RioHarpFestival 2024: O maior festival de harpas do mundo volta em setembro ao Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro

0
83
????????????????????????????????????

O RioHarpFestival 2024, amplamente reconhecido como o maior festival de harpas do mundo, volta ao Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ), de 01 a 30 de setembro, na sequência de mais de 10 anos de sua realização no espaço, sempre com entrada gratuita.  O evento promete uma programação diversificada que abrange desde a harpa tradicional até o koto japonês, a kora e outras harpas africanas com integrações inovadoras entre músicos de diferentes continentes. Destaca-se a presença de Alexander (Sasha) Boldachev, um dos maiores harpistas contemporâneos tocando com a Camerata do Uerê, da Comunidade da Maré.  Boldachev abre o festival no CCBB, no dia 01 de setembro, às 13 horas. Esta edição do RioHarpFetival conta com o patrocínio do Banco do Brasil.

Este ano, respondendo à alta demanda de harpistas do mundo, o XIX RioHarpFestival foi ampliado e dividido em duas partes transformando o Rio de Janeiro na capital mundial das harpas em julho e agora complementando de 1º a 30 de setembro. Se na primeira parte homenageou-se a África, agora em setembro a homenageada é a Europa, devido à proximidade ao grande evento da cidade do Rio de Janeiro que será a reunião da Cúpula do G20 no Brasil.     

O Rio HarpFestival se apresenta como alternativa cultural de música clássica na cidade. O evento, assim, integra harpistas de países participantes deste importante encontro na cidade e permite que seus Consulados no Rio de Janeiro possam convidar os seus compatriotas. Assim, estiveram no evento em julho harpistas da África do Sul, Argentina, Índia, Japão, México e estarão em setembro harpistas da Rússia, França, e, novamente, da Argentina e India, países participantes do G20.

O festival nessa segunda parte, em Setembro conta com a participação de aproximadamente 80 músicos de diversos países, incluindo harpistas da Rússia, França, Argentina e Índia, que participam do G20 e também, da Austria, Croácia, Líbano, Peru e Venezuela, de uma pianista de Cuba e renomados artistas brasileiros. Serão realizados 44 concertos, distribuídos entre o Centro Cultural Banco do Brasil (35), o Espaço Cultural Sesc (Marquês de Abrantes) (4), Biblioteca Nacional (1), Museu da Justiça (2) Centro Cultural Justiça Federal (1) e Palácio São Clemente (1).

Além das apresentações no Brasil, o RioHarpFestival vem se expandindo para a Europa. No período entre julho e outubro de 2024 serão realizados 10 concertos em cidades de Portugal, Espanha, França, Bélgica, Croácia, Itália, Alemanha e Áustria, contribuindo para se firmar como o maior festival de harpas do mundo.

Destaques da programação: a volta ao mundo ao som de harpas

O XIX RioHarpFestival oferece uma programação musical de extraordinária diversidade de harpas e ritmos. Além do já citado Alexander (Sasha) Boldachev, são destaques, Claire Le Fur et Les Alizes trazendo uma combinação vibrante de música francesa e da Martinica e Edith Gasteiger, da Áustria, apresentando um repertório de clássicos europeus. Do Japão, o Trio Fujyma Nippon faz uma apresentação envolvente com o koto, a tradicional harpa japonesa, assim como os Tambores do Japão, acompanhados pelo harpista brasileiro Alessandro Aguiar, oferecem um recital inovador.

A edição deste ano conta ainda com os músicos Muso N’Goni e Mukanya, que surpreendem o público com a Kora, uma harpa africana de 12 cordas, do oeste africano e o Calabash, prometendo um concerto rico em percussões e efeitos únicos. Outra atração imperdível é o Coral Vozes da África, sob a regência de Luis Lima apresentando músicas e hits em zulu e inglês, como o tema do “Rei Leão” e outras. O “Vozes da África” é um coral composto de brasileiros, que cantam músicas africanas e músicas ligadas à África. Também se apresentam artistas renomados como Walter d’Harpa (Argentina), o Duo Amancaes (Peru), SHIVA-GITA (Índia), Al Nur Kibir (Líbano) e uma colaboração especial entre a pianista Marialy Pacheco (Cuba) e o harpista Jesús Suarez (Venezuela).

Os músicos brasileiros têm uma presença marcante, com performances do Duo Alessandro Aguiar e Pierre Jatobá, o Quinteto de Sopros da Banda de Fuzileiros Navais e a harpista Giovana Sanches, a Orquestra de Ukeleles, Barbara Cunha, Rafael Deboleto, Victor Freitas, Gelton Galvão, Grupo Lenda Céltica e o Allegro Trio de Harpas.

