Primeiro show do grupo Quartô no Centro da Música Carioca Artur da Távola

0
495

Quartô é o encontro de quatro amigos que fazem música juntos e separados há muitos anos. Quartô é um coletivo de mãos, mentes, ideias, talentos que se reúnem no tempo propício, quando a estrada já é longa, somando suas experiências para trilhar novos caminhos. Quartô são quatro artistas que acolhem outros artistas e assim fazem a roda girar, expandindo os horizontes das novas canções.

Quartô é o grupo formado por: Cacala Carvalho, Felipe Radicetti, Marianna Leporace e Rômulo Gomes, criadores do selo Zênitha Música, que encontraram na ação coletiva o formato ideal para expressar e fazer circular a sua arte, crescendo para além das fronteiras estabelecidas pelo mercado formal da música.

O primeiro show do grupo é inteiramente autoral, com composições criadas a partir do encontro dos quatro para a criação do novo selo, além de canções autorais antigas, que já fazem parte de seus repertórios.  São quatro vozes, Felipe toca piano e Rômulo se reveza entre o baixo e o violão.

REPERTÓRIO

01.    Caminhos da Canção (Cacala Carvalho, Felipe Radicetti, Marianna Leporace e Rômulo Gomes)

02.    Rosa do Deserto (Cacala Carvalho e Rômulo Gomes)

03.    Canção Mediterrânea (Marianna Leporace e Felipe Radicetti)

04.    A Ver Navios (Cacala Carvalho e Marianna Leporace)

05.    Duplo Espelho (Felipe Radicetti e Ferreira Goulart)

06.    Canto de Roda da Pedra do Sal (Felipe Radicetti)

07.    Casa de Mãe, Casa de Filha (Felipe Radicetti e Luhli)

08.     A Tal (Marianna Leporace e Gilvandro Filho)

09.    Portas Abertas (Marianna Leporace e Leo Nogueira)

10.    Fim da Linha (Marianna Leporace e Cacala Carvalho)

11.    Vista Pro Mar (Rômulo Gomes)

12.    Bicho-Amor (Rômulo Gomes)

13.    De Longe (Rômulo Gomes)

14.    Nana Naná (Cacala Carvalho)

15.    Sem Querer (Cacala Carvalho e Arthur Maia)

16.    Pode Ir (Cacala Carvalho e Emerson Mardhine)

SOBRE OS ARTISTAS

Cacala Carvalho

A cantora e compositora iniciou sua carreira em 1987 no Rio de Janeiro. Compõe há 25 anos, bebendo no imaginário das ruas e praias do Rio de Janeiro e de Niterói, cidade de sua família paterna. Tem dois álbuns solo gravados e mais sete com projetos em grupo. É integrante do grupo Arranco de Varsóvia. Cresceu ouvindo muita MPB, bebeu na fonte do rock brasileiro de Zé Rodrix e Rita Lee. Se apaixonou pelo som das guitarras e definitivamente se identificou com a psicodelia dos anos 70 no Brasil, quando o grupo musical Secos & Molhados ganhou sua atenção. Foi neste universo que nasceu a sua “Bossa Psicodélica”, como ela mesma chama sua música.

Felipe Radicetti

Radicado no Paraná desde 2016. É compositor atuante no cinema, no teatro e para o cancioneiro popular. Mestre em Música e Educação pela UNI-Rio (2010) é autor de dois livros publicados pela Editora Intersaberes: “Escutas e olhares cruzados nos contextos audiovisuais” (2018) e “Trilhas Sonoras: o que escutamos no teatro, cinema e nas mídias audiovisuais” (2020). Em 2020 lança o EP Lorca em parceria com a cantora Marianna Leporace e o guitarrista Daniel Drummond, reunindo canções de sua autoria sobre poemas do poeta espanhol Federico García Lorca. Discografia: Homens Partidos (2000), SuperLisa (2003 e 2006, ed. no Japão em 2005); Sagrado Profano 2006; Europa (2013); America (2015) e Lorca (2019).

Marianna Leporace

Cantora, jornalista e produtora, muito atuante no cenário da música independente brasileira, inclusive na área de política cultural. Lançou doze CDs e um EP, entre projetos solo e em grupo. Dirige o Coletivo de artistas “Meu Caro Amigo Chico Buarque” e é uma das idealizadoras do Brazilian Baltic Festival, realizado na Letônia. Apresenta o programa “Marianna Leporace Convida” onde entrevista pessoas da área cultural, em seu canal do YouTube e o programa “Música é Direito”, ao lado de Felipe Radicetti e da Dra. Vanisa Santiago, sobre Direitos Autorais, no canal Música de Propósito. Com o cantor e compositor João Pinheiro criou uma live de música, bate-papo e entrevistas, que acontece quinzenalmente no Instagram.

Rômulo Gomes

O músico é natural de Campos dos Goytacazes. Em 2015, ganhou o Prêmio da Música Brasileira, na categoria Melhor Grupo de MPB, com o ZR TRIO, ao lado de Zé Renato e Tutty Moreno. Acumula 37 anos de carreira, atuando como cantor, compositor, produtor, arranjador, instrumentista e professor de música, pós-graduado em Ensino de Música Popular. Tem o privilégio de ser parceiro do consagrado e saudoso Johnny Alf. Como baixista acompanhou a nata da MPB em palcos ou em estúdios e fez parte da banda da cantora Maria Bethânia por 10 anos. Entre CDs e DVDs, Rômulo tem hoje sua participação registrada em mais de 130 publicações.

Mais informações

https://zenithamusica.com.br

Serviço

Show do Grupo Quartô

1º/12, quinta-feira, às 19h, única apresentação

Show: lançamento do Grupo Quartô (Cacala Carvalho, Felipe Radicetti, Marianna Leporace e Rômulo Gomes)

Felipe toca piano e Rômulo se reveza entre o baixo e o violão

Participação especial do guitarrista e violonista Canequinha

Local: Centro da Música Carioca Artur da Távola

Endereço: Rua Conde de Bonfim, 824 – Tijuca – Rio de Janeiro

Telefone: (21) 3238-3831

Ingresso: R$ 30 (R$ 15 meia-entrada)

Capacidade: 154 lugares

Duração: 1h20

Classificação: livre