“Quem disse? – teatro feminista para crianças” é um passeio de bicicleta com Ritinha e Bernardo, crianças que compartilham sonhos, levantam questionamentos e nutrem o desejo de viver em uma realidade onde as diferenças não as separem. Com uma abordagem que mistura diversão e leveza ao tratar de reflexões profundas, o espetáculo é um convite para romper com estereótipos e construir um mundo mais justo e inclusivo. As apresentações são gratuitas e abertas ao público.
Sob a direção de Breno Sanches, indicado ao Prêmio Zilka Salaberry de Teatro Infantil 2017/2018, o espetáculo conta com a atuação de Filipe Codeço, vencedor do Prêmio APTR 2021, e Ana Luiza França, que, além de atuar, assina o texto e as canções originais da peça.
Enquanto pedalam, as duas crianças nos conduzem em uma jornada de reflexão, ao mesmo tempo em que tentam decifrar a realidade que as cerca. Sendo assim, provocam questionamentos sobre os papéis sociais que aprisionam as identidades de gênero; estimulando o público a transformar o modo em que se organizam como sociedade.
“Como professora de teatro, lidando cotidianamente com crianças desde 2006, me encanta ver como não nascemos com preconceitos e como tendemos a questionar a realidade: porque tal coisa TEM que ser assim? QUEM DISSE?. Ao longo da vida vamos aprendendo como ‘devemos’ ser, o que é ‘certo’ ou ‘errado’, o ‘normal’ que tantas vezes faz nossas realidades tão desiguais. Aprendemos a aceitar as regras, sem pensar que alguém, um dia, disse que assim deveríamos ser”, reflete Ana Luiza França.
“Nós nos inspiramos na habilidade inata das crianças de questionar, para assim indagar os fundamentos que regem nossa sociedade. Muitas vezes, esses ‘porquês’ ficam sem respostas, mas ainda mais cruciais são os ‘quem disse?’. Ritinha e Bernardo trazem questões de ordem filosófica até, e quem convive com crianças sabe o poder que elas têm de fazer isso”, acrescenta.
A peça propõe um diálogo engajado com o feminismo, questionando todas as formas de injustiça social, e não apenas a opressão de gênero. “Incluir o feminismo na educação, assim como o antirracismo, ou qualquer outra forma de luta contra estruturas violentas, é essencial e urgente para que caminhemos em direção a um mundo mais justo”, ressalta a atriz e autora.
“Quem disse? – teatro feminista para crianças” estreou em 2018 e, mesmo após alguns anos, mantém-se relevante nas questões abordadas, especialmente em um contexto atual permeado por desinformação e “fake news” sobre feminismos. “Acredito que o espetáculo consegue contribuir com uma reflexão comprometida com seu tempo, sem deixar de lado o humor e a sensibilidade”, conclui.
SINOPSE
“Quem Disse?” – teatro feminista para crianças” é um espetáculo que nos convida a um passeio de bicicleta com Ritinha e Bernardo. As duas crianças, unidas por sonhos e questionamentos, aspiram a construir um mundo onde as diferenças não sejam divisórias. Enquanto pedalam, os personagens exploram a complexa realidade que os cerca, conduzindo o público para uma reflexão profunda sobre temas importantes, como a equidade salarial entre os gêneros e as expectativas associadas aos papéis de gênero.
APRESENTAÇÕES
15 de junho (terça-feira), às 10h e 14h
Local: Centro da Música Carioca, Tijuca
Endereço: Rua Conde de Bonfim, 824 – Tijuca, Rio de Janeiro – RJ
16 de junho (sexta), às 10h e 13:30
17 de junho (sábado), às 15h
18 de junho (Domingo), às 15h
Local: Parque das Ruínas
Endereço: R. Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa, Rio de Janeiro – RJ
29 de junho (sexta), às 10h e 13:30
Local: Areninha Gilberto Gil –
Endereço: Av. Marechal Fontenele, 5.000 – Realengo, Rio de Janeiro – RJ
Ficha Técnica
Direção: Breno Sanches
Texto: Ana Luiza França
Elenco: Filipe Codeço e Ana Luiza França
Cenografia e Figurinos: Patrícia Muniz
Trilha sonora: Daniel Carneiro
Canções originais: Ana Luiza França
Desenho de luz: Ricardo Lyra Jr.
Design gráfico: Fábio Fontoura/Thiago Reis
Fotografia: Laura França
Assessoria de Imprensa: Monteiro Assessoria
Operação de som: Diogo Nascimento
Operação de luz: Breno Sanches
Produção executiva: Bernardo Carvalho
Direção de Produção: Ana Luiza França
Redes sociais: Fabiana Batista
Duração: 55 min