O Duo Gisbranco celebra o sucesso das apresentações do show “Pássaros – ao vivo” no Sesc Ramos

0
5

As cantoras, compositoras e pianistas Bianca Gismonti e Claudia Castelo Branco, que formam o Duo Gisbranco, encerram com chave de ouro o circuito Sesc Pulsar no Sesc Ramos, no dia 14 de novembro, às 19h. 

A apresentação será uma homenagem ao cantor e compositor Chico César, cujas canções e poesias trazem harmonias envolventes para o público, levando muita música e alegria de forma espontânea, além de apresentar ao público o álbum e DVD digital “Pássaros – Ao Vivo”. 

“Foi um processo natural. O Chico escrevia poemas inspirados em fotos nossas e memórias. Brincávamos de responder e-mails com poemas e assim começamos também a musicar e a transformar alguns poemas em letras. De repente, percebemos que tínhamos construído uma parceria de forma leve e lírica”, conta Claudia Castelo Branco revelando a razão da parceria ter nascido de forma tão espontânea: “A poesia dele nos toca pela criatividade, pela liberdade de imaginação e fantasia. A brasilidade, tanto pelo ritmo quanto pelos cenários e sensações que ele evoca, também ressoa muito na nossa forma de construir nosso mundo ao piano. O Chico nos atravessou com suas poesias, e, a partir desse encontro, nos apaixonamos definitivamente pela composição de canções”. 

Essa mistura dos dois pianos com a vibrante poesia de Chico César, um dos maiores compositores da atualidade dedicado a uma poesia genuinamente brasileira, é algo totalmente inédito, singular e fascinante. O álbum foi lançado em 2021, e, em seguida, Bianca e Claudia envolveram-se em trabalhos individuais. Por isso, só agora retomam a agenda de shows do GisBranco para lançar o álbum e o DVD digital “Pássaros – Ao Vivo” com um show que tem somente as vozes e os pianos de Bianca e Claudia em cena. O repertório vai incluir algumas músicas do álbum “Pássaros” e também algumas do repertório do CD “Aos Vivos”, de Chico César, como “Beradero”, “À primeira vista” e “Nato”. 

“Neste trabalho, Bianca e Claudia revelaram-se, para além das virtuoses pianistas, duas grandes compositoras na linha direta de Chiquinha Gonzaga, Rosinha de Valença e Joyce. E cito só mulheres pra lembrar a existência essencial dessas criadoras, das dificuldades e dos percalços que enfrentam para terem seu lugar na vida cultural do país”, exalta Chico César. “Enviei muitas mensagens para Bianca e Claudia, e as mensagens voltaram feito música. Acendi tantas fogueiras que retornaram canção, lancei muitas garrafas ao mar e recebi de volta um tsunami de som feito de melodias, harmonias, ritmo. Eu explodi em afeto e recebi um disco encantador”, conclui emocionado.

 

Sobre o álbum “Pássaros – Ao Vivo” 

Tudo começou no terceiro disco do Duo Gisbranco, “Pássaros” (Mills Records), lançado em 2018, que reunia 15 canções da parceria com Chico César, interpretadas por Bianca e Cláudia e também por grandes nomes como Monica Salmaso, Sergio Santos e Eugenio Dale. Diferentemente dos dois discos anteriores, que são essencialmente instrumentais, “Pássaros” representa para o duo um mergulho profundo na criação da canção brasileira, de forma experimental e livre. A conexão entre palavra, som e o universo da poesia se mostra presente em cada uma das 15 faixas, que ganharam arranjos sofisticados ao lado dos músicos Rodrigo “Pacato” (percussão), Fabio Nin (violão), André Mehmari (piano e sintetizador), Jaques Morelenbaum (violoncelo) e Jose Batista Jr (clarineta). 

Em 2021, no meio da pandemia, o Duo Gisbranco gravou ao vivo em estúdio, sem público, o álbum “Pássaros – Ao Vivo”, que juntava algumas das canções do CD lançado em 2018 com grandes sucessos de Chico César, como “À primeira vista”. O álbum foi lançado em todas as plataformas pelo selo Cabanas Produções e o DVD foi lançado no YouTube. 

Após uma pausa para dedicarem-se a projetos individuais, Bianca e Claudia retomam, em 2024, a agenda de shows do Duo Gisbranco, para finalmente poder fazer o lançamento, com público, do álbum “Pássaros – Ao Vivo”.

 

Serviço 

Duo Gisbranco no show “Pássaros – Ao vivo – Sesc Ramos”

Data: 14 de novembro (quinta-feira)

Horário: 19h

Local: Sesc Ramos

Endereço: R. Teixeira Franco, 38 – Ramos – Rio de Janeiro

Ingressos: R$ 10,00 (inteira)/ R$ 5,00 (meia)

Entrada gratuita para Credencial Plena e PCG