OSB faz estréia mundial de obra de Alexandre Schubert na Sala Cecília Meireles

0
302

A Sala Cecilia Meireles, um espaço FUNARJ, apresenta sexta-feira, dia 6 de outubro, às 19 horas, e sábado, dia 7 de outubro às 16 horas, dentro da série Orquestras, a Orquestra Sinfônica Brasileira, sob a regência de Ira Levin, tendo como solista Marcio Costa (clarineta). No repertório, a estreia mundial da Sinfonietta para cordas n°2 de Alexandre Schubert, encomenda especial da Sala Cecília Meireles em compromisso com a produção de novos repertórios da música brasileira; a Suíte para Cordas de Edino Krieger, o Concerto para clarinete, harpa, piano e cordas de Aaron Copland e o Allegro em lá menor, D.947: “Lebensstürme” de Franz Schubert. 

A Temporada 2023 da Sala Cecília Meireles tem o patrocínio da Petrobras e do Instituto Cultural Vale. 

O concerto de sexta-feira será transmitido pela TV Alerj e pelo YouTube da Sala. 

Ingressos a R$ 40,00. Link para compra de ingressos: https://funarj.eleventickets.com/#!/apresentacao/d39b5b243c3c7c986489c7a2054bf62c9654006e 

O compositor brasileiro Alexandre Schubert explica que “a Sinfonietta para Cordas nº 2 foi escrita em 2023, a partir de encomenda da Sala Cecília Meireles para a temporada de concertos deste ano. É dedicada à Orquestra Sinfônica Brasileira. Com quatro movimentos, minha intenção foi explorar as diversas possibilidades sonoras da orquestra de cordas, criando atmosferas rítmicas de caráter brasileiro no primeiro movimento e uma alegre dança no segundo movimento.” Schubert acrescenta que “o terceiro movimento tem caráter lírico, intenso e de muita emotividade. No último movimento o aspecto rítmico é retomado, em contraste com o movimento anterior, inundando o ambiente com energia e ímpeto. A obra possui uma escrita virtuosística, criando oportunidades para os músicos da orquestra se destacarem e brilharem.”

 

Programa

 

Edino Krieger

Suíte para cordas

I. Abertura

II. Ronda breve

III. Homenagem a Bartók

IV. Marcha-Rancho

 

Aaron Copland

Concerto para clarinete, harpa, piano e cordas

I. Slowly and expressively

II. Rather fast

 

Alexandre Schubert

Sinfonietta para Cordas nº 2

I. Vivo

II. Animado

III. Lento e expressivo

IV. Com energia

 

Franz Schubert

Allegro em lá menor, D.947: “Lebensstürme”

(arranjo: Ira Levin)