Vem aí o 22º Festival Sesc de Inverno em Miguel Pereira. Considerado o maior evento cultural multilinguagem do país, o Festival vai até 28 de julho em 24 localidades do estado do Rio de Janeiro – a maior edição de todos os tempos. A cidade é um das contempladas com uma programação gratuita com música, teatro, dança, literatura, cinema, circo e artes visuais (confira abaixo todas as localidades). O evento é realizado com o apoio das prefeituras e dos sindicatos varejistas locais.
A Praça da Matriz (Calçadão do Grawatta), no Centro do município, será o ponto focal das atrações na cidade, nos dias 20 e 21 de julho. O palco do espaço receberá shows de grandes artistas, às 20h – Mart’nália (20/07), que promete animar o público com um repertório de sucessos, como “Cabide”, “Pra que chorar”, “Onde anda você” e “Namora comigo”; e Daniel Gonzaga (21/07), que recebe para um dueto Anastácia, a Rainha do Forró, na apresentação musical “Sanfona Sentida”, onde o caminho desses dois bastiões da história da música brasileira serão desenhados ao público em uma apresentação envolvente onde os repertórios de ambos os artistas se misturam às passagens de suas vidas e ancestralidade. A classificação é livre.
O público ainda poderá conferir, às 16h, os espetáculos circenses “Andejo” (20/07), inspirado na vida nômade dos circos, faz uma alusão ao teatro mambembe ao apresentar o dia a dia de duas pessoas que vivem em um armário, as adversidades de morar em um espaço tão pequeno, as adaptações e as descobertas criativas para realizar seus afazeres e ainda fazer seus shows para o público; e “E a palhaça, o que é?” (21/07), com a história de três palhaças que brincam com diversas profissões apresentadas sob a forma de teatro-circo através da linguagem da palhaçaria. E participar das oficinas de “Poemoscópios com Usina Ludopoética” (20/07, das 15h às 17h), promove a sensibilização por meio de variados repertórios culturais e linguísticos, com o objetivo de habilitar os participantes a criarem poemoscópios, que são livros-brinquedos de poesia giratória para ler, brincar e escrever poemas; e de “Estamparia com Grafismo do Povo Kurâ Bakari – Kaya Agari” (20 e 21/07, das 14h às 17h), com seus significados de aves, cobras, peixes, animais e insetos, do povo Kurâ, do estado do Mato Grosso. Todas as atrações têm classificação livre.
A cada edição, o Festival traz um tema para reflexão, que é encontrado na identidade visual e na programação artística. Este ano o conceito do evento celebra a multiplicidade do Brasil, representada pelo acróstico “P-L-U-R-A-L”, que busca resumir em seis outras palavras a diversidade cultural do país: P, de povos, L, de lugares, U, de união, R, de raízes, A, de artes e L, de linguagens.
O conceito é baseado em pilares como o (re)conhecimento das raízes e tradições brasileiras; a conexão das singularidades, hábitos e costumes; a construção da identidade do país; a valorização dos territórios e orgulho de pertencer; a troca de experiências e saberes; a vivência da pluralidade do Brasil em 24 localidades do estado; e, por fim, a celebração da diversidade cultural brasileira.
Esse conceito traduz a essência do festival: um evento para todos os públicos, que valoriza a diversidade cultural e a inclusão, e que está atingindo um número cada vez maior de pessoas, em diversas localidades do estado. O Festival Sesc de Inverno promove a interação entre artistas e público e a reunião de relevantes artistas da cena nacional. A curadoria busca valorizar experiências e práticas culturais atentas a essa pluralidade. A programação completa pode ser conferida em https://festivalsescdeinverno.com.br/.
“Em toda e qualquer atividade do Sesc RJ está intrínseca a ideia de inclusão e democracia. Trabalhamos diuturnamente para dar dignidade e qualidade de vida aos trabalhadores do comércio e também aos mais vulneráveis da nossa sociedade. O tema do Festival de Inverno deste ano traz essa ideia muito claramente, com um adendo: as narrativas hegemônicas precisam ser revertidas para que aqueles que historicamente tiveram papéis de coadjuvantes possam de uma vez por todas se tornarem protagonistas”, analisa Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente do Sistema Fecomércio RJ.
“A realização do Festival de Inverno aqui em Miguel Pereira é mais uma ação do Sesc RJ e da Fecomércio RJ com o fim de alavancar o desenvolvimento turístico dos municípios do interior do estado do Rio de Janeiro. Agradecemos imensamente ao presidente da Fecomércio RJ, Antonio Queiroz, sua diretoria e a todas as pessoas envolvidas neste projeto, pelo prestígio de incluir nossa região neste roteiro cultural, fortalecendo nossas atividades comerciais, melhorando a renda e as oportunidades de empregos”, afirma Leoncio Lameira de Oliveira, presidente do Sicomércio Miguel Pereira.
Uma das novidades deste ano é a volta do projeto Boca Suja, no qual poemas de grandes nomes da poesia nacional são impressos em guardanapos e distribuídos durante a programação do Festival. Em 2024, a homenageada é a poetisa e escritora de obras infantojuvenis Roseana Murray, que recentemente se recuperou de um episódio de violência em Saquarema e está pronta para continuar presenteando os leitores com muitas histórias. “Viver é o milagre que nos guia” é uma das frases escritas pela autora em suas redes sociais.
Serviço:
22º Festival Sesc de Inverno – Miguel Pereira
20 e 21 de julho de 2024
Praça da Matriz (Calçadão do Grawatta), Centro, Miguel Pereira/ RJ.