Cantora, jongueira, sambista e matriarca do Jongo da Serrinha, Maria de Lourdes Mendes, mais conhecida como Tia Maria do Jongo, no alto dos seus 97 anos, ganhou um presente de seus companheiros de Jongo. Com duas únicas apresentações iniciais no Centro Cultural da Justiça Federal, a primeira realizada no último dia 13/07 e agora na próxima sexta-feira (20/07), às 19h, sua história está sendo contada por meio de um musical intitulado “Tia Maria, Rainha do Jongo”.
Para Lazir Sinval, responsável pela concepção e pesquisa de repertório do musical, além de integrante do Jongo da Serrinha é muito emocionante poder agora assistir tudo pronto e com a casa lotada. “Como tínhamos poucos recursos, fizemos uma ação no Catarse, mas mesmo assim, não conseguimos arrecadar o valor necessário para a montagem. Contudo, seguimos em frente com o projeto, tendo uma equipe que em primeiro lugar queria homenagear Tia Maria”, explicou Lazir.
Com a direção de arte de Rui Cortez e a musical de Adriano Furtado, além de grande elenco de músicos e dançarinos e da participação da própria Tia Maria, o espetáculo inicia a trajetória da homenageada desde criança. “Eu como atriz, contadora de história, que bebi na fonte de ouvir histórias, dançar e cantar jongos, no quintal da Tia Maria, hoje contar sobre ela é mais que honra, é um presente. Ela é rainha. Um ícone da Cultura popular Brasileira”, revela a atriz Ana Cê, que dá vida à Tia Maria quando jovem, na peça.
“Estava com essa ideia de montar um novo espetáculo desde o ano passado. Quando o Centro Cultural da Justiça Federal nos ofereceu duas datas de apresentação para esse segundo semestre de 2018, resolvi aproveitar a oportunidade e colocá-la em prática. Após o dia 20, queremos levá-lo para todos os teatros, fazer uma temporada pelo Rio, pois essa é uma história linda que merece estar nos palcos. Esperamos conseguir mais apoios e convites de outros locais para que possamos levar esse trabalho para o público da cidade”, finaliza Lazir Sinval.
Ficha Técnica:
Idealização- Jongo da Serrinha
Direção de arte- Rui Cortez
Direção musical – Adriano Furtado
Concepção e pesquisa de repertório- LazirSinval
Pesquisa de texto- Carla Dias (escola de belas artes- ufrj)
Design gráfico e fotografia- Alcino Giandinoto
Desenho de luz- Dani Sanches e Jocacy Araújo
Visagista- Karin Rodrigues
Figurino- Rui Cortez
Produção de figurino: Bárbara Oyá, Gil Alves, Carolina Aranha e Luana Ferreira
Registro fotográfico e projeções: Rui Zilnet
SERVIÇO:
Musical “Tia Maria, Rainha do Jongo”
Centro Cultural da Justiça Federal
Av. Rio Branco, 241 – Centro, Rio de Janeiro
Dia e horário: 20/07 às 19h
Ingressos: R$ 40 e R$ 20 (meia)
Duração: 80 min
Classificação indicativa: livre
Informações: (21) 3261-2565