora em suas redes sociais.

 

Serviço:

22º Festival Sesc de Inverno – Petrópolis e Itaipava

De 12 a 28 de julho de 2024

Soberano: Estrada União e Indústria, 11.000, Shopping Estação Itaipava, Petrópolis/ RJ.

Ruas Teresa e 16 de março, em Petrópolis/ RJ. 

Sair da versão mobile