Ícone do site Caminhos do Rio

Semana do Consumidor em Cabo Frio

O Procon de Cabo Frio vai promover uma série de atividades em alusão à Semana do Consumidor. Entre os dias 13 a 17 de março, serão realizadas palestras, mutirão de negociação com as concessionárias Enel e Prolagos; e o lançamento do selo “Empresa Amiga do Consumidor”. As ações servem para reforçar o compromisso do órgão em orientar o público quanto aos seus direitos nas relações de consumo e garantir que eles sejam preservados frente aos prestadores de serviço.

Na segunda-feira (13/03), haverá a abertura oficial da programação da Semana, com rodas de palestras promovidas em parceria com a Secretaria de Assistência Social, com o tema “Empréstimo Consignado, seus riscos e principais fraudes”. Às 15h30, a explanação será no Cras da Praia do Siqueira. Na terça (14/03), as palestras serão realizadas às 10h, no Cras de Botafogo, em Tamoios; e às 14h, no Cras do Manoel Corrêa. As palestras serão ministradas pelas advogadas Mônica Mello e Juliana Mangorra, da equipe do Procon de Cabo Frio.

Na quarta (15/03), data que marca o Dia do Consumidor, e na quinta (16), será realizado um mutirão de negociação para atender aos consumidores que precisam de auxílio para colocar suas contas em dia junto às concessionárias de serviços Enel e Prolagos, por meio de acordos feitos em condições especiais de parcelamento e descontos. O mutirão será feito na sede do Procon de Cabo Frio, na Rua Florisbela Rosa da Penha, 292, no Braga, das 9 às 16h. Nesses dois dias, também haverá atendimento feito pela van itinerante da Enel, para receber reclamações dos consumidores de forma geral.

Marcando o encerramento da Semana, na sexta-feira (17/03), terá início o “Projeto Procon na Escola”, em parceria com a Secretaria de Educação. Na parte da manhã, será feita uma visita à Escola Municipal Alfredo Castro. Estudantes da faixa etária entre 14 e 15 anos vão participar de uma palestra ministrada pela secretária adjunta de Defesa do Consumidor, Cláudia Tavares, pelo advogado do Procon Guilherme Calixto e pelo advogado e vereador Thiago Vasconcellos, sobre o Procon e educação financeira. Na ocasião, alguns alunos serão convidados a participar de uma fiscalização a um estabelecimento comercial próximo da escola.

Também na sexta (17), será lançado o Projeto “Empresa Amiga do Consumidor”, pelo qual as empresas que atenderem a critérios previamente estabelecidos pelo Procon de Cabo Frio receberão o selo de “amiga do consumidor”, com direito a um certificado, que terá prazo de validade pré-estabelecido.

 

PROGRAMAÇÃO SEMANA DO CONSUMIDOR

13 DE MARÇO (SEGUNDA-FEIRA)

15h30 – Palestra “Empréstimo Consignado, seus riscos e principais fraudes”, com as advogadas do Procon Juliana Mangorra e Mônica Mello, no Cras da Praia do Siqueira

14 DE MARÇO (TERÇA-FEIRA)

10h – Palestra “Empréstimo Consignado, seus riscos e principais fraudes”, com as advogadas do Procon Juliana Mangorra e Mônica Mello, no Cras de Botafogo, em Tamoios

14h – Palestra “Empréstimo Consignado, seus riscos e principais fraudes”, com as advogadas do Procon Juliana Mangorra e Mônica Mello, no Cras do Manoel Corrêa

15 DE MARÇO (QUARTA-FEIRA)

9h às 16h – Mutirão de negociação de débitos com as concessionárias Enel e Prolagos, na sede do Procon, no Braga (Rua Florisbela Rosa da Penha, 292).

No local, haverá atendimento da van itinerante da Enel, para o recebimento de reclamações e pedidos.

16 DE MARÇO (QUINTA-FEIRA)

9h às 16h – Mutirão de negociação de débitos com as concessionárias Enel e Prolagos, na sede do Procon, no Braga (Rua Florisbela Rosa da Penha, 292).

No local, haverá atendimento da van itinerante da Enel, para o recebimento de reclamações e pedidos.

17 DE MARÇO (SEXTA-FEIRA)

Turno da Manhã – Implantação do projeto “Procon na Escola”, na Escola Municipal Alfredo Castro, com palestra sobre o Procon e educação financeira, com a secretária adjunta de Defesa do Consumidor, Cláudia Tavares, pelo advogado do Procon Guilherme Calixto e pelo advogado e vereador Thiago Vasconcellos.

Lançamento, pelas redes sociais, do selo “Empresa Amiga do Consumidor”, que vai reconhecer os estabelecimentos que possuem boas práticas nas relações com os clientes.

Sair da versão mobile