Projeto Conhecendo a Cidade pela Porta da Frente levará 35 crianças ao Restaurante Da Carmine – Niterói

0
118

No dia 19 de junho, quarta-feira, das 17h às 19h, 35 crianças vão jantar no Restaurante Da Carmine, que fica na Rua Mariz e Barros, 305 – Icaraí, em Niterói. A iniciativa faz parte do Projeto Conhecendo a Cidade Pela Porta da Frente, cuja essa edição está recebendo apoio financeiro de diversos empresários niteroienses. O objetivo deste evento é levar crianças e adolescentes das favelas de Niterói para conhecerem, pela porta da frente, lugares que seus familiares, muitas vezes só tem acesso como empregados pela porta dos fundos. Na ocasião, a garotada vai assistir a uma palestra sobre a imigração italiana e uma aula de uma receita, em seguida, vão degustar algumas pizzas e um doce clássico mediterrâneo e terão direito à uma bebida de sua escolha.

A idealizadora do projeto é Laila dos Santos, escritora e jornalista oriunda também das favelas da região. Além de empresários de diversos setores, ela também conta com o apoio de artistas/atores famosos, como Paulo Betti, Malú Mader, Cláudia Ohana, entre outros. Desta vez, o jantar para a garotada vai comemorar os dois anos do Projeto Conhecendo a Cidade Pela Porta da Frente. Ao todo, 50 crianças, jovens e adolescentes fazem parte deste movimento e eles moram nas comunidades Atalaia, 600, Beltrão, Cavalão, Cutia, Estado, Iara, Jonatas Botelho, Matos Coutinho, Otto, Preventório, Sem Terra, Souza Soares, Teixeira de Freitas, Vila Ipiranga, Viradouro, Vital Brazil e Zulu. Durante dois anos de existência, a meninada já conheceu o Cristo Redentor, a Cidade das Artes, Quilombo do Grotão, Centro Cultural da Justiça (Exposição Luiz Gama – Uma Voz pela Liberdade), Centro de Educação Ambiental Gênesis, o Cine Arte UFF, o Teatro Riachuelo (Companhia Colombiana de Ballet) etc…. Quem quiser conhecer e ou ajudar essa iniciativacultural, educacional e social, basta acessar o Instagram @lailadossantoss,  ou ligar para (21) 96880-0877.   

“Eu venci na vida por meio da educação, me formei na universidade, fui morar na Europa, fiz mestrado em Comunicação. Também sou cria das comunidades de Niterói, sei o quanto foi difícil chegar até aqui e, por conta disso, quero retribuir ao universo, a força divina tudo que obtive. Só podem fazer parte do projeto crianças, jovens e adolescentes que estão matriculados na escola”, comenta Laíla dos Santos.

 

Minibiografia de Laíla dos Santos

Jornalista, escritora, ativista pela educação pública de qualidade em tempo integral, Mestra em Comunicação de Massa pela Universidade La Sapienza de Roma, nasceu e cresceu no alto do Morro do Cubango em Niterói – RJ. Em 2015, voltou da Europa para ajudar, com a sua Associação Laíla dos Santos pela inclusão (ALDSI), para não só quebrar o racismo geográfico com os passeios culturais proporcionados pelo projeto, mas com a identificação das crianças e adolescentes em suas habilidades, para com a ajuda da iniciativa pública e privada direcionar essa garotada para ambientes de excelência dentro de cada especificidade.

O Projeto também conta com a ajuda de líderes comunitários para a realização de tal feito.