Foco em Inclusão Social

A integração entre orquestras e grupos artísticos de comunidades com os harpistas estrangeiros destaca-se como foco de inclusão social. Além da Camerata Uerê (da Comunidade da Maré), que abre o Festival, a Orquestra de Gaitas de Foles (da Comunidade de São Gonçalo), entre outros, também fazem parte dos destaques desta XIX edição.

 

Sobre o evento

Com 19 anos de tradição, o RioHarpFestival integra o projeto Música no Museu, iniciado em 1997, que se destaca como a maior série de música clássica do Brasil. O festival tem atraído diferentes públicos em todo o país e no exterior desde 2006, promovendo recitais lotados e uma ampla gama de estilos musicais, desde o clássico, o barroco, indianos, árabes até os ritmos atuais como rock, jazz, latino-americanos e brasileiros.

 

A Harpa

A harpa é um instrumento de origens ancestrais, com uma sonoridade delicada que contrasta com o barulho constante da vida moderna. Ao longo dos milênios, ela se adaptou a diversas culturas e estilos musicais, mantendo sua relevância apesar de ter menos praticantes e um repertório mais restrito comparado a outros instrumentos clássicos como o piano e o violino. Mais do que uma curiosidade histórica, a harpa continua a desempenhar um papel significativo na música contemporânea, como evidenciado pela realização da XIX edição do RioHarpFestival. Este evento anual, que sempre atrai recitais lotados tanto presencialmente quanto virtualmente, solidifica o festival carioca como um ponto de encontro internacional para a harpa. Com uma programação que vai do clássico ao rock, passando por música étnica, jazz e ritmos brasileiros, o festival celebra a diversidade do instrumento e a habilidade dos músicos ao redor do mundo.

Música no Museu

O RioHarpFestival faz parte do projeto Música no Museu, que celebra 27 anos e é considerado a maior série de música clássica do Brasil. O projeto tem um histórico de sucesso, com mais de 1 milhão de espectadores e 30 prêmios nacionais e internacionais.

Para mais informações sobre a programação e os artistas, visite os sites www.rioharpfestival.com.br e www.musicanomuseu.com.br ou entre em contato através do e-mail [email protected]

 

Sobre o CCBB RJ

Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro marca o início do investimento do Banco do Brasil em cultura. Instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva, é um marco da revitalização do centro histórico da cidade do Rio de Janeiro. São 35 anos ampliando a conexão dos brasileiros com a cultura com uma programação relevante, diversa e regular nas áreas de artes visuais, artes cênicas, cinema, música e ideias. Quando a cultura gera conexão ela inspira, sensibiliza, gera repertório, promove o pensamento crítico e tem o poder de impactar vidas. A cultura transforma o Brasil e os brasileiros e o CCBB promove o acesso às produções culturais nacionais e internacionais de maneira simples, inclusiva, com identificação e representatividade que celebram a diversidade das manifestações culturais e a inovação. Acessível, contemporâneo, acolhedor, surpreendente: para tudo o que você imaginar.

 


SERVIÇO:

XIX RioHarpFestival – de 1 a 30 de setembro 2024
Classificação Livre

Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ)
Teatro II – Capacidade: 153 lugares
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro / RJ
Contato: (21) 3808-2020 | [email protected]
Ingressos: distribuídos 1h antes de cada concerto, na bilheteria física do CCBB
Funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 20h (fecha às terças)
Mais informações em bb.com.br/cultura

Siga o CCBB RJ nas redes sociais:
x.com/ccbb_rj/ | facebook.com/ccbb.rj | instagram.com/ccbbrj | tiktok.com/@ccbbcultura


Espaço Cultural Arte Sesc.
Endereço: Rua Marques de Abrantes 99.
Auditório: capacidade 200 lugares
Distribuição de senhas meia hora antes de cada apresentação

Local: Centro Cultural Justiça Federal
Endereço: Av. Rio Branco 241
Capacidade: 120 lugares
Distribuição de senhas meia hora antes de cada apresentação

Local: Palácio São Clemente
Rua São Clemente 424 – Botafogo
Capacidade: 120 lugares.
Distribuição de senhas meia hora antes de cada apresentação

Museu da Justiça
Endereço: Rua Dom Manuel 29 (Sala Multiuso)
Capacidade: 60 lugares

Local: Biblioteca Nacional
Endereço: Rua México s/no.
Capacidade: 120 lugares
Distribuição de senhas meia hora antes de cada apresentação

 

Programaçao CCBB RJ:

ABERTURA: dia 01 de setembro – domingo
13h: Camerata do Uerê. Participação Especial Alexander (Sasha) Boldachev, harpa (Rússia)
Programa: Clássicos Internacionais

Dia 02 de setembro – segunda-feira
12h30: Muso N’Goni e Mukanya (harpa africana)
Programa: temas autorais de Lilian Amancai com kamale N’Goni (harpa africana de 12 cordas) e Mukanya (Kora, calabash, percussões e efeitos. 

