Sesc RJ recebe palestra de Sonia Guimarães, a primeira mulher negra doutora em física do país

0
159

O Sesc RJ promove, no dia 20 de junho, como parte da programação do Projeto Consciências 2024, uma palestra de Sonia Guimarães, primeira mulher negra doutora em física do país. O evento vai acontecer às 14h, no auditório da Fecomércio RJ, no Flamengo, Zona Sul do Rio. A entrada é franca (sujeito a lotação).

Professora do ITA (Instituto de Tecnologia Aeronáutica), Sonia contará um pouco da sua história e da sua trajetória acadêmica, que tem sido permeada por desafios. Entre as principais pautas, vai abordar na palestra a inclusão de pessoas negras e de mulheres nos ambientes acadêmicos, especialmente nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM, na sigla em inglês).

A iniciativa, da área de Educação do Sesc RJ, realiza discussões e reflexões sobre o racismo estrutural brasileiro e seus tentáculos. Este ano o projeto vai intensificar a oferta de atividades, buscando fomentar a formação e a inclusão de pessoas negras e periféricas em espaços criativos de tecnologia e de produção do conhecimento.

Mais sobre a palestrante

Sonia é PhD em física pela Universidade de Manchester. Formada em 1989, tornou-se a primeira mulher negra doutora em física do país, título que a levou ao ITA, quando o instituto ainda não aceitava mulheres entre seus alunos, em 1993. Na ocasião, também se tornou a primeira mulher negra professora na instituição, que é uma das mais tradicionais do Brasil.

Natural de São Paulo (SP), atualmente vive em São José dos Campos, onde segue lecionando. Ela é especialista em física aplicada, com pesquisas sobre semicondutores e desenvolvimento de sensores de calor. Além de cientista, tem registro como inventora ao descobrir a técnica de produção sensores de radiação infravermelha para cabeça de mísseis.

Em maio de 2023, Sonia recebeu a Medalha Santos Dumont de Honra ao Mérito pelos seus 30 anos de atuação no ITA. Em dezembro do mesmo ano, foi eleita pela Bloomberg Línea uma das 100 pessoas mais inovadoras da América Latina. Também foi vencedora do Troféu Guerreiro da Educação Ruy Mesquita, organizado pelo CIEE e pelo Jornal O Estado de São Paulo. Em 23 anos de premiação, Sonia foi a primeira negra a receber o título.

Sonia também é ativista na luta contra o racismo e discriminação de gênero. Na causa, é envolvida em comissões e projetos que tratam sobre a inclusão de negros na ciência e na academia, além de fazer parte de ações de promoção pela presença feminina nesses espaços.

SERVIÇO
Projeto Consciências 2024 – Palestra com Sonia Guimarães
Data: 20/06, às 14h
Endereço: Rua Marquês de Abrantes, 99, Flamengo, Rio de Janeiro
Auditório da Fecomércio RJ
Entrada gratuita (sujeito a lotação)