Projeto Futuro Presente celebra o mês das crianças

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O projeto Futuro Presente teve início em junho e segue até novembro deste ano com uma programação composta de palestras, shows e oficinas que apontam para o futuro e abordam cultura, empreendedorismo, conquistas, inovação e tecnologia no Espaço Conceito Banco do Brasil -RJ,  local que combina atendimento bancário com ambientes de interação, informação e programação cultural, no térreo do CCBB Rio de Janeiro.

No dia 05/10, um time de peso se reúne em um bate-papo solto sobre empreendedorismo nos games, e-sports e metaverso.  Participam Peterson Rodrigues fundador da Gaming Culture, especializada em Esports e Games e Felipe Funari, co-fundador e diretor da W7M Investments Group, e tem um time de e-sports W7M. Ambos possuem uma relação de negócios com o Banco do Brasil. A streamer e produtora de conteúdo gamer do Squad Banco do Brasil Ana Xisdê complementa o time. E, ainda, Daniel Lima, da área de Inteligência Artificial e Tecnologias Emergentes do BB, apresentará cases do banco no metaverso, incluindo uma ação mais recente, no Roblox.  Com mediação do jornalista David Tavares, o papo percorrerá a trajetória de Peterson, Felipe e Ana Xisdê na criação de comunidades digitais e conectando marcas ao universo dos games e do e-sports, com ênfase no relacionamento com o Banco do Brasil e a estratégia de inovação da instituição.

O outro destaque da programação fica por conta do “Embaixador do Skate Brasileiro”, Bob Burnquist. No dia 12/10, às 18h00, o atleta, patrocinado pelo Banco do Brasil, fará a palestra no “Vitórias Dentro e Fora dos Campeonatos”. Bob contará sua história no skate, de como começou no esporte aos 10 anos de idade em virtude de uma eventualidade cotidiana e como chegou ao topo no esporte, sendo conhecido mundialmente como o “Embaixador do Skate no Brasil”. Uma história marcada por vitórias e conquistas, incluindo a participação no Hall da Fama do skate desde 2010 e sendo eleito sete vezes o melhor skatista do ano, além de ser o único Brasileiro S.O.T.Y. pela revista Thrasher nos Estados Unidos. Bob também contará como o skate foi e é sua inspiração para a criação e atuação do Instituto Skate Cuida (ISC), desde 2020. A apresentação é do jornalista Guilherme Guedes.

Também como parte da programação do projeto Futuro Presente, o  Lab Maker, no Espaço Conceito Banco do Brasil – RJ, recebe oficinas que visam estimular a formação e experimentação de tecnologias para desenvolver ideias e projetos, voltadas para pessoas de todas as idades e que queiram desenvolver suas competências no mundo da tecnologia. As atividades já começam no dia 1°, com “Robótica na prática: massinha condutiva”, com Manoela Costa e Renata Rocha, e segue no dia 2 com “Criação de conteúdos imersivos: aprenda a desenvolver filtros para Instagram com Spark AR”, ministrada por Vinicius Arcoverde. No fim de semana seguinte é a vez de Ana Cardoso e Romulo Matteoni ensinarem sobre “Criação de conteúdo para redes sociais: design e narrativa visual”, no dia 8, e Barbara Castro mostrar como se dá a “Programação na prática: produza peças visuais de maneira criativa com Processing”, no dia 9. E no dia 10, Leonardo Jarlicht será o responsável pela oficina “Reciclagem: crie acessórios de moda a partir de materiais recicláveis”. 

No dia 15, a diversão segue com “Upcycling: TOYART – aprenda a fazer brinquedos com materiais reutilizados”, com Rey Silva, e “Arte digital: NFT para artistas, do conceito à prática”, com Uno de Oliveira. No dia 16, Mário Lima ensina “Impressão 3D na prática: massinha digital”. Ronaldo Vasconcelos mostra como fazer “Iniciação ao corte à laser: design de acessórios de moda” no dia 22 e Paula Cruz fala de “Arte digital: técnicas de ilustração digital com Procreate”, no dia 23. E no último fim de semana, o ciclo traz “Reciclagem: fabricação sustentável de papel”, com Carol Esteves e Flora Schneider, no dia 29, e “Iniciação ao corte à laser: criação de brinquedos e esculturas em fatias”, com João Azevedo e Pedro Azevedo, no dia 30/10. 

