As cantoras Dona Onete e Alcione fazem shows gratuitos neste sábado e domingo (26 e 27/3), respectivamente, na Praça Mauá, Centro do Rio, às 18h. As artistas estão entre as atrações do projeto Mulheres Plurais, do Sesc RJ, com programação concentrada em março – o Mês da Mulher –, mas atividades previstas para todo o ano nas unidades do Sesc no estado. O objetivo é provocar a reflexão sobre as diversas expressões que tangem o feminino e combater preconceitos, desigualdades e discriminação.
Os shows das artistas encerram a programação diária, que começa às 10h e se estende ao longo do sábado e do domingo, com rodas de conversa, saraus, feira de economia criativa, feira literária, contação de história, oficinas, exposições e atividades recreativas para crianças e adultos. A programação é 100% gratuita, com algumas atividades exigindo inscrições prévias (informações em www.sescrio.org.br).
Antecedendo aos shows principais, a DJ Verônica Orkidia, pesquisadora musical com envolvimento com os ritmos afro da cultura popular, apresenta, a partir das 15h, sets com gêneros que transitam por África, Cuba e Américas. Entre eles, afrobeats, sambas, coco, maracatu, kuduro, hip hop, R&B, soul, funk, reggae e, principalmente, a MPB (Música Preta Brasileira).
Musica paraense para o mundo
A diva do carimbó, como Dona Onete é conhecida, apresentará na Praça Mauá seus principais sucessos, responsáveis por levar a música paraense para o Brasil e para o mundo. A artista já subiu aos palcos dos mais importantes festivais internacionais, como o Rudolstadt Festival (Alemanha), Zwarte Cross (Holanda), WorldWide Festival (França), Roskilde (Dinamarca), Mimo (Portugal), WomAdelaide (Austrália), além do Rock in Rio (Brasil).
Na setlist do show estão hits como “Banzeiro”, que alcançou em 2017 o 1º lugar do World Music Charts Europe Top 20, ranking elaborado por DJ europeus para as melhores músicas lançadas no mundo; e “No Meio do Pitiú”, canção eleita a melhor do ano na lista top 20 do super DJ Gilles Peterson, da BBC de Londres e da Worldwide FM. O clipe da música já obteve mais de 20 milhões de visualizações no Youtube.
Novidades e clássicos da Marrom
Alcione apresenta o show “Tijolo por tijolo”, do seu 42º álbum, lançado logo após o início da pandemia e depois de quase sete anos sem gravar um CD com canções inéditas. No repertório do show, as novidades se misturam aos clássicos que marcaram sua trajetória, como “Sufoco”, “Gostoso Veneno”, “Estranha Loucura”, “A Loba”, “Você Me Vira a Cabeça”, “Meu Ébano” e “Não Deixe o Samba Morrer”. A direção musical é de Alexandre Menezes, e a geral de Solange Nazareth.
O show pelo projeto Mulheres Plurais também celebra os 50 anos de carreira da artista maranhense. Nesse meio século, Marrom acumula a marca de 12 milhões de discos vendidos e mais de 350 prêmios conquistados, entre nacionais e internacionais, como o Grammy Latino; honrarias, títulos e comendas. Também faz questão de utilizar as novas mídias para se aproximar do público: tem mais de 1 milhão de seguidores no Instagram, mais de 732 mil curtidas no Facebook e mais de 127 mil no Twitter.
PROGRAMAÇÃO
Mulheres Plurais – Rio de Janeiro
Dias 26 e 27 de março de 2022 – Praça Mauá – Centro do Rio de Janeiro
10h às 20h
Gratuito
Livre
Informações e inscrições nas rodas de conversa: www.sescrio.org.br
Show DJ Verônica Orkídia
26 e 27/03 | 15h
Show Dona Onete
26/03 | 18h
Show Alcione
27/03 | 18h
Intervenção poética “Nós somos poesia”
26/03 | 10h | Itinerante
Sinopse: As poetas Sabrina Azevedo, Lisa Castro e Thalylua ocuparão através das palavras a Praça Mauá, espaço afetivo-simbólico, expressando suas vivências e sensações num movimento de constante construção e (re)construção das pluralidades das mulheres que foram, são e estão se tornando.
Intervenção poética “Nós somos poesia”
27/03 | 16h | Itinerante
As poetas Gleyser, Rainha do Verso e Josi de Paula ocuparão através das palavras a Praça Mauá, espaço afetivo-simbólico, expressando suas vivências e sensações num movimento de constante construção e (re) construção das pluralidades das mulheres que foram, são e estão se tornando.