15h: Alexander (Sasha) Boldachev, harpa (Rússia).
Programa: Clássicos Internacionais – Músicas da Rússia

Dia 04 de setembro – quarta-Feira.
12h30 – Edith Gasteiger, harpa (Austria)
Programa: Clássicos Europeus

15h: Alexander (Sasha) Boldachev, harpa (Rússia).
Programa: Clássicos Internacionais

Dia 05 de setembro- quinta-feira
12h30: Duo Diana Grubisic Cikovic e Veronika Cikovic (Croácia)
Programa: Clássicos Internacionais
15h: Alexander (Sasha) Boldachev, harpa (Rússia).
Programa: Clássicos Internacionais

Dia 06 de setembro- sexta-feira
12h30: Duo Diana Grubisic Civovik e Veronica Cikovic, harpa (Croácia)
Programa: Clássicos Internacionais

Dia 07 de setembro – sábado.
15h: Duo Diana Grubisic Civovik e Veronica Cikovic, harpa (Croácia
Programa: Clássicos internacionais

Dia 08 de setembro – domingo
15h: Quinteto de Sopros da Banda de Fuzileiros Navais. Participação especial, Giovana Sanches, harpa (Brasil)
Programa: Clássicos Internacionais

Dia 09 de setembro – segunda-feira
12h30: Duo Diana Grubisic Civovik e Veronica Cikovic, harpa (Croácia)
Programa: Clássicos Internacionais

Dia 11 de setembro – quarta-feira
12h30: Edith Gaesteiger, harpa (Austria)
Programa: Clássicos Europeus

Dia 12 de setembro – quinta-feira
12h30: Jesus Suarez, harpa (Venezuela)
Programa: Clássicos latino-americanos

Dia 13 de setembro – sexta-feira
12h30: SHIVA-GITA (India)- Claúdio Gama, harmonium, Mario Moura, sitar (tipo de harpa com 19 cordas), Jaffer Swamani, parkhawa e tabla)
Programa: Músicas indianas

Dia 14 de setembro – sábado
15h: Les Alises. Claire Lefur, harpa (França).
Programa: Clássicos franceses e da Martinica.

Dia 15 de setembro – domingo
15h: Les Alises. Claire Lefur, harpa (França).
Programa: Clássicos franceses e da Martinica

Dia 16 de setembro – segunda-feira
12h30: Duo Amancaes: Armando Becerra, harpa e Ernesto Zamora, violino (Peru)
Programa: Clássicos europeus e latino-americanos.

Dia 18 de setembro – quarta-feira
12h30: Les Alizes, Claire Le Fur, harpa (França).
Programa: Clássicos franceses e da Martinica
15h: Duo Amancaes: Armando Becerra, harpa e Ernesto Zamora, violino (Peru)
Programa: Clássicos europeus e latino-americanos

Dia 19 de setembro – quinta-feira
12h30: Duo Amancaes: Armando Becerra, harpa e Ernesto Zamora, violino (Peru)
Programa: Clássicos europeus e latino-americanos
15h: Les Alizes, Claire Le Fur, harpa (França).
Programa: Programa: Clássicos franceses e da Martinica

Dia 20 de setembro – sexta-feira
13h: Jésus Soarez, harpa- (Venezuela).
Programa: clássicos latino-americanos.
15h: Grupo Fujiyama Nippon de Koto (Japão)
Programa: Música antiga do Japão.

Dia 21 de setembro – sábado
15h: Lenda Céltica: Bárbara Cunha: harpa, violino, voz e contação de lendas; Vik Marins: harpa e bodhrán; Victor Leite: violão, voz e contação de lendas e João Pedro Barros: flautas (Brasil)
Programa: músicas celtas, tradicionais irlandesas e medievais.

Dia 22 de setembro – domingo.
15h: Bárbara Cunha, harpa – Participações Especiais: Victor Leite (eufônio), João Pedro Barros (flauta) e Iago Soares (violoncelo) – (Brasil)
Programa: música clássica.

Dia 23 de setembro – segunda-feira.
12h30: Coral Vozes da África. Regência Luis Lima. Participação especial Muso N´Goni e Mukanya (Brasil).
Programa: músicas africanas e músicas ligadas à África.
Local: CCBB RJ – Teatro II – Capacidade: 153 lugares
Classificação indicativa: Livre 

Dia 25 de setembro – quarta-feira.
12h30: Walter Morato, harpa – (Argentina)
Programa: Clássicos latino-americanos
15h: Rafael Deboleto, harpa (Brasil)
Programa: Clássicos latino-americanos.

