O Sesc RJ estreia dia 1º de outubro, em seu canal do YouTube (@portalsescrio), a websérie de 9 episódios “Ao redor da tela, com Clarice Lispector”, uma adaptação para as mídias digitais do espetáculo “Ao redor da mesa, com Clarice Lispector”. A peça, que celebra o centenário da escritora, entrou em cartaz em março, no Sesc Copacabana, mas teve a temporada interrompida por conta da pandemia da Covid-19. Um bate-papo ao vivo, às 19h, com retransmissão pelo Facebook (@SescRJ), marca a entrada no ar de uma playlist com o conteúdo. Será entre a dramaturga e pesquisadora Clarisse Fukelman e a analista de Cultura do Sesc Copacabana, Carolina Salim.
O enredo traz o encontro inusitado da escritora consigo mesma, em dois momentos diferentes de sua vida. Em meio a entrevistas, caminhadas ou ida ao restaurante, as duas Clarices refletem sobre amor, família, desigualdade social e criação. Produto híbrido de teatro e novas mídias, o roteiro incorpora referências a toda a obra da autora com inserções de vídeos gravados em celulares e se permite a ousadias: na cena “Pesadelo”, personagens se insurgem contra a autora; a crônica “Mineirinho” se transforma em rap; Macabéa vira um cordel sobre a genealogia da migrante nordestina desde os primeiros textos de Clarice; e até contratempos tecnológicos são incorporados em proveito da dramaturgia.
Além de autora, Clarisse Fukelman assina a adaptação do roteiro para uma estrutura seriada, montada de forma a manter o público ligado nos capítulos curtos, com duração média de 13 minutos. “Neste formato, o espectador entra na casa de cada intérprete, frui a intimidade do close e aproveita os diversos recursos disponíveis pelo audiovisual usados a favor do vigor poético de Clarice”, explica a dramaturga, que também assumiu a direção à distância, viabilizando o projeto on-line.
Interpretada por Ana Barroso, Ester Jablonski, Gisela de Castro e Joelson Medeiros, a websérie aposta no diálogo mais amplo com o público, na força da linguagem da escritora e na atualidade da obra. Trata-se de um trabalho para quem já conhece ou não Clarice Lispector. “Há um tabu de que Clarice é para poucos ou que nunca se ligou em questões sociais. Mas ela não cabe em receitas. A trilha musical, que mistura música clássica, nordestina e rap, indica a diversidade de elementos presentes na ficção de Clarice. Ela é filosofia, é cotidiano, é cultura brasileira, é dodecafônica.”, afirma Fukelman.
Quiz sobre Clarice Lispector – Para adaptar o espetáculo, a dramaturga contou com a musicista premiada Liliane Secco, que assina a direção musical, o apoio de Tainá Cavalieri, responsável pela gravação e a edição. O IMS-Rio apoiou o projeto cedendo fotos e imagens de pinturas feitas pela escritora, e a multiartista Analu Prestes, fotografias para uma das cenas. A Editora Rocco presenteará com livros da autora os 20 primeiros espectadores da série que responderem corretamente ao quiz que será disponibilizado na descrição dos vídeos no YouTube. A atividade integra a programação do projeto Arte em Cena, no qual o Sesc RJ exibe conteúdos artísticos em suas redes sociais.
SERVIÇO
Estreia da websérie “Ao redor da tela, com Clarice Lispector”
Projeto Arte em Cena Sesc RJ
Dia 1º/10/2020 (quinta-feira) – 19h
Transmissão
YouTube (@portalsescrio) e Facebook (@SescRJ)
Após a live, episódios serão disponibilizados em uma playlist no YouTube do Sesc RJ
FICHA TÉCNICA
Dramaturgia, pesquisa e direção: Clarisse Fukelman
Elenco: Ana Barroso, Ester Jablonski, Gisela de Castro e Joelson Medeiros
Direção musical: Liliane Secco
Designer: Mariana Grojsgold
Gravação e edição: Tainá Cavalieri
Assistente de produção: James Simão
Projeto e Realização: Veredas Promoções Culturais
Assessoria de Imprensa: Clóvis Corrêa – CICLO Comunicação
Apoios: Editora Rocco, Eliezer Max e Instituto Moreira Salles
Agradecimentos: Analu Prestes, Bruno Gottlieb , Claudio Mendes, Paulo Valente e Vera Novello
CICLO Comunicação – Clóvis Corrêa (21) 98289-7728
SAIBA MAIS: ATO A ATO
1. CARA E COROA
“Vivo me perdendo de vista”
Clarice jovem e Clarice idosa se encontram e participam juntas de uma entrevista
2. APOSTA
“A luz e a sombra são fantasmas quietos”
Após lembranças de infância, as Clarices decidem rever histórias que criaram, começando com “Preciosidade”
3. LAÇOS DE FAMILIA
“Tenho medo de viver o que não entendo”
Reunida na sala, uma família (idealizada a partir de várias obras de Clarice) confronta visões sobre amor, preconceito, educação, preservação do índio e direito à diferença
4. FOME
“É bom ter fome e comer”
Continua a entrevista e as Clarices discutem empatia e afeto, fome e velhice. Segue a família indo a um almoço, onde vive uma lição sobre hospitalidade
5. LINGUAGENS
“Nada existe que escape à transfiguração”
Em meio a conversa sobre as relações entre palavra, dança e pintura, as Clarices falam de remorso e culpa.
6. FANTASMAS
“Nascer é um movimento”
Em um pesadelo, quatro personagens cercam a escritora e reivindicam o próprio direito à criação.
7. LIÇÕES DO NORDESTE
“Só consigo a simplicidade através de muito trabalho”
Numa cena que mescla humor e ternura, as Clarices são servidas num restaurante por uma sósia de Macabéa.
8. OS DIAS DE HOJE
“Eu quero ser o outro”
Atores conversam sobre a atualidade de Clarice, no contexto da pandemia e da desigualdade social no país, desaguando na defesa da vida e do bandido Mineirinho.
9. O FIM E O COMEÇO
“Em cada palavra pulsa um coração”
As duas Clarices se despedem; segue-se homenagem às personagens excluídas, na obra clariciana, através do cordel “Ode a Macabéa”.