Sarau literário
Sarau Comuna Deusa com Slam das Minas RJ
26/03 | 15h | Kombi (próxima ao BiblioSesc)
Sinopse: Slam das Minas ocuparão a Praça Mauá com o Sarau Comuna Deusa! O sarau leva o nome da kombi poética do Slam das Minas RJ que ocupa as ruas da cidade com intervenções poéticas itinerantes. Estarão presentes também poetas convidadas e uma DJ.
Sarau literário
Intervenção poética com Valentine
26/03 | 18h | Kombi (próxima ao BiblioSesc)
Sinopse: Poeta e slammer Valen fará uma intervenção em que abordará, pela poesia falada, as conquistas, lutas, dores e alegrias do que é ser mulher.
Sarau literário
Intervenção poética “Abertura da Mesa” com Josi de Paula
27/03 | 16h20 | Kombi (próxima ao BiblioSesc)
Sinopse: Poeta e slammer Josi de Paula compõe o coro de mulheres poetas na Edição 2022 do Projeto Mulheres Plurais e ocupará Museu de Arte do Rio através das palavras, expressando suas vivências e sensações num movimento de constante construção e (re) construção das pluralidades da mulher que foi, é e está se tornando.
Sarau literário
Intervenção poética com Andrea Bak
27/03 | 18h | Kombi (próxima ao BiblioSesc)
Sinopse: Poeta, cantora e estudante de Química, Andréa Bak fará uma intervenção com a finalidade de ressaltar as mulheres que possuem histórias inspiradoras e que lutam no seu dia a dia pela garantia de direitos e contra a desigualdade social e de gênero.
Contação de histórias: “Histórias do fundo do baú” com Thaiane Leal
26/03 | 11h | Espaço Infantil
Sinopse: Contam que no começo dos tempos, todas as histórias estavam guardadas dentro de um baú, e foi Anansi, a corajosa criatura, metade aranha e metade humana, que as espalhou pelo mundo. É com este conto de tradição oral africana que abrimos nosso baú e vamos, palavra por palavra, tecendo a maravilhosa teia de histórias. De dentro do baú saem outras narrativas
populares que contam os mistérios do mundo e um pouco sobre nós mesmos. Do baú saem: “Okipija”, um conto da Nigéria sobre a mulher mais bonita do mundo; “Matinta Perera”, uma lenda amazônica; “A onça e o bode”, conto do folclore brasileiro. As histórias são entoadas ao som da rabeca com ritmos e cantigas populares. Objetos e bonecos também dão formas e contornos aos contos, entrelaçando a linguagem narrativa, cênica e sonora.
Contação de histórias: “Entre contos africanos” com Juliana Correia
26/03 | 14h | Espaço Infantil
Sinopse: Trabalho que alia arte, memória e educação a partir de contos da tradição oral africana e afrodiaspórica. O repertório é composto por livres adaptações de contos da tradição oral de diferentes grupos étnicos do continente Mãe. Trata-se de um passeio lúdico por memórias e saberes ancestrais negro-africanos muito presentes aqui na diáspora também.
Contação de histórias: “O desdobrar das histórias” com Pamela Cristina
27/03 | 11h | Espaço Infantil
Sinopse: A Contadora de Histórias e Origamista Pamela Cristina pretende, por meio por meio da tradição oral dos contos de matriz africana, bem como das biografias das personalidades negras, proporcionar o convívio e o encontro entre pessoas que desejam compartilhar histórias.
Contação de histórias com Lucia Morais Tucuju e as Lendas Amazônicas
27/03 | 14h | Espaço Infantil
Sinopse: A ideia principal desta contação de histórias, baseada nas lendas amazônicas, interpretada pela atriz Lucia Morais é transpor o público, através de um passeio poético, para as lendas amazônicas, a um Brasil ancestral que traz na narrativa oral o veículo de perpetuação da cultura, em que a própria atriz se inspirou na infância ribeirinha, no interior de Macapá, onde ouvia histórias contadas por sua avó na beira do rio quando era criança.
Contação de histórias: “Abertura da Mesa” com Dircéa Damasceno
27/03 | 14h50 | Espaço Infantil
Feira de Economia Criativa e Feira Literária
26/03 | 11h às 20h
27/03 | 10h às 20h
Sinopse: Artesanato, moda, decoração, gastronomia internacional e serviços. Mais de 50 expositores estarão presentes, entre eles a Nia Livraria, Macabéa Edições, Garupa Edições, além das quadrinistas e ilustradoras convidadas pelo Coletivo Capa Comics e as escritoras Lucia Morais e Arlene Costa, vendendo suas obras e de tantas outras poetas e escritoras desse Brasil.
