A 2ª. temporada do projeto infantil “Mestres da Empatia” apresenta com entrada franca os espetáculos de contação de histórias, além de oficina criativa em diferentes espaços públicos do Rio de Janeiro. A intenção é levar a arte e despertar a empatia nas crianças. No elenco, Rodrigo Scheer, Dell Ferreira e Jasmim Campello. Direção artística de Rodrigo Scheer e curadoria de Ana Brites.
_ Como forma de estimular a empatia, vamos convocar todos a participar de uma campanha de doação para as crianças. Podem doar roupas, material de higiene, livros, brinquedos, entre outros itens, entregando nos quatro locais de realização do projeto – avisa Ana Brites.
A circulação será pelos espaços públicos com espetáculos que ressaltam a importância de temas como “planeta”, “animais”, “diversidade”, “idosos” e “opiniões diversas”:
“A Máquina que vai salvar o planeta”
Uma viagem no tempo a bordo de um foguete especial movido, nada mais nada menos, pela empatia do público. Vô Horácio, um cientista preocupado com o futuro do planeta, cria o seu maior invento, a máquina do tempo. Em sua viagem, o encontro com personalidades históricas e seus inventos que mudaram o mundo. As diferentes fontes de energia e o uso de energia renovável são o “fundo de cena” de uma história, cheia de aventura e empatia pelo planeta.
“Um Mundo de todo Mundo”
Tudo pode acontecer quando uma dupla de animais improváveis se une na busca por um local seguro. Leopoldo é um galo garnisé e naja, uma cobra sucuri. Ambos, revelam suas personalidades e características e, apesar das diferenças, precisam aprender a conviver. O respeito às diferenças e aos animais em uma história emocionante e cheia de aventura.
“Não existem diferenças, somos todos brinquedos”
Todas as noites, a caixa de brinquedos de um menino torna-se o “palco” de divertidas histórias. Os brinquedos ganham vida e revelam suas aventuras diárias. A chegada de um novo “morador”, o boneco de mola, muda tudo. Seu temperamento é um desafio para os demais e todos precisam aprender a importância e o respeito à diversidade. Será que conseguem?
“Quanto mais idade, melhor”
Um velho marceneiro sente a “ausência do mundo” e o olhar indiferente das gerações que o enxergam como alguém que já não tem mais utilidade. Sozinho em sua oficina, vive um mundo de fantasia, até que algo mágico acontece. Um de seus bonecos ganha vida. Juntos aprendem importantes lições. O respeito e o valor dos idosos são “pano de fundo” de uma história divertida e cheia de reflexão.
“A vida é festa”
Dois amigos se unem “forçadamente” com a missão de realizar a festa da escola e vão precisar aprender a lidar com as diferentes opiniões se querem fazer acontecer. Se colocar no lugar do outro e compreender os sentimentos e verdades alheias são lições para a vida em comunidade.
Em cena três atores e contadores de histórias
Rodrigo Scheer, Dell Ferreira e Jasmim Campello se revezam para contar histórias. O evento será aberto ao público com a participação de alunos de escolas e convidados do abrigo. Para Ana Brites, “a falta de empatia abre brecha para violência no mundo”. “Precisamos ensinar os valores humanos para a criança crescer com tolerância, sem a crueldade e o bullying nas escolas, por exemplo”.
_ Queremos transmitir para as crianças nos dias de hoje, valores como empatia, otimismo, esperança, senso de responsabilidade e sustentabilidade. E que isso se estenda a toda a família, principalmente aos jovens e adultos em situação de vulnerabilidade – acrescenta Rodrigo Scheer.
@ scheerrodrigo
@dellferreira
@ jasmimcampello
Incentivadores culturais
O patrocínio do projeto “Mestres da Empatia” é através da Lei de Incentivo Fiscal Cultural do ISS e os incentivadores são: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Transegurtec, Barlovento, Lemobs e Prontlife. A realização é da empresa NR Produções Artísticas que atua desde 2001 na área teatral nos mais diversos formatos, seja corporativo, adulto, infantil ou infantojuvenil.
“Mestres da Empatia” – Programação 2024:
OUTUBRO
24/10 – 15h Abrigo Teresa de Jesus – “A Máquina que vai salvar o planeta”
29/10 – 10h – Biblioteca Parque Estadual – “Quanto mais idade, melhor”
29/10 – 15h – Abrigo Teresa de Jesus – “Quanto mais idade, melhor”
30/10 – 16h – Biblioteca Parque de Manguinhos – “Quanto mais idade, melhor”
NOVEMBRO:
12/11 – 15h – Abrigo Teresa de Jesus – “Não existem diferenças, somos todos brinquedos”
13/11 – 14h – Biblioteca Parque Estadual – “”Não existem diferenças, somos todos brinquedos”
14/11 – 16h Biblioteca Parque de – “Não existem diferenças, somos todos brinquedos”
25/11 – 10h Biblioteca Parque Estadual – “Um Mundo de todo Mundo”
26/11 – 15h – Abrigo Teresa de Jesus – “Um Mundo de todo Mundo”
28/11 – 16h – Biblioteca Parque de Manguinhos – “Um Mundo de todo Mundo”
29/11 – 15h – Abrigo Teresa de Jesus – “A vida é uma festa”
DEZEMBRO:
3/12 – 14h – Vila Olímpica Artur da Távola – “A vida é uma festa”
4/12 – 14h – Vila Olímpica Artur da Távola – “A vida é uma festa”
Mais informações:
@mestresdaempatia
Endereços:
Abrigo Teresa de Jesus
Rua Ibituruna, 53 – Maracanã
Biblioteca Parque de Manguinhos
Av. Dom Hélder Câmara, 1184 – Benfica
Biblioteca Parque Estadual
Av. Presidente Vargas, 1261- Centro
Vila Olímpica Artur da Távola
Rua Visconde de Santa Isabel, s/nº – Vila Isabel