Já os pocket shows privilegiam a nova cena musical carioca e acontecem mensalmente, às sextas. E o de outubro está muito especial, com Késia mostrando as músicas de seu EP “Intensa”, lançado em dezembro de 2021 como um compacto de love songs que trata de afeto em 5 momentos distintos dentro de um relacionamento.

 

Dia das Crianças no CCBB 

Para comemorar o Dia das Crianças e o aniversário de 33 anos do CCBB, no dia 12 de outubro o público de todas as idades está convidado a participar de diversas atividades. Nesse dia de celebração, toda a programação é gratuita e as crianças ainda recebem um lanche especial. A data será marcada pela abertura da exposição OSGEMEOS: nossos segredos e é também o último dia para conferir a exposição Playmode. No quarto andar, as mostras de fotografia Fotógrafos italianos no florescer da fotografia brasileira e Oceanofotográfica e o BB e sua história ocupam as salas. Nos teatros, o Festival Intercâmbio de Linguagens (FIL 2022) traz uma série de eventos, como os espetáculos Pianíssimo, um musical de Tim Rescala, Vitrolinha, com a Palhaça Rubra, Ler é um espetáculo, com Ivan Zigg, e a reapresentação do sucesso Tatá, o travesseiro. Na biblioteca, o Clube de Leitura CCBB 2022 convida para um bate-papo com o escritor de literatura infanto juvenil Godofredo de Oliveira Neto sobre a obra de Alexandre Dumas. O Programa CCBB Educativo participa da programação com diversos horários de visita mediada às exposições e patrimoniais. Nas atividades especiais para a data, estão a Hora do Conto e oficina de dança urbana. No Espaço Conceito BB, o Futuro Presente traz oficinas de arte e tecnologia e uma palestra com o skatista Bob Burnquist. Mais voltados para o público adulto, a programação traz o concerto do Música no Museu e a peça Ficções, estrelada por Vera Holtz. Confira a agenda completa dessa data no site do CCBB – bb.com.br/cultura. Nossos restaurantes, cafeterias e loja oferecem ainda mais descontos para clientes Banco do Brasil (verifique as condições no local). 

A entrada para toda a programação do projeto é gratuita e os ingressos podem ser emitidos diretamente na bilheteria do CCBB RJ ou no site/app da Eventim, sempre disponibilizados 1h antes de cada atividade / evento.

Classificação indicativa: livre

Mais informações: bb.com.br/espacoconceito

twitter.com/ccbb_rj | facebook.com/ccbb.rj | instagram.com/ccbbrj  


SERVIÇO:

Futuro Presente  

Espaço Conceito Banco do Brasil – CCBB RJ 

R. Primeiro de Março, 66 – térreo – Centro, Rio de Janeiro – RJ 

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA – OUTUBRO 2022

1/10 – 10h e 14h

Oficina: Robótica na prática: massinha condutiva (a partir de 4 anos), com Manoela Costa e Renata Rocha

 

2/10 – 14h

Oficina: Criação de conteúdos imersivos: aprenda a desenvolver filtros para instagram com Spark AR (a partir de 10 anos), com Vinicius Arcoverde 

 

5/10 – 18h

Bate-papo: “Empreendendo nos Games, E-Sports e Metaverso”, com Ana Xisdê, Peterson Rodrigues, Felipe Funari e Daniel Lima. Mediação: David Tavares

(bate-papo com tradução em  libras) 

 

8/10 – 10h e 14h 

Oficina: Criação de conteúdos para redes sociais: design e narrativa visual (a partir de 7 anos), com Ana Cardoso e Romulo Matteoni

 

9/10 – 10h e 14h 

Oficina: Programação na prática: produza peças visuais de maneira criativa com Processing (a partir de 7 anos), com Barbara Castro

 

10/10 – 10h e 14h 

Oficina: Reciclagem: crie acessórios de moda a partir de materiais recicláveis (a partir de 7 anos), com Leonardo Jarlicht

 

12/10  – 10h e 14h 

Oficina: Arte digital: pintura de personagens (a partir de 7 anos), com Sofia Travassos

 

12/10 – 16h

Oficina: Criação de conteúdos imersivos: aprenda a desenvolver filtros para instagram com Spark AR (a partir de 10 anos), com Vinicius Arcoverde 