Exposições:
Mulheres Plurais
A Mulher que eu quero ser
Percursos e Ancestralidade
Percursos e Ancestralidade
Saúde Bucal da Mulher
Mulheres na Ciência
Mulheres na Astronomia
Combate à Violência Contra a Mulher
26/03 | 11h às 20h
27/03 | 10h às 20h
Oficinas:
Ancestralidade ginecologia natural
Arte manuais
Autocuidado com produtos
Autocuidado com produtos naturais – óleos essências
Bonecas com questionamentos sobre gênero
Ciclos e mandala lunar
Customização de roupas com stencil – tema empoderamento feminino
Ervas medicinais
Massagem relaxante
Narrativas femininas
Pobreza menstrual
Produtos de beleza em barra
Robôs das mulheres engenheiras
Tranças
26/03 | 11h às 20h
27/03 | 10h às 20h
Atividades recreativas e culturais para crianças
Alongamento mamãe bebê
Atividades recreativas para crianças
Campanha sobre os 5 sentidos
Contação de histórias
Oficina de dedoche com Mitat Marques
Oficina pintando com gelo
26/03 | 11h às 20h
27/03 | 10h às 20h
Atividades recreativas para adultos:
Apresentação esportivas de mulheres
Aula aberta de Danças
Aula Defesa Pessoal
Caminhada Histórica – da Praça XV à Praça Mauá
26/03 | 11h às 20h
27/03 | 10h às 20h
Apresentações artísticas
Esquete contra o Body Shaming
Esquete: fases da mulher
Esquete: maternidades na real
Eu, Mulher no trabalho
Flash Mob
Intervenção Artística itinerante de Libras com palavras relacionadas ao universo feminino
Intervenção Literária
Intervenção Poética “Correio para Mulheres”
Performance: Quem sou eu, quem é você: você conhece a nossa história
26/03 | 11h às 20h
27/03 | 10h às 20h
BiblioSesc
Unidade Móvel com atividades de leitura e apresentação da Rede de Bibliotecas do Sesc
26/03 | 11h às 20h
27/03 | 10h às 20h
PROGRAMAÇÃO NO MUSEU DE ARTE DO RIO COM INSCRIÇÕES PRÉVIAS
Roda de Conversa: Etarismo e Gênero
26/03 | 11h | MAR – Museu de Arte do Rio
Participações:
Sandra Rabello: Gerontóloga especialista pela SBGG
Mediação: Raphaella Neves, Renata Alexandre
Número de vagas: 30 vagas
Link para as inscrições: https://sescmais.sescrio.org.br/menu/
Roda de Conversa: Ancestralidade e Percursos
26/03 | 15h | MAR – Museu de Arte do Rio
Participações:
Zezé Mota, Léa Garcia, Aira Nascimento e Elisa Lucinda
Mediação: Fernanda Batista e Luiza Matheus
Número de vagas: 30 vagas
Link para as inscrições: https://sescmais.sescrio.org.br/menu/
Roda de Conversa: Saúde Mulher – violência obstétrica
27/03 | 11h | MAR – Museu de Arte do Rio
Participações:
Erica Mendonça
Mediação: Marilene Souza
Número de vagas: 30 vagas
Link para as inscrições: https://sescmais.sescrio.org.br/menu/
Roda de Conversa: Mulheres e o Poder
27/03 | 15h | MAR – Museu de Arte do Rio
Participações:
Priscila Barbosa, Gabriela Anastácia e Ilvi Marivic
Mediação: Carolina Miranda e Luzia
Número de vagas: 30 vagas
Link para as inscrições: https://sescmais.sescrio.org.br/menu/
Roda de Conversa: Literatura – Palavra é Semente: infâncias e ancestralidade
27/03 | 16h30 | MAR – Museu de Arte do Rio
Participações: Elaine Cristina Marcelina, Lucia Morais e Talita Peixoto.
Número de vagas: 30 vagas
Link para as inscrições: https://sescmais.sescrio.org.br/menu/
Sinopse: Bate-papo com a professora, pesquisadora, historiadora e escritora afro-carioca Elaine Marcelina e com a atriz, professora, arte-educadora, contadora de histórias e escritora amapaense, Lucia Morais, que tem origem indígena. A conversa será mediada por Talita Peixoto, criadora do Clubinho Preto, um clube de assinatura pensado especialmente para crianças receberem conteúdo educativo e cultural com curadoria afrocentrada e contra o racismo.