No próximo dia 02/09, às 11 horas, o Theatro Net Rio (Rua Siqueira Campos, 143 – Copacabana) recebe o espetáculo teatral “Brincantes do Brasil”, um grande passeio pelas lendas brasileiras, cantigas de ninar, cantigas de rodar, cantigas de bem querer e jogos infantis, com brincadeiras, contação de história, bonecos, adereços e música ao vivo. Em 45 minutos, a peça casa a simplicidade das brincadeiras populares com a magia da leitura e do folclore e fortalece os vínculos entre a literatura oral e a cultura popular. Com patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura e da Escola Nova, apoio de Estante Virtual, Trial (Rio) Tecnologia Ambiental, e Apsis Consultoria Ambiental, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.
Até setembro o espetáculo, que faz parte do projeto “Brincantes do Brasil”, reunirá mais de dois mil alunos da rede de escolas municipais da cidade do Rio de Janeiro. Além da peça serão distribuídos gratuitamente para alunos do ensino fundamental da rede pública dois mil livros com aquelas que são as primeiras memórias sonoras da infância. O livro “Brincantes – Ô, abre a roda” traz cantos e contos que fazem parte da cultura popular brasileira, da sabedoria do povo e que são transmitidas de pais para filhos a diversas gerações.
Nele estão cantigas de ninar como:
Boi, boi, boi
Boi da cara preta
Pega essa criança
Que tem medo de careta
Boi, boi, boi
Boi da cara branca
Pega essa criança
Que tem medo de carranca
Cantigas que fazem girar, como:
A canoa virou
Vou deixar ela virar
Foi por causa da Joáo
Que não soube remar
Ai se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Eu tirava a Joáo
Lá do fundo do mar
Siri pra cá,
Siri pra lá
Joáo é velho
E não vai casar
A peça dirigida por Guilherme Miranda apresenta duas das histórias que estão no livro: “A Lenda da Noite”, sobre a criação da noite contada pelos índios da Amazônia e “Beija-Florzinho”, sobre encantos do canto da ave. No palco, atores dançam, cantam, tocam instrumentos, como violão, pandeiro, sax, tantan, bongô, agogô, chocalhos e brincam com a plateia junto com bonecos animados de diversos tamanhos.
Os ingredientes da obra nascem da cultura anônima, espontânea, durável, persistente e que sobrevive em plena era digital. O projeto é norteado pelos conceitos de Identidade /Acolhimento /Vivência/ Pertencimento.
O livro escrito por Daniela Chindler e Flávia Rocha, com pesquisa folclórica de Joaquim de Paula e ilustrações de Cintia Faria, tem quatro capítulos: “Quando a noite chega com as cantigas de ninar”, “Quando o dia amanhece com os primeiros jogos”; “Quando eu entrei na roda com as cantigas que fazem girar” e “Quando o amor acontece com as cantigas de bem querer”. Apresenta quatro histórias, inúmeras cantigas e pequenos textos em formato de almanaque.
Programação
27/08, às 10h – Escola Municipal Menezes Vieira – R. Boa Vista, 154 –
Alto da Boa Vista
28/08, às 10h – Escola Municipal Diogo Feijó – Estr. da Paz, 1474 –
Alto da Boa Vista
29/08, às 9h – Escola Municipal Capistrano de Abreu – Rua Pacheco
Leão, 984 – Jardim Botânico –
30/08 às 10h e às 15h – Escola Municipal Pedro Ernesto – Rua
Professor Abelardo Lobo, 5 – Lagoa
31/08, às 10h e às 14h – Escola Nova – Rua Major Rubens Vaz, 392 – Gávea
02/09, às 11horas – Theatro Net Rio (Rua Siqueira Campos, 143 – Copacabana)
04/09, De 9h às 12h – Biblioteca Popular de Irajá – Av. Monsenhor
Félix, 512 – Irajá
05/09, às 10h30min – Escola Municipal Marechal Esperidião Rosas – Rua
Duque De Caxias, 5 – Caju
06/09, às 10h e às 15h – Escola Municipal Lucia Miguel Pereira – R.
Martagão Gesteira, S/N – São Conrado
SERVIÇO:
Evento: “Projeto Brincantes do Brasil”
Período: Dia 02 de setembro
Público: Convidados
Local: Rua Siqueira Campos, 143 – Copacabana, Zona Sul do Rio
Valor: Gratuitas
Faixa etária: livre