 

12/10 – 18h

Palestra: “Vitórias dentro e Fora dos Campeonatos”, com Bob Burnquist. Mediação: Guilherme Guedes]

 

15/10 – 10h 

Oficina: Upcycling: TOYART – aprenda a fazer brinquedos com materiais reutilizados (a partir de 4 anos), com Rey Silva

 

15/10 – 14h 

Oficina: Arte digital: NFT para artistas, do conceito à prática (a partir de 14 anos), com Uno de Oliveira

 

16/10 – 10 e 14h

Oficina: Impressão 3D na prática: massinha digital (a partir de 4 anos), com Mário Lima

 

22/10 – 10h e 14h 

Oficina: Iniciação ao corte à laser: design de acessórios de moda (a partir de 7 anos), com Ronaldo Vasconcelos

 

23/10 – 10h e 14h 

Oficina:  Arte digital: técnicas de ilustração digital com Procreate (a partir de 7 anos), com Paula Cruz

 

28/10 – 18h

Show: Késia

 

29/10 – 10h e 14h

Oficina: Reciclagem: fabricação sustentável de papel (a partir de 4 anos), com Carol Esteves

e Flora Schneider

 

30/10 – 14h 

Oficina:  Iniciação ao corte à laser: criação de brinquedos e esculturas em fatias (a partir de 4 anos), com João Azevedo e Pedro Azevedo

 

 

BIOGRAFIAS:

Ana Cardoso e Romulo Matteoni são designers e sócios da 2ml design, um estúdio com foco em design generalista e consultoria em design estratégico e posicionamento de marca para pequenos e médios empreendimentos. Ao longo de 13 anos, o estúdio já trabalhou atendendo clientes por todo o país e exterior, como Fiocruz, Ministério da Saúde, Casa da Palavra, Edições de Janeiro, Riobooks, 2AB, EdUFMT, EdUFF, Novas Ideias, RAF Arquitetura, Rodoil, EPAM Systems, Maré Relógios, entre outros. Ana é designer formada pela PUC-Rio com passagem pela Apple Developer Academy. Romulo é designer formado pela PUC-Rio e professor universitário com especialização em Design e Educação. 

Ana Xisdê é a maior gaminfluencer do país. Com apenas 27 anos, ela é a primeira jurada brasileira do prêmio Esportes Awards, o Oscar dos Games. Antes de dominar o cenário gamer, ela foi pedagoga especializada em ensino de matemática. Seu interesse por jogos começou ainda na adolescência, ao acompanhar o trabalho de tecnólogo do pai. Juntos, pai e filha testavam a potência das máquinas e da internet através de jogos que Ana gostava. Já profissionalmente no mundo dos Games, Ana participou de eventos como BGS, o palco de games da CCXP (Comic Con Experience) e Poco X3, para a Xiaomi, em 2020, entre outros. Em 2019, foi eleita a Melhor Caster BR pelo Prêmio Esports Brasil (maior premiação dos e-esportes da América Latina). Em 2020, foi finalista a Apresentadora do Ano pelo Esports Awards. Em 2021 se tornou jurada deste mesmo prêmio internacional e também foi indicada na categoria Apresentadora do Ano. 

Barbara Castro é artista, designer, pesquisadora, programadora e professora. Doutora em Artes Visuais pelo PPGAV/EBA/UFRJ, Barbara leciona no Departamento de Artes & Design da PUC-Rio disciplinas relacionadas à programação criativa, novas tecnologias e culturas regenerativas. Sua pesquisa teórico-prática em arte computacional e visualização artística de dados aborda o instinto de sobrevivência, a vitalidade e o antropoceno. É sócia e diretora de criação do estúdio Ambos&& que realiza consultoria e curadoria de exposições e instalações interativas em museus como Museu do Amanhã, CCBB, Museu Nacional, entre outros.  

