Ícone do site Caminhos do Rio

Projeto Leiturinhas: leitura dramatizada feita por crianças para crianças no Espaço Tápias

Os alunos do curso de Teatro do Centro Cultural Espaço Tápias e do Projeto Engenho das Artes, juntamente com o professor Marcelo Cavalcanti, promovem mais um momento para celebrar a leitura entre crianças – as que estão no centro do palco e as que estão na plateia. No próximo dia 19 de maio, às 15h, a quarta edição do Projeto Leiturinhas traz uma interpretação dramática imperdível do livro “A menina do cabelo azul” (Zucca Books) para a Sala Maria Thereza Tápias, com entrada gratuita. Escrita por Morena Cattoni e ilustrada por Luiza Viveiros de Castro, esta história cativante aborda os desafios de crescer e encontrar a nossa identidade única. 

A jornada do crescimento é repleta de desafios e descobertas, especialmente durante a adolescência. O desejo de pertencer e se destacar surgem como questões fundamentais nesse processo. A menina de cabelo azul personifica essa dualidade: ela anseia por ser diferente das outras, mas, no fundo, apenas busca ser verdadeira consigo mesma. Esse percurso de autoconhecimento, muitas vezes requer a experimentação e a exploração de diferentes identidades.

“A história é mais do que uma história sobre aceitação e autenticidade. É um lembrete poderoso que diz: podemos ser quem quisermos ser”, diz a autora.

 

Sobre Morena Cattoni

É uma carioca multifacetada, tendo explorado diversos papéis na vida, desde atriz e diretora até dramaturga e professora. Sua paixão por palavras e narrativas é evidente em cada página deste livro. Além disso, a inspiração para esta história veio de sua própria família, especialmente de Letícia, sua enteada, que serviu de inspiração: aos 10 anos decidiu pintar os cabelos de azul, mostrando desde cedo sua determinação em ser ela mesma. 

 

Projeto Leiturinhas

 O Projeto Leiturinhas pretende desenvolver o interesse das crianças pela atividade da leitura e do conhecimento de novos autores. “Queremos colaborar com a formação de plateia de espetáculos culturais, não só de literatura, mas de várias linguagens artísticas. Em cada edição, a abordagem vai trazer atividades diferentes de acordo com o autor e a temática do livro. Além da leitura dramatizada, teremos inserções musicais do universo infantil”, destaca a diretora do Centro Cultural, a coreógrafa e bailarina Flávia Tápias. 

 

 Sobre o Centro Cultural Espaço Tápias   

O Centro Cultural Espaço Tápias, inaugurado em 30 de abril de 2022, na Barra da Tijuca, bairro da zona oeste do Rio de Janeiro, nasce com o propósito de transformar vidas, dar oportunidades e realizar sonhos.  

Além da programação artística com espetáculos para todos os públicos, sob a curadoria da Direção do Espaço Tápias, a Sala Maria Thereza Tápias é palco, durante o ano inteiro, das mais diferentes ações ligadas às artes cênicas. O foco principal é o intercâmbio entre culturas, linguagens, expressões e técnicas, em suas diferentes formas de traduzir múltiplas visões de mundo – sem “pré” conceitos, com liberdade para a inovação e oferecendo o máximo de apoio para a criação de novos conceitos. Ou seja, um lugar perfeito para fortalecer e divulgar a dança contemporânea e todas as suas vertentes.

 


Serviço:

Projeto Leiturinhas

Livro “”A menina do cabelo azul”- Leitura dramatizada

Local: Centro Cultural Espaço Tápias – Sala Maria Thereza Tápias

Endereço: Av. Armando Lombardi 175 – 2º andar – Barra da Tijuca

Data: 19 de maio – domingo

Horário: 15h

Duração: 40 minutos

Entrada Gratuita

Classificação etária: Livre

https://www.sympla.com.br/produtor/espacotapias 

O Espaço Tápias conta com o patrocínio da Brasilcap e do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Sair da versão mobile