Ícone do site Caminhos do Rio

Seminário explora prática da curadoria em cinema e audiovisual no Sesc Copacabana

Neste sábado, 5 de outubro, o Sesc Copacabana recebe o I Seminário de Curadoria em Cinema e Audiovisual, evento que visa explorar diversas perspectivas e práticas da curadoria no Brasil e no mundo. O encontro tem como objetivo fomentar o debate em torno das experiências singulares vivenciadas por profissionais da curadoria de várias regiões do país e da produção de sentido a partir de imagens e sons, com ênfase nas transformações ocorridas na última década.

Durante o seminário, quatro mesas de discussão trarão especialistas com perfis diferentes, proporcionando um espaço dinâmico para explorar temas como a “política do olhar” e os desafios da curadoria de cinema. Os participantes poderão se engajar em debates sobre organização, proposição e transformação da curadoria, além das distintas possibilidades de relacionar filmes, seja no diálogo com museus, mostras, festivais ou na observação de tendências contemporâneas. Será uma oportunidade para conectar práticas singulares com questões relevantes e atuais do setor.

De acordo com Leandro Luz, analista de audiovisual do Sesc RJ, o seminário nasce da necessidade de mais espaços dedicados à curadoria no audiovisual brasileiro. “Propomos um olhar múltiplo, que, diante da pluralidade de experiências, abarque entendimentos e práticas distintas, complementares e dissonantes, sempre em diálogo com a transversalidade da linguagem audiovisual”, explica Luz.

O evento é um desdobramento do projeto ‘Núcleo de Formação em Expressões Artísticas: Curadoria para Cinema’, realizado ao longo dos últimos dois anos no Sesc Tijuca e no Sesc Copacabana. Esse núcleo promoveu cursos e debates com profissionais de diversas regiões do Brasil, abordando desde o universo histórico da curadoria até as práticas mais contemporâneas, como cineclubes e exibições em espaços alternativos.

 

SERVIÇO
Seminário de Curadoria em Cinema e Audiovisual
Local: Sesc Copacabana | Sala Multiuso (1° andar)
Data: 05/10 de 9h às 19h
Período de Inscrições: 26/09 às 9h até dia 04/10 às 21h via link https://forms.office.com/r/ZDXqWn6twN

PROGRAMAÇÃO
9h – Recepção
9h30 às 11h20 – Mesa 1: Curadoria e a política do olhar
Participantes: Carol Almeida, Heitor Augusto e Janaína Oliveira
Mediação: Milena Manfredini


Considerando que as curadorias, além de sua dimensão artística, funcionam como espaços de poder e impactam diretamente a trajetória dos filmes, a carreira dos cineastas, a formação do público e a crítica cinematográfica, a mesa busca destacar iniciativas e estratégias que favorecem uma cultura cinematográfica plural e não hegemônica. Essa cultura surge quando uma diversidade de vozes emergem no cinema em paralelo à chegada de novas presenças nas comissões curatoriais.

11h30 às 13h20 – Mesa 2: Curadoria em diálogo com o cinema expandido
Participantes: Ana Paula Alves Ribeiro, Cavi Borges e Mariana Campos
Mediação: Milena Manfredini
O cinema e as artes visuais são campos que se retroalimentam. Diversos artistas, ao longo da história, produziram uma variedade de filmes que transcendem o cinema clássico e a sala escura, deslocando-se também para museus e galerias de arte. Trata-se de um movimento que desloca filmes para apreciação em diferentes espaços expositivos e de discussão. Estas intersecções nos conduzem a uma reflexão sobre o cinema expandido e como são incorporados em curadorias. Buscaremos explorar distintas possibilidades de relacionar filmes, seja no diálogo com museus, mostras, festivais ou na observação de tendências contemporâneas.

13h20 – Intervalo

15h às 16h50 – Mesa 3: Programação e curadoria de mostras e festivais de cinema
Participantes: Carla Italiano, Ewerton Belico e Thaís Brito
Mediação: Tetê Mattos
Nas duas últimas décadas o tema da curadoria vem ganhando protagonismo em festivais e mostras de cinema e audiovisual brasileiros. Além da incorporação do termo curadoria configurando o trabalho de seleção de obras, alguns eventos explicitam o pensamento curatorial em mesas de debates e/ou textos publicados em seus catálogos. Nosso objetivo nesta mesa é refletir sobre os diferentes percursos curatoriais através de relatos de experiências.

17h às 18h50 – Mesa 4: Teorias, conceitos e métodos da curadoria
Participantes: Amaranta Cesar, Mariana Souto e Rafael de Almeida
Mediação: Tetê Mattos
A prática curatorial trata de um gesto – artístico, analítico, crítico e de pensamento – que aproxima, conecta, relaciona, e até mesmo tensiona as obras audiovisuais. Este trabalho, de dimensão intelectual e prática, propõe visões e perspectivas de mundo. Investigar os desafios teóricos, conceituais e metodológicos do exercício curatorial é o objetivo desta mesa.

Sair da versão mobile