Bob Burnquist é filho de pai americano e mãe brasileira. Conhecido como “Embaixador do Skate Brasileiro”, tamanha sua contribuição para o esporte no Brasil e fora dele, Bob entrou para o rol que tem no topo nomes como o americano Tony Hawk. O skate entrou na vida de Bob quando ele tinha 10 anos de idade, e aos 19 ele mudou-se para os Estados Unidos para seguir a carreira no esporte. Apenas dois anos depois, Bob foi eleito pelos leitores da revista americana “Thrasher” como o melhor skatista do ano. Desde que se profissionalizou nos EUA, Bob faturou os mais importantes campeonatos organizados por emissoras de TV norte-americanas e eventos WCS (World Cup Skateboarding). Ganhou o Laureus World Sports Award, o “Oscar” dos esportes, na categoria esportes radicais, sendo o único brasileiro a concorrer ao prêmio. Em 1999, entrou para a seleta lista de personagens do videogame “Tony Hawk Pro Skater”, da Playstation. Em 2020 fundou o Instituto Skate, que tem viés colaborativo e integrado com as áreas do Esporte, Saúde, Cultura, Educação e Ciência, com atividades que incluem promoção de palestras e workshops, disseminando a prática de skate como terapia e atividade esportiva que traz equilíbrio à vida; apoio ao desenvolvimento de programas educacionais, oficinas de arte, esporte e nutrição; criação e apoio ao desenvolvimento local, fomento de ações multidisciplinares voltadas à reabilitação e inclusão social de indivíduos em situação de maior vulnerabilidade; realização de exposição de obras de arte com skatistas e promoção das artes em grafite; promoção e incentivo do público brasileiro e estrangeiro no envolvimento com skate, arte e cultura do Brasil. 

Carol Anchieta é jornalista com passagem por veículos como TV Unisinos, Canal Futura, Rede Globo e RBS TV. Cria do cenário da cultura urbana seu trabalho voltado para o jornalismo cultural prioriza a arte e todas as formas de expressão e pertencimento cultural.  Feminista antirracista, Integra o coletivo  de estudos Atinúké – Pensamento de Mulheres Negras (RS) atuou como Assessora de Diversidade da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, é mestra em Design e assina como editora e curadora da Corpo Futuro, Revista de Arte de edição semestral feita para leitura e contemplação de obras criadas para arte impressa.  

Carol Esteves é formada em Publicidade e Propaganda, com ênfase em planejamento estratégico pela ESPM Rio (2018). Desde 2019 está imersa no ecossistema de empreendedorismo e impacto socioambiental, atuando de forma autônoma com empresas do segmento de impacto socioambiental e inovação, e como Sócia-Diretora da Schöpf Papier. 

Daniel Lima é funcionário do BB desde 2005, atua como gestor na área de Inteligência Artificial (IA) do Banco do Brasil. É graduado em Engenharia da Computação e com MBA em Gestão Estratégica em Relacionamento com Cliente. Está na Diretoria de Tecnologia do BB há mais de 15 anos e atualmente atua na coordenação de diferentes times de IA e na liderança de iniciativas inovadoras com uso de tecnologias emergentes. 

David Tavares é host de todos os eventos do BB na Twitch, David é jornalista e profissional de comunicação, com pós-graduação em marketing estratégico. Também conhecido como DVD, David também teve passagem pela Brasil Game Show (BGS) como apresentador e supervisor audiovisual de 2018 a 2020. Antes disso, trabalhou seis anos no jornal O Fluminense, participando da cobertura da Copa do Mundo de 2014, do UFC (2015) e do Carnaval no Rio de Janeiro. Além disso, cobriu as Olimpíadas de 2016 pelo canal SporTV. Apaixonado por games desde muito cedo, ele traz, nas suas lives, conteúdos divertidos e gameplays enquanto entrevista personalidades do cenário dos jogos eletrônicos. 

Felipe Funari é o co-fundador e diretor da W7M Investments Group. Sua carreira profissional começou em 2011, quando, junto com seu pai, administrava um bar na Vila Madalena. Em 2013, após um período colecionando experiências, foi convidado por seu atual sócio a fundar a Wake Up, uma empresa de mídia programática que revolucionou o cenário da publicidade trazendo tecnologias internacionais para o mercado brasileiro. Em 2014, analisando as novas tendências do mercado nacional, Felipe e seu sócio decidiram criar a W7M Investments Group, visando investir, inovar e ajudar empresas e agências do ramo de mídia digital. Com o objetivo expandir ainda mais suas frentes de negócios, em 2017, Funari conheceu melhor o cenário de games e esports e decidiu entrar de vez nesse universo que crescia cada vez mais. A partir daí, criou a W7M Gaming (atual W7M Esports), uma das primeiras e mais consolidadas organizações de games do Brasil, e a Ad.Ez, agência de influenciadores digitais. Estando em constante evolução dentro do cenário, em 2021, adquiriu, por meio de seu grupo de investimento, parte da agência JNTO, produtora de conteúdo responsável por criar, produzir e estruturar campanhas publicitárias, buscando, como sempre, inovar e adotar novas tendências para o mercado audiovisual. 