Dia 26 de setembro – quinta-feira
12h30: SHIVA-GITA- (India)- Claúdio Gama, harmonium, Mario Moura, sitar (tipo de harpa com 19 cordas), Jaffer Swamani, parkhawa e tabla)
Programa: músicas indianas.
15h: Rafael Deboleto, harpa paraguaia – (Brasil).
Programa: Clássicos latino-americanas

Dia 27 de setembro – sexta-feira
12h30: Rafael Deboleto, harpa paraguaia – (Brasil).
Programa: Clássicos latino-americanos.

Dia 28 de setembro – sábado
15h: Orquestra de Ukeleles. Participação especial Victor Freitas, harpa (Brasil)
Programa: Clássicos internacionais

Dia 29 de setembro – domingo.
15h: Tambores do Japão. Participação especial Alessandro Aguiar, koto, harpa japonesa (Japão/Brasil)
Programa: Clássicos japoneses.

Dia 30 de setembro – segunda-feira.
Encerramento do XIX RioHarpFestival.
12h30: Allegro Trio de Harpas. Ana Miccolis, Isis Figueira Machado, Carmem Sarmet, harpas – (Brasil)
Programa:  Clássicos do Cinema

 

Outros locais: 

Dia 03 de setembro – terça-feira
12h:30: Muso N’Goni e Mukanya (Brasil)
Programa: temas autorais de Lilian Amancai com kamale N’Goni (harpa africana de 12 cordas) e Mukanya (Kora, calabash, percussões e efeitos.
Local: Biblioteca Nacional
Endereço: Rua México s/no.
Capacidade: 120 lugares
Distribuição de senhas meia hora antes de cada apresentação

18hs- Duo Diana Grubisic Civovik e Veronica Cikovic (Croácia).
Programa: Clássicos Internacionais
Local: Espaço Cultural Arte Sesc.
Endereço: Rua Marques de Abrantes 99.
Capacidade: 200 lugares
Distribuição de senhas meia hora antes de cada apresentação

Dia 10 de setembro – terça-feira.
12h30: Al Nur Kibir, Ruda Brauns (alaúde-tipo de harpa com 17 cordas), Alexandre Bittencourt (instrumentos de sopros) e Jafer Swamani, derbakke (Libano).
Programa: músicas árabes.
Local: Museu da Justiça Federal
Endereço: Rua Dom Manuel 29 (Sala Multiuso)
Capacidade: 60 lugares
Distribuição de senhas meia hora antes de cada apresentação

18h: Banda de Gaitas de Foles. Participação especial Edith Gaesteiger, harpa (Austria)
Programa: Clássicos Internacionais
Local: Espaço Cultural Arte Sesc.
Endereço: Rua Marques de Abrantes 99.
Auditório: capacidade 200 lugares
Distribuição de senhas meia hora antes de cada apresentação

Dia 17 de setembro – terça-Feira
15h: Al Nur Kibir, Ruda Brauns (alaúde-tipo de harpa com 17 cordas), Alexandre Bittencourt (instrumentos de sopros) e Jafer Swamani, derbakke (Libano).
Programa: músicas árabes.
Local: Centro Cultural Justiça Federal
Endereço: Av. Rio Branco 241-Centro
Capacidade: 80 lugares
Distribuição de senhas meia hora antes de cada apresentação

18h: Les Alizes, Claire Le Fur, harpa (França).
Programa: Clássicos Internacionais
Local: Espaço Cultural Arte Sesc.
Endereço: Rua Marques de Abrantes 99.
Capacidade: 200 lugares

Dia 24 de setembro – terça-Feira.
12h30: Jesus Suarez, harpa (Venezuela).
Programa: músicas latino-americanas
Local: Museu da Justiça
Endereço: Rua Dom Manuel 29 (Sala Multiuso)
Capacidade: 60 lugares
Distribuição de senhas meia hora antes de cada apresentação

18h: Walter Morato Harpa (Argentina)
Programa: Músicas latino-americanas
Local: Espaço Cultural Arte Sesc
Endereço: Rua Marques de Abrantes 99.
Capacidade: 200 lugares

28 de setembro – sábado
18h: Marialy Pacheco, piano (Cuba). Participação especial: Jésus Suarez, harpa (Venezuela).
Programa: Músicas internacionais
Local: Palácio São Clemente
Rua São Clemente 424 – Botafogo
Capacidade: 120 lugares.

(*) a programação poderá receber mudanças e ajustes de acordo com a necessidade logística da produção