“Ritmar Musicar… Vamos Brincar?”, no Centro da Música Carioca Artur da Távola, com tradução em Libras

0
17

O percurso performativo teatral literário, afro-brasileiro, de contação de histórias, “Ritmar Musicar… Vamos Brincar?” tem entrada franca no Centro da Música Carioca Artur da Távola, que fica na Tijuca, Zona Norte do Rio. O espetáculo é dedicado às crianças, mas sem esquecer de agradar também aos pais e responsáveis que da plateia sempre se encantam com a atuação e interatividade entre a atriz, autora e ilustradora Dayze Nascimento no palco e o público. A produção e realização são da Espressart Brasile: Rede Mediação Cultural Escola Comunidade (RMCEC).


A performance teatral-literária é uma viagem cheia de histórias, ritmos e diversão! Inspirada no livro bilíngue “Brincando com o Samba” (português/italiano) de Dayze Nascimento, essa experiência lúdica mistura teatro, dança, música em uma caminhada de encontros, rica em sons, palavras e imagens. “No final, o público é convidado a participar das atividades de jogos (ritmos, vocais, corporais), oferecidas pelo projeto” – comenta Dayze.

Em cena, “Ritmar Musicar… Vamos Brincar?” tem ilustrações, com projeções audiovisuais, que compõem o cenário. Entre uma projeção e outra, a atriz-performer Dayze Nascimento interage com o público contando a história do personagem, o pintinho chamado “Brasileirinho”. O morador em um quilombo na Mata Atlântica nasce com um som mágico parecido ao da cuíca. Seus ritmos contagiantes ensinam a importância da harmonia e do respeito à diversidade – ressalta Dayze Nascimento.


EspressartBrasile em atividades pelo Rio de Janeiro também como Ponto de Cultura

A produtora cultural EspressartBrasile desde 1991 na cidade de Roma, na Itália, vem promovendo atividades aos processos educativos, performativos, artístico-culturais, criados e desenvolvidos por Dayze Nascimento em escolas romanas e cariocas. São atividades de “Mediação e de Educação Intercultural (inter-transdisciplinar)” para trabalho com alunos da primeira infância, ensino fundamental (I e II), ensino médio, formação de professores do magistério, agentes culturais, artistas, mediadores culturais, pais e familiares.

Para conhecer melhor sobre o trabalho basta acessar:

Site: https://espressartbrasile.com

YouTube: https://youtube.com/@espressartbrasile

Instragram: @espressartbrasile

 

Um dos trabalhos desenvolvidos pela EspressartBrasile no Rio de Janeiro no mês de outubro é a oficina “Percursos de Pedagogia Teatral (Afro-brasileira)” no Colégio de Formação de Professores Carmela Dutra, no bairro de Madureira. Um dos objetivos principais da 1ª Semana da/o Normalista é “reafirmar o lugar da educação inclusiva e da diversidade em sala de aula”. Para o lançamento das atividades de formação e capacitação, Dayze Nascimento foi convidada pela professora Valéria Albuquerque para ministrar a oficina “A Mediação Cultural e o Corpo Performer em Sala de aula” com alunos da instituição.

– A escola abraça o local da cultura. Assume projetos com propostas pedagógicas voltadas ao desenvolvimento das habilidades humanas, de sustentabilidade à vida e ao planeta, preenchendo assim, novos espaços para a experimentação artística – explica Dayze.

 

Dayze Nascimento, produtora cultural na EspressartBrasile

A artista é coordenadora responsável pelo projeto de formação/capacitação do Pontão Cultura +Viva, mediadora cultural com experiências no Brasil e na Itália com o projeto “Pedagogia Teatral Afro-Brasileira. É também uma profissional da dança e do teatro com formação em Artes Cênicas (UniRio) e graduada pela Università La Sapienza di Roma/Itália. Mais Informações: [email protected]

 

Serviço:

 Performance teatral-literária “Ritmar Musicar… Vamos Brincar?”

Com roteiro, direção, ilustrações, atuação da atriz e contadora de histórias Dayze Nascimento. Apresentação com tradução em Libras.

Dias 3/11, domingo, às 16h, e 6/11, quarta-feira, às 10h

Trilha sonora: “Moro na Roça” (José Batista/Arnaldo Passos), “Ziriguidum” (Monsueto), “Que Beleza” (Tim Maia), além de músicas originais de Dayze Nascimento: “Pra Ser Feliz e Brincar”, “Ovo Novo Chegou” e “Folhas Secas”.

Local: Centro da Música Carioca Artur da Távola.

Endereço: Rua Conde de Bonfim, 824 – Tijuca, Rio de Janeiro

Telefone: (21) 3238-3831

Capacidade: 161 lugares (dois para cadeirantes)

Duração: 45 minutos

Classificação etária:  livre (indicado para 4 a 7 anos de idade)

Entrada franca