Sarau “Uivos” promove oficinas gratuitas de música e teatro na Arena Jovelina Pérola Negra

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Foi dado o sinal para artistas da Música, do Canto e das Artes Cênicas do Rio de Janeiro, interessados na oportunidade de aprimorar a performance no palco, a interpretação vocal e a ocupação do espaço artístico:

UIVOS – CORPO, VOZ E MÚSICA, um fazer artístico coletivo que, por meio de oficinas gratuitas, irá promover um sarau aberto ao público na Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, na Pavuna.

As oficinas ocorrem nos sábados de Setembro, de 13h às 17h, divididas em módulos com 16 horas cada, e inspiradas em referências de pesquisas nos campos da Música e da Antropologia Teatral, como José Miguel Wisnik e Eugênio Barba. As inscrições são realizadas via formulário disponível no Instagram do projeto @uivos.som ou diretamente no link https://forms.gle/Nef4X7mm38ZYktkeA.

As oficinas são:

Poéticas Vocais (Módulo I), aborda o estudo da voz, intencionando expandir as capacidades vocais interpretativas e poéticas dos participantes. Voltada para cantoras/cantores e atrizes/atores.

Palco e Presença (Módulo II), aborda o estudo da presença cênica, intencionando melhorar a relação dos artistas com o palco, bem como criar e expandir o repertório de performance cênica dos mesmos. Voltada para bandas e musicistas.

Ilhas Flutuantes (Módulo III), introdutória à linguagem pesquisada pela Cia Placenta, intencionando trabalhar princípios da antropologia teatral e do teatro ritual com foco na dramaturgia do ator. Voltada para atrizes/atores e pessoas interessadas com ou sem experiência.

Os dois primeiros módulos são focados em fornecer para musicistas e atrizes/atores a oportunidade de aprofundamento em aspectos que são frequentemente considerados “secundários” na sua função artística, como por exemplo: a presença de cena, a potência dos diferentes ressonadores do corpo e as nuances interpretativas na voz cantada.

Por sua vez, o terceiro módulo, voltado para atores/atrizes e pessoas interessadas em teatro no geral, é uma introdução à pesquisa que a companhia desenvolve desde 2016, introduzindo aos participantes alguns dos elementos e princípios da antropologia teatral tendo como referência “A Arte Secreta do Ator” de Eugênio Barba.

O sarau de conclusão ocorre dia 5 de Outubro e pretende apresentar o resultado da metodologia pesquisada, fazendo valer o intercâmbio artístico entre o teatro e a música, que é o coração do projeto.

UIVOS – CORPO, VOZ E MÚSICA
  Oficina Objetivos Público-alvo Arte-educador
Módulo I Poéticas Vocais Abordar o estudo da voz, intencionando expandir as capacidades vocais interpretativas e poéticas dos participantes. Voltada para cantoras/cantores e atrizes/atores. Kika Ribeiro
Módulo II Palco e Presença Trabalhar a presença cênica, intencionando melhorar a relação dos artistas com o palco, bem como criar e expandir o repertório de performance cênica dos mesmos. Voltada para bandas e musicistas. Allan Belisário
Módulo III Ilhas Flutuantes Introdutória à linguagem pesquisada pela Cia Placenta, propõe-se a aprimorar princípios da antropologia teatral e do teatro ritual com foco na dramaturgia do ator. Voltado para atrizes, atores e pessoas interessadas com ou sem experiência. Gabo M. Barros

ARTE-EDUCADORES:

Kika Ribeiro é atriz, preparadora vocal e Bacharel em fonoaudiologia pela UFRJ. Especializada em Voz pelo Centro de Estudos da Voz (SP) com a pesquisa “Efeitos Imediatos do Método Mastigatório em Atores de Teatro”. Recebeu em 2021 o Prêmio FUNARJ – Esquete Radiofônica e em 2020 o Prêmio Funarte Arte em Toda Parte. Estuda Antropologia Vocal desde o encontro com Francesca Della Monica em 2019. Em 2018 participou dos Workshops “Vocalidad y Palabra Significante em la Interpretacion Actoral” com Marcela Salinas e “Voz Alternativa Incorporada” com Holland Andrews e das turmas “Voz e Ação Vocal” com Carlos Simioni/Lume teatro e Lab2018 Voz e Atuação Cênica – Clowns de Shakespeare.