Flora Schneider é uma artista intimamente ligada à natureza. A partir desta ligação, desenvolve pesquisas que estão muito presentes em seus trabalhos, principalmente após ter morado na Chapada dos Veadeiros em 2017. Seu trabalho a faz sentir viva: é sobre transbordar essa floresta interna que habita todos nós através da arte. 

Guilherme Guedes é jornalista, apresentador e pesquisador musical. Desde 2013 apresenta transmissões ao vivo de shows e festivais no Multishow e no Canal Bis, onde também produz roteiros de programas musicais e material de pesquisa e conteúdo jornalístico. Desde 2017 apresenta e roteiriza o “Experimente”, programa de entrevistas do Canal Bis com curadoria dedicada à nova geração da música brasileira. Em maio de 2020 lançou o podcast musical “Queijo Quente” e em fevereiro de 2021 lançou o “Quarta às Nove”, programa semanal de entrevistas em seu perfil no Instagram. Já colaborou para veículos como UOL, Rolling Stone Brasil e Tenho Mais Discos Que Amigos. 

João Azevedo é carioca, vascaíno e designer graduado pela UFRJ. Mestre e doutor em Design pela PUC-Rio, trabalhou por anos na indústria moveleira do Rio, especializando-se em materiais naturais. É professor e pesquisador na PUC-Rio onde desenvolve pesquisas sobre biomimética, especialmente bolhas de sabão e suas formas, que ja foram apresentadas em eventos como a Rio+20 e publicadas em diversos países mundo afora. É sócio fundador da maré, empresa especializada em upcycling de materiais – como madeira, jeans e alumínio – que produz relógios, óculos e acessórios  por meio da fabricação digital. 

Késia ganhou projeção nacional através das participações nos musicais Beth Carvalho e Elza Soares, assim como nos programas The Voice Brasil (2012) e Fora de Hora (2020 – TV Globo). Na música, já trabalhou com nomes como: Sain, A Banca 021, Coruja BC1, MC Tchelinho (Heavy Baile) e HIRAN. Em 2020, lançou as autorais “Clima de Prazer” e “Tua Hora” no projeto “Proteja Os Seus Sonhos (POSS)”,  desenvolvido pela AUR em parceria com o MangoLab. Em 2021, participou do POSS – Volume 2, com “Baile de Pretx” em parceria com HIRAN. O seu primeiro EP, “INTENSA”, lançado em dezembro de 2021, é um compacto de love songs que trata de afeto, em 5 momentos distintos dentro de um relacionamento. Para contar essa história a artista abusou dos timbres de R&B, mesclados com elementos mais ritmados da música brasileira.


Leonardo Jarlicht é formado em Design pela PUC-Rio, com passagem pelo curso de Design da Universidade de Middlesex, em Londres. Trabalhou em varios escritórios de design de produto no Rio de Janeiro. Em 2021, idealizou a marca Vaique: um laboratório de soluções materiais que se dedica a explorar e desenvolver materiais não convencionais de baixo impacto  voltado para o mercado.

 Manoela Costa, social media  e educadora maker, graduanda em design de mídia digital pela PUC-Rio e Co-fundadora do Cria Maker. Trabalha com ensino tecnológico como meio de desenvolvimento de habilidades para adolescentes e crianças desde 2016, principalmente em projetos de impacto social. 

Mario Lima é carioca, nerd, maker e designer de produto. Formado em 2009 pela UFRJ, lida com as tecnologias de impressão 3D desde 2014, quando montou sua 1ª impressora. É mestre em design pela PUC-Rio, com o tema “Impressão 3D na Educação Infantil” e atualmente é doutorando com o tema “Bioimpressão 3D”. Já trabalhou em indústrias, agências e atualmente é designer na Fundação Cecierj e um dos sócios do Medula Studio. 

