A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, comemora nesta terça-feira (16/06) os 13 anos do Centro da Música Carioca Artur da Távola. Para que os frequentadores do espaço possam celebrar a data em segurança, foi preparado o projeto Centro da Música na sua Casa, que apresentará lives para o público relembrar toda a emoção e alegria de alguns dos shows que aconteceram no local durante anos.
O Centro de Música Carioca Artur da Távola é um local dedicado exclusivamente às atividades que estão relacionadas com a linguagem musical como: exposições, oficinas, palestras e workshops, aulas e shows. Nestes 13 anos,foram realizados mais de 2.500 shows, com a participação de cerca de 7.500 músicos. Além disso, também contou com a presença de aproximadamente 370.000 pessoas.
Na gestão do Centro desde 2013, o Diretor Artístico, Rubens Kurin comenta sobre a importância do espaço para a música carioca. “É um local que tem uma demanda exclusiva para linguagem musical, o que é essencial pois alcança artistas e músicos que têm uma produção intensa e precisam de um espaço com condições dignas para que apresentem os seus trabalhos. Desde a sua criação, sempre teve a preocupação de ter uma estrutura de qualidade para receber todos de maneira acolhedora. Por isso, ouvimos relatos de diversas pessoas que ficam encantadas com o tratamento que oferecemos”, declarou.
O diretor ressalta que o trabalho feito antes da sua gestão é de grande importância para o saldo positivo do Centro nos dias atuais. “Eu apenas dei continuidade e trouxe mais algumas situações que potencializaram o Centro da Música. Mas não posso deixar de agradecer e enaltecer os meus antecessores: Moacyr Luz, Cristina Braga, Caio César, Mário Sève, Cláudio Jorge e Emílio Macedo, que fizeram um serviço base. Além disso, todos esses anos de existência também são frutos de equipes profundamente comprometidas com a Cultura”, pontuou.
Para para Denise Escudeiro, Gerente dos Centros Culturais da Prefeitura, o espaço é um marco cultural na Zona Norte, do Rio de Janeiro. “É uma verdadeira jóia, um local de extrema importância e orgulho. Um lindo casarão tombado na Tijuca que nos traz a memória de outros momentos, mas que abriga teatro, estúdio, salas de estudo e ambiente para exposições, tudo com uma programação constante, intensa de alta qualidade, com a direção de Rubens Kurim”, pontuou.
Entre os artistas que já passaram pelo espaço estão: Eliana Pittman, Gilson Peranzzetta e Leny Andrade, Byafra, Áurea Martins, Roberto Menescal, Evinha, Eduardo Dusek, Golden Boys, Wanderley Cardoso, Agnaldo Timóteo, João Donato, Leila Pinheiro, Joyce Moreno, Rosemary, Joanna, Ivan Lins e Fagner.
Agenda da Programação no Facebook:
16 de Junho
16h – Jujuba e Ana Nogueira – Arraiá da alegria
18h – Cláudio Jorge – O primeiro LP ninguém esquece
20h – Jaime Alem e Nair Cândia – Estação da Muda
17 de junho
16h – Marcos Sabino
18 de junho
20h – Wanderley Cardoso
19 de junho
20h – Evinha
20 de junho
11h – Marcel Powell
21 de junho
16h – Sintonia Dominó
Serviço:
Facebook: Centro da Música Carioca Artur da Távola
https://www.facebook.com/CentroDaMusicaCariocaArturDaTavola/