Rio de Janeiro encerra Jogos da Juventude em 3º lugar no ranking geral, sendo o segundo estado com maior número de medalhas

0
14

O Rio de Janeiro encerrou, nesta quinta-feira (28/11), a participação nos Jogos da Juventude 2024 subindo ao pódio 60 vezes, confirmando o sucesso de 2023 e se consolidando entre as três melhores delegações do país na competição organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Com 15 medalhas de ouro, 23 de prata e 22 de bronze, o Time RJ finaliza a participação no 3º lugar geral do ranking e como o segundo estado com mais medalhas.

O atletismo foi a modalidade de maior destaque no desempenho fluminense. Ao todo foram 10 medalhas conquistadas, com cinco ouros, duas pratas e três bronzes. A maior representante da delegação foi Hakelly Souza, que conquistou duas medalhas de ouro em competições individuais, nas provas de velocidade de 100 e 200 metros, além do ouro no revezamento 4x100m. Os resultados consolidam a velocista de Macaé, no Rio de Janeiro, como a maior promessa do atletismo brasileiro.

Quem também se destacou na competição foi Sascha dos Santos, de Natividade, que conquistou ouro no salto em distância masculino ao atingir a marca de 7.40 metros em um salto para se consolidar como o maior nome da modalidade na competição.

“Eu treinei todo dia, me dediquei todo dia e, ainda assim, não achava que ia vencer. Mas Deus me deu a oportunidade de ser campeão dessa prova. Minha avó falou pra eu ter fé e confiar, que quem tem fé vai longe, e eu consegui ir longe, 7 metros e 40 centímetros foi a distância do salto que me trouxe essa medalha de ouro”, comentou o atleta de 16 anos que foi recebido numa emocionante carreata em sua cidade natal, Natividade, no Norte-Fluminense.

Outras modalidades em destaque foram o judô, com 12 medalhas conquistadas, sendo três ouros, seis pratas e três bronzes; a natação representou o estado com nove medalhas, um ouro, quatro pratas e quatro bronzes; além do wrestling (três ouros, duas pratas e dois bronzes) e ginástica artística (um ouro, quatro pratas e dois bronzes), com sete medalhas cada.

Entre os esportes coletivos, o basquete masculino do Rio de Janeiro reafirmou sua força ao conseguir, pelo segundo ano consecutivo, a medalha de ouro na competição, se firmando como a melhor equipe com os jovens nomes do esporte no país.

O Rio de Janeiro também conquistou medalhas no taekwondo (4), tiro com arco (3), badminton (3), águas abertas (1), vôlei de praia (1) e handebol (1).

“Mais uma competição nacional cumprida com sucesso, com muitas medalhas, mas especialmente, muita bagagem para todos os 176 atletas-estudantes que mandamos a João Pessoa. Quero, em meu nome e em nome do governador Cláudio Castro, parabenizar aos atletas, aos treinadores, às suas famílias, por terem batalhado nesse ano de dedicação ao esporte. O trabalho começou lá atrás, no JERJ, formamos o nosso time para as competições nacionais e o resultado veio. Tivemos mais de 6 mil atletas inscritos e a meta para 2025 é dobrar o número de atletas, fazendo do desporto escolar no Rio de Janeiro uma potência na revelação de novos talentos, alinhando esporte e educação, uma combinação importante na formação dos nossos jovens. Nós temos muito orgulho de saber que estamos no caminho certo e que vocês simbolizam isso. Vamos seguir juntos. Viva o Time RJ!”, celebrou o secretário estadual de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.

A maior competição nacional do desporto escolar aconteceu em João Pessoa, na Paraíba, e contou com a participação de 176 atletas fluminenses disputando em 18 modalidades olímpicas, sendo a maior delegação entre os estados participantes e o Distrito Federal. Todos os atletas, comissões técnicas e demais profissionais receberam apoio do Governo do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, sendo responsável pelo custeio  com passagens aéreas, confecção dos uniformes e kits completos.

Créditos: Divulgação/GovRJ