Paula Cruz é designer e ilustradora.É formada na graduação pela EBA/UFRJ e mestra em Design pela PUC-Rio, onde desenvolveu pesquisa sobre publicações híbridas e novas formas de leitura. Ela atravessou o Atlântico para estudar os mestres do design holandeses na Willem de Kooning Academie em Rotterdam, Holanda. Atualmente mora no Rio de Janeiro e atua como professora de design + ilustração no Crehana e na Miami Ad School desde 2019. Já trabalhou para clientes como Google, Spotify, Whatsapp, Editora Intrínseca, TAG Livros, Adidas, Netflix e Youtube Brasil.Paralelamente ao trabalho e estudos, constrói projetos autorais que unem design, ilustração e pesquisa, tais como livros, cartazes e quadrinhos. 

Pedro Azevedo é carioca, botafoguense, surfista e faixa preta de jiu jitsu. Cursou Geografia na PUC-Rio, onde trabalhava em pesquisas de ecologia em campo. Empreendedor desde novo, por anos trabalhou com moda, outra de suas paixoes. Desde 2017 tornou-se sócio da maré empresa especializada em upcycling de materiais – como madeira, tecidos e alumínio – que produz relógios, óculos e acessórios por meio da fabricação digital. 

Peterson Rodrigues é fundador da Gaming Culture, agência especializada em aproximação de marcas ao mercado gamer. Geek, gamer e escritor, Peterson tem mais de dez anos de experiência com B2B, fundou a Gaming Culture em 2020 e de lá para cá atenderam marcas como Banco do Brasil, Claro, AOC, JBL e Outback. Além disso, atua, via US Media, como Sales manager para Fandom.  

Renata Rocha, designer de interação e educadora maker, formada em design de mídia digital pela PUC-Rio e co-fundadora do Cria Maker. Desde 2018 trabalha com ensino de tecnologia e o uso dessa habilidade como ferramenta de desenvolvimento pessoal e social. 

Rey Silva é designer de produto e artista visual. Desde pequeno desmonta brinquedos, “Faz Arte” e “Inventa Moda”. Se encantou pelas artes nas aulas da escola, não parou de desenhar e fazer ao longo da sua vida acadêmica. Cursou Desenho Industrial com foco no desenho de Produtos na Escola de Belas Artes da UFRJ. De família Maker, sempre esteve cercado dos mais diversos materiais e processos de fabricação de objetos individuais, coletivos, utilitários e poéticos. 

Ronaldo Vasconcelos, designer multidisciplinar com foco em tecnologia e branding. Sua pesquisa gira em torno do desenvolvimento de novas formas orgânicas, conectando produto, moda, visual e marketing. Em 2019, criou sua primeira marca, SOLE, um laboratório experimental com a premissa de criar com outros designers formas e conceitos na moda. Atuou em diferentes empresas como C&A, Winnin, Silva Produtora, Aromaria, Manuela Xavier. Atualmente é designer visual na marca FARM onde concebe mídias criativas nas principais plataformas digitais da marca. 

Sofia Travassos fez parte da área de Arte, desenvolvendo animações e artes conceituais e finais para jogos eletrônicos do iCAD Games/VisionLab. Hoje atua como monitora Laboratório de Artes em Ilustração e Animação – PUC-Rio sendo responsável pelo auxílio aos estudantes no area de ilustração e animação, além de participar das produções do Núcleo de Arte Digital e Animação (N.A.D.A.). 

Uno de Oliveira trabalha com computação gráfica há mais de 15 anos. Apaixonado por coisas novas, está sempre indo atrás do que ainda não sabe. Isso é o que o move, sempre buscando a intercessão entre a tecnologia e a arte. Acredita que a experimentação é a principal válvula de escape de um profissinal de design e a mais importante forma de evolução dentro da profissão. Atualmente trabalha como Criative Director na Lightfarm Studios, e um dos curadores do MakersPlace, uma das mais importantes plataformas de cryptoart do mundo.  

Vinicius Arcoverde navega pelos campos de 3D, tecnologia e Experiência do Usuário. Facilita e cria soluções com clientes, times e usuários para resolver problemas criativos por meio de técnica, pesquisa e empatia. Com Scholarships, prêmios e artigos na bagagem, hoje atua como Designer/pesquisador para a DASA no Laboratório de BioDesign usando o digital, além de novas tecnologias como realidade virtual e aumentada como ferramentas para a área da saúde.