Ovo.Lar integra um projeto multidisciplinar, que relaciona o movimento corporal com um objeto escultórico, também chamado Ovo.Lar, numa performance que abrange a dança, a acrobacia aérea e linguagem teatral. Atuação da artista, designer, bailarina, arquiteta e urbanista Violeta Vilas Boas: Museu da República e MAC – Museu de Arte Contemporânea de Niterói.
A performance Ovo.Lar estreou em julho de 2023 no terraço do então Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas, em Santa Teresa-RJ. Para o processo de criação, iniciado em 2020, foram convidadas a atriz e diretora teatral Patrícia Selonk e a atriz, artista e escritora Moira Braga. Em 2022, a artista e professora Luciana Belchior (Escola Nacional de Circo) foi convidada para fazer a preparação corporal da artista e a pesquisa de movimento aéreo, colaborando também no processo criativo.
– Dessa vez, vamos ocupar os espaços mais amplos e abertos, intensificando seu caráter instalativo da performance Ovo.Lar, que se relaciona com o entorno urbano e com o público passante. Os dois locais são importantes centralidades em cada região onde se localizam, atraindo, não só os moradores locais, como também das áreas adjacentes, além de serem pontos turísticos. Nossa intenção é que Ovo.Lar possa interagir com este público visitante, diverso e inesperado – explica a bailarina.
Segundo Violeta Vilas Boas, para a mini temporada nos espaços do Rio e Niterói serão ampliados os recursos de acessibilidade, por meio da tradução em Libras, da “capacitação da equipe para a recepção de pessoas neurodivergentes”. Além disso, haverá duas apresentações sensoriais da performance, uma em cada espaço, para também ampliar a percepção das pessoas com deficiência visual a partir do tato.
– Desde o processo de criação, o projeto foi elaborado para ser acessível para pessoas com deficiência visual. A descrição concebida e expressada por palavras, sons e convites à percepção pelo tato, se torna mais uma camada poética de apreensão da obra. Para além de ser uma experiência visual, Ovo.Lar é uma experiência sensorial e auditiva – finaliza.
Inspiração artística na obra de Clarice Lispector
Ovo.Lar parte de uma temática feminina: a ovulação, para trazer questionamentos, sensações, experiências – próprias e ancestrais – sobre ser mulher e a relação com a fertilidade e a maternidade. Ovo.Lar parte desta função intrínseca de gerar óvulos – lares possíveis – para criar o diálogo com o próprio corpo – “nosso lar em essência”. Para desenvolver este tema, a performance como inspiração literária, a obra de Clarice Lispector, em especial do conto “O ovo e a Galinha”. Nas palavras da autora, o conto pode ser lido por múltiplas camadas, assim como é Ovo.Lar: é um objeto escultórico e uma performance que une o movimento corporal e a palavra falada.
O projeto idealizado pela artista Violeta Vilas Boas, que é também designer joias, teve início há muitos anos quando fez o desenho para um anel. Esta forma foi ampliada e ganhou todas as camadas que hoje compõem o Ovo.Lar.
Mais informações sobre a coleção de joias Ovo.Lar – https://violetavilasboas.com
Ficha Técnica
Criação e performance: Violeta Vilas Boas
Colaboradoras de criação: Patrícia Selonk, Moira Braga e Luciana Belchior
Produção Executiva: Eduardo Ramos
Produção Musical: Marcelo Martins Santiago
Produção Cenográfica: Violeta Vilas Boas
Confecção do Objeto Escultórico: Zé Maranhão
Figurino: Liza Machado
Confecção de figurino: Maria José Gomes
Projeto Gráfico: Thais Aguilera
Fotografia: Marcelo Martins Santiago
Edição de videos-teaser: Karol Saldanha e Marcelo Martins Santiago – Lampejo Filmes
Consultoria em Acessibilidade para TEA: Cris Muñoz
Cenotécnico: Zé Maranhão
Rigger: Marcos Babu
Operador de Som: Marcello Valbon
Assistência de produção: Caeu da Silveira
Tradução em Libras: Beatriz Correia
Assessoria de Imprensa: Clóvis Corrêa (CICLO Comunicação)
Mídias Sociais: I-Finnity Estratégias Digitais
Registro audiovisual: Lampejo Filmes
Este projeto foi totalmente financiado pelo edital Giros RJ, linha de fomento à dança da Lei Paulo Gustavo.
SERVIÇO
Ovo.Lar
Dança, acrobacia aérea e linguagem teatral
Criação, dramaturgia e performance: artista, designer, bailarina, arquiteta e urbanista Violeta Vilas Boas
Colaboradoras de criação: Patricia Selonk, Moira Braga e Luciana Belchior
Dias: 21 e 22/9, sábado e domingo, às 11h
Local: Museu da República (MR)
Endereço: Rua do catete, 153 – Catete, Rio de Janeiro
Telefone: (21) 3470-7692
Dias: 28 e 29/9, sábado e domingo, às 11h
Local: Museu de Arte Contemporânea de Niterói
Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/nº – Boa Viagem, Niterói
Ao ar livre
Duração: 40 min
Entrada gratuita
Mais informações sobre a performance: https://violetavilasboas.com @ovo.lar @violetavilasboas