Ícone do site Caminhos do Rio

Palestra online aborda o apagamento de figuras femininas na História do Brasil

Alunos dos cursos de Licenciatura do Centro Universitário de Valença – UniFAA e interessados pela História do Brasil e por religião têm um evento interessante na noite desta terça-feira, 20, a partir das 19h: uma palestra com a Doutora em História, escritora e professora da Universidade de Pernambuco (UPE), Dia Nobre. No evento, realizado online, ela vai abordar o tema do livro “Incêndios da Alma – A fascinante história da Beata Maria de Araújo”, fruto da pesquisa de doutorado e vencedor de três prêmios, incluindo o Prêmio Capes de Teses. As inscrições são gratuitas e feitas pelo link: https://faa.jacad.com.br/academico/eventos/programacao-do-evento/1702. A transmissão será feita pelo canal do UniFAA no YouTube.

 

O Milagre de Juazeiro

Trata-se de uma oportunidade para entender melhor o apagamento das histórias femininas na História do Brasil. De acordo com o estudo, em 1889, o sertão brasileiro testemunhou o que ficou conhecido como “O Milagre de Juazeiro”. Sangue sagrado brotava ao toque da hóstia na boca da Beata Maria de Araújo. A comunhão era ministrada por Padre Cícero, e o acontecimento não tardou a se tornar atrativo, reunindo multidões em Juazeiro do Norte. O episódio divino desencadeou uma batalha entre fé e ceticismo, levando a beata a enfrentar o escrutínio da Igreja e dos fiéis.

Maria de Araújo era uma mulher negra, pobre e de pouca instrução. Através de uma pesquisa profunda realizada ao longo de anos em locais como Juazeiro, São Paulo e o Vaticano, a pesquisadora apresenta detalhes dos eventos com registros e documentos originais, desde os arquivos de Juazeiro do Norte até o Arquivo Secreto do Vaticano e o Arquivo da Congregação para a Doutrina da Fé. “Incêndios da Alma” expõe uma saga de fé e resistência, lançando luz sobre uma figura apagada da história.

“A participação é aberta ao público. É uma oportunidade de os estudantes conhecerem descobertas que são feitas através da pesquisa, e a importância de não ficar preso a uma única história. Por mais passadas que essas histórias sejam, ainda podem ter relações com questões bem atuais”, observa Mônica Teixeira, Coordenadora dos cursos de Licenciatura do UniFAA, deixando um convite para que os interessados pelo tema juntem-se aos alunos do centro universitário neste evento especial. 

Sair da versão mobile