No mês de conscientização da violência contra mulheres, MAR de Música traz a roda de samba “Mulheres da Pequena África”

0
752

O grupo Mulheres da Pequena África, formado por Thais Villela, Dora Rosa e Elis Almeida, se apresenta no MAR de Música na próxima sexta-feira (12/08). É uma roda de samba feminina e feminista que surge a partir do Coletivo Mulheres do Samba Notícias. O grupo costuma se apresentar aos sábados na Pedra do Sal, além de figurar no calendário cultural do Rio de Janeiro. No repertório do show no MAR, o público pode esperar sambas clássicos, contemporâneos e as pautas que orbitam o universo da mulher, ecoando ancestralidade e boas energias.

Thais Villela é uma jovem radialista, jornalista, publicitária, cantora, compositora e ativista social. Desenvolveu trabalhos sociais com menores em situação de risco, mulheres de comunidades, população carcerária e com pacientes do Sistema Público de Saúde Mental no Instituto Nise da Silveira. Integrou também o projeto Caravana da Liberdade, levando shows para dentro das antigas carceragens da Polinter e também em presídios masculinos e femininos.

Elis Almeida é sambista, cantora, compositora, articuladora cultural, radialista e formada em Administração de Empresas. Nascida no bairro do Jabaquara em São Paulo, cresceu em meio a batucada de escolas de samba, blocos carnavalescos e rodas de samba. Apresenta o quadro Boletim do Samba no programa Sexta Negra na Radio Pop Rio FM 98,7.

A cantora Dora é uma mulher que representa sua raça Índia pantaneira e é cuiabana, mas mora no Rio de Janeiro. Trabalha nas madrugadas da rádio Nacional, divulgando e promovendo rodas de samba de mulheres de talento, que defendem o samba e a música popular brasileira.

DJ Nicolle Neumann

A DJ Nicole Neumann se apresenta antes e após o show das Mulheres da Pequena África. Ela é DJ residente e produtora da Festa Mistério do Planeta e Baile das Mina. Faz sets que vão da MPB ao Funk, do Carimbó ao Forró e do Rap ao Samba! A mistura cheia de embalos dançantes, letras potentes e emocionantes, que vão de ponta a ponta do Brasil, dão mais do que certo na dessa DJ, mãe, mulher e produtora. Tocar o corpo, a alma e o coração é o grande barato dela.

O Museu de Arte do Rio

Iniciativa da Prefeitura do Rio em parceria com a Fundação Roberto Marinho, o Museu de Arte do Rio passou a ser gerido pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) desde janeiro deste ano, apoiando as programações expositivas e educativas do MAR a partir de um conjunto amplo de atividades para os próximos anos. “A OEI é um organismo internacional de cooperação que tem na cultura, na educação e na ciência os seus mandatos institucionais, desde sua fundação em 1949.

O Museu de Arte do Rio, para a OEI, representa um instrumento de fortalecimento do acesso à cultura, intimamente relacionado com o território, além de contribuir para a formação nas artes, tendo no Rio de Janeiro, por meio da sua história e suas expressões, a matéria-prima para o nosso trabalho”, comenta Raphael Callou, diretor e chefe da representação da OEI no Brasil.

Após o início das atividades em 2021, a OEI e o Instituto Odeon celebraram parceria com o intuito de fortalecer as ações desenvolvidas no museu, conjugando esforços e revigorando o impacto cultural e educativo do MAR, onde o Odeon passa a auxiliar na correalização da programação.

O Museu de Arte do Rio tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor, a Equinor como patrocinadora master, o Itaú como patrocinador e o Grupo Renner como apoiador, todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A Escola do Olhar conta com o patrocínio da Wilson Sons e Machado Meyer Advogados via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, é também patrocinada pelo RIOgaleão e Icatu e tem a Cultura Inglesa como apoiadora Educacional. O Instituto Olga Kos patrocina os recursos de acessibilidade e a Globo e o Canal Curta são os parceiros de mídia do MAR.

O MAR conta ainda com o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e realização da Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e do Governo Federal do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro em parceria com a Fundação Roberto Marinho, o MAR tem a gestão da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e o Instituto Odeon como correalizador das atividades.

Mais informações em www.museudeartedorio.org.br

Serviço:

MAR de Música – Roda de Samba Mulheres da Pequena África

Data: 12 de agosto

Horário: A partir de 18h

Local: Praça Mauá, 5 – Centro – Rio de Janeiro

Gratuito