Allan Belisário é ator-pesquisador, dramaturgo e músico na Placenta Companhia de Teatro Ritual e Antropológico e arte-educador na ONG ECOA. Atua no espetáculo Da Cachola dos Pequenos, pelo qual foi premiado como melhor Ator Coadjuvante. Já desenvolveu pesquisas e treinou sob orientação de Raquel Scotti Hirson (LUME UNICAMP) – “Mímesis Corpórea”, Renato Ferracini (LUME UNICAMP) – “Corpo como Fronteira” e Alain Alberganti (Paris 8) em montagem de “O Homem e o Cavalo” de Oswald de Andrade. Em 2019, iniciou processo de pesquisa junto ao Grupo Teatral Moitará na linguagem da máscara teatral, culminando no espetáculo Terra de Reis, estreado em setembro de 2021 no Teatro Gláucio Gil. Também é cofundador do núcleo UIVOS, onde desenvolve pesquisa em paisagens sonoras, dramaturgias do som e voz e as relações de musicalidade nas artes cênicas. Performa desde 2014 com intervenções musicais em espaços públicos e assina a dramaturgia e paisagem sonora dos espetáculos “Labéu”, “Turva”, “La Frontera” e “Plaster”; também desenvolveu a paisagem sonora da peça “A Morta” de Oswald de Andrade, sob orientação de Celina Sodré. Desde 2019, realiza cursos e oficinas ligadas à ecologia sonora no teatro e em 2020 foi contemplado com o prêmio Memória Técnica pela pesquisa em paisagens sonoras no teatro.

Gabo M.Barros é formado pelo Núcleo de Dramaturgia (SESI CULTURAL), FAETEC em Direção Teatral e “Théâtre Classique et Moderne” (CENTRE DU MARAIS – PARIS/FRANÇA). Dirigiu mais de 40 espetáculos para teatro com dezenas de prêmios de “Melhor Direção”. Entre suas 10 dramaturgias destaca-se a peça publicada “E de repente uma ossada de baleia emergiu na cidade”, vencedora do concurso de revelação de novos autores do Núcleo de Dramaturgia SESI-RJ. Compõe há 5 anos “Comissão Crítico Estético Pedagógica” de jurados do Festival Internacional de Guaranésia-MG e coordena há 18 anos a ONG ECOA, escola formativa e popular com mais de 100 alunos de regiões periféricas do estado do Rio. Em 2018 foi convidado para discorrer sobre o tema: “A formação artística de atores e atrizes dentro do processo criativo em companhia” no Neap Fest Brasil 2018 – Network of Emerging Artists and Professionals parceria com o Instituto Internacional de Teatro da UNESCO.Participou em dezembro de 2018 da imersão “Arte Secreta do Ator” com o diretor Eugenio Barba e a atriz Julia Valery, dirigindo a atriz argentina Isabele Alvarellos.

REALIZAÇÃO:

Placenta Companhia de Teatro, grupo de artistas do subúrbio do Rio que realiza trabalho de pesquisa contínua em artes cênicas e manifestações culturais pertencentes aos subúrbios. Desde 2017, desenvolveu seis espetáculos premiados em festivais nacionais e internacionais, além de promover diversas oficinas, cursos e mostras ao longo de seus sete anos de existência.

UIVOS é um projeto patrocinado pelo Governo Federal, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultural, através da Lei Paulo Gustavo.

SERVIÇO:

UIVOS – CORPO, VOZ E MÚSICA
Local: Arena Carioca Jovelina Pérola Negra (Praça Ênio, s/n – Pavuna, Rio de Janeiro – RJ)
Data das oficinas: 7, 14, 21 e 28 de Setembro (Sábados)
Horário das oficinas: de 13h às 17h
Inscrições para oficinas: de 01 até 26 de Outubro, via formulário disponível no Instagram @uivos.som
Data do sarau: 05 de Outubro (Sábado), às 13h
Entrada franca

Contato:
Allan Belisário: (21) 97357-6666
Instagram: @uivos.som