O Museu de Arte do Rio abre na próxima sexta-feira (31) a exposição “A construção do MAR e a Pequena África”, a mostra terá mais de 100 obras entre fotografias e vídeos que relembram fatos importantes da história do Museu. Além da exposição, no mesmo dia, haverá um parabéns com bolo de aniversário para o público e convidados. Para a festa ser completa, dentro da programação também está uma edição especial do projeto MAR de Música com show da Orquestra Voadora que contará com a participação de Serjão Loroza. Nesta primeira edição de 2023 o projeto MAR de Música terá a curadoria musical do Circo Voador. Toda a programação do Museu é gratuita e está sujeita a lotação.
Inaugurado em março de 2013, o Museu de Arte do Rio teve o desafio de ressignificar seu sentido como espaço de arte e dialogar com a chamada Pequena África desde a sua construção na Praça Mauá. A narrativa da nova exposição que entra em cartaz no MAR conta boa parte dessa história através das obras e fotografias de Jaime Acioli, Thales Leite, César Barreto, Giselle Beiguelmann, Ayrson Heráclito, Tia Lúcia, Virgínia de Medeiros, Luiz Baltar, Francisco de Souza, Paula Trope, Yuri Firmeza, Lasar Segall, entre outros.
No mesmo dia, a Biblioteca do Museu de Arte do Rio vai realizar o Rolezinho de Livros que distribuirá, gratuitamente, os principais catálogos e publicações que já passaram pela instituição. Os catálogos serão disponibilizados a partir das 13 horas no térreo do MAR, espaço que será ambientado e dedicado a se conectar a memória dos visitantes.
Poder celebrar a primeira década do Museu de Arte do Rio com uma ampla programação faz parte do projeto de aproximar ainda mais o público e a comunidade do espaço museal. A exposição “A Construção do Mar e a Pequena África” reforça a missão do MAR em discutir as questões que sempre foram pertinentes ao longo desses 10 anos. “Sabemos que o desafio do Museu, nessa primeira década foi de dialogar com nossos vizinhos e criar vínculos com o público que nos visita. Dessa maneira, essa parceria e troca veio no sentido de reforçar e alimentar a nossa vocação aqui no MAR, de sempre tentar apresentar histórias por uma perspectiva mais inclusiva e mais plural. Somos um museu que promove, discute e reflete sobre as questões sociais, mas sem deixar de colocar a arte em diálogo permanente com a cultura e seus agentes. Comemorar nosso aniversário com arte, música e literatura é uma forma de presentear nossos visitantes e nossa trajetória. Como em toda boa festa queremos uma casa cheia”, afirma Raphael Callou, Diretor e Chefe da Representação da OEI no Brasil, que faz a gestão do Museu.
O projeto, criado em 2014, nasceu com o objetivo de aproximar a linguagem musical do espaço do museu, e assim unir as artes visuais e a música. Ao todo, já foram realizadas 60 edições, levando aos pilotis do MAR um público de mais de mais de 60 mil pessoas. Vários artistas já passaram pelo MAR de Música, entre eles: Elza Soares, Diogo Nogueira, Letrux, Linn da Quebrada, o rapper BK, Otto, o grupo Samba Que Elas Querem, Galocantô.
O time da Orquestra Voadora se apresenta na sexta, dia 31, no MAR de Música. Para esta edição, a equipe do Circo Voador assina a curadoria musical do projeto. O evento, que acontece no Pilotis, é gratuito e sujeito a lotação.
Criada em 2013, a Orquestra Voadora é mais que uma brass band, é uma referência da cultura carioca: é uma banda de rua, uma oficina musical e também um bloco de carnaval que arrecada mais de 100 mil foliões no seu desfile a céu aberto. A musicalidade com metais e percussão vai do groove de Fela Kuti ao rock de Rita Lee e há 13 anos a Voadora é cultura, resistência e arte. Por isso, nada mais representativo do que ter uma maiores referências do carnaval de rua do Rio de Janeiro inaugurando a edição do aniversário de 10 anos do Museu de Arte do Rio, o mais carioca dos museus.
O Museu de Arte do Rio
Iniciativa da Prefeitura do Rio por meio da Secretaria Municipal de Cultura e em parceria com a Fundação Roberto Marinho, o Museu de Arte do Rio passou a ser gerido pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) desde janeiro de 2021, apoiando as programações expositivas e educativas do MAR a partir de um conjunto amplo de atividades para os próximos anos. “A OEI é um organismo internacional de cooperação que tem na cultura, na educação e na ciência os seus mandatos institucionais, desde sua fundação em 1949.
O Museu de Arte do Rio, para a OEI, representa um instrumento de fortalecimento do acesso à cultura, intimamente relacionado com o território, além de contribuir para a formação nas artes, tendo no Rio de Janeiro, por meio da sua história e suas expressões, a matéria-prima para o nosso trabalho”, comenta Raphael Callou, diretor e chefe da representação da OEI no Brasil. Após o início das atividades em 2021, a OEI e o Instituto Odeon celebraram parceria com o intuito de fortalecer as ações desenvolvidas no museu, conjugando esforços e revigorando o impacto cultural e educativo do MAR, onde o Odeon passa a auxiliar na correalização da programação.
O Museu de Arte do Rio tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor, a Equinor, o Itaú Unibanco e a Globo como patrocinadores master, e a Nadir Figueiredo como patrocinadora.
O MAR ainda conta com o apoio do Machado Meyer Advogados e Icatu, todos via Lei Federal de Incentivo à Cultura.
A Escola do Olhar conta com o patrocínio do RIOgaleão e Cultura Inglesa via Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS. A Globo e o Canal Curta são os parceiros de mídia do MAR.
O MAR conta ainda com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, com realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal do Brasil por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Mais informações em www.museudeartedorio.org.br
Serviço:
31 de MARÇO, SEXTA-FEIRA
Museu de Arte do Rio – MAR
Praça Mauá, 5 – Centro
11h – Abertura do Museu ao público
13h – Rolezinho de livros – distribuição de catálogos e livros no Pilotis (Fim: 17h)
16h – Inauguração da exposição “A Construção do MAR e a Pequena África”, no mirante com bolo a metro e parabéns na sequência
16h50 – Visita à exposição no Foyer – 5° andar
18h30- Início do MAR de MÚSICA com DJ Lencinho
19h30- Falas institucionais + projeção do Mini doc
20h00- Show Orquestra Voadora com participação de Serjão Loroza
21h00- DJ Lencinho
22h- Encerramento