Em dezembro de 1968, os compositores Caetano Veloso e Gilberto Gil foram presos pelo regime militar, na esteira do recrudescimento do autoritarismo e das arbitrariedades chanceladas pelo Ato Institucional n° 5, de 13 de dezembro de 1968. Após 54 dias encarcerados e mais quatro meses de confinamento domiciliar em Salvador, Bahia, os músicos foram exilados do Brasil, em julho de 1969, retornando ao país no início de 1972. It’s a Long Way – O Exílio em Caetano Veloso, de Márcia Fráguas, reflete sobre o modo como as perseguições perpetradas pelos militares fraturou, no geral, o campo das artes e da cultura no Brasil do final da década de 1960 e, em particular, o Tropicalismo, com o exílio de seus dois principais artífices. A análise das canções que compõem a obra fonográfica do cantor e compositor Caetano Veloso produzida no período entre a prisão e o exílio (1969) e o retorno ao Brasil (1972) – os álbuns Caetano Veloso (1969), Caetano Veloso (1971) e Transa (1972), esses dois últimos em Londres – busca evidenciar e interpretar a construção de uma poética do exílio.
Editado pela Garota FM Books, o livro tem lançamento no Rio de Janeiro previsto para esta sexta-feira, 13 de dezembro – neste dia, há 56 anos, foi decretado o AI-5 – na Livraria Alento, no Flamengo, e em São Paulo para o dia 19, na loja de discos Casa da Mia/Made in Quebrada, na Galeria Nova Barão. No Rio, haverá bate-papo da autora com Leonardo Davino, pesquisador e professor na Letras da Uerj, e Enzo Banzo, pós-doutorando na Uerj e membro da banda Porcas Borboletas. Em São Paulo, o coquetel terá música ao som dos discos de Caetano Veloso. Antes disso, a autora fará um pré-lançamento em Salvador (BA) no dia 01 de dezembro na Livraria do Glauber, aproveitando sua passagem pela cidade para assistir ao show da turnê Caetano e Bethânia. No espaço localizado dentro do complexo Cine Glauber Rocha, Márcia Fráguas irá conversar sobre o livro com Antonio Marcos Pereira (crítico literário e professor da UFBA) e Sarah Mirella (advogada, fotógrafa e mestranda em Literatura e Cultura na UFBA).
Com prefácio do pesquisador e professor da Uerj Leonardo Davino de Oliveira e texto da orelha da doutora em Sociologia pela Unicamp Sheyla Diniz, It’s a Long Way – O Exílio em Caetano Veloso é uma adaptação da dissertação apresentada em 2021 pela historiadora Márcia Fráguas ao Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Literatura Brasileira.
Sobre a autora
Márcia Fráguas é formada em História pela Universidade de São Paulo (2016) e possui mestrado em Literatura Brasileira (2021), pela mesma instituição. Seu trabalho é focado em crítica e ensaio. Desde 2022, junto a Leonardo Davino de Oliveira e Enzo Banzo, organiza o evento “Lamber a Língua”, colóquio sobre poesia e canção na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) que resultou na publicação do livro Lamber a Língua – Caetano 80, em 2023. Atualmente faz doutorado em Teoria da Literatura e Literatura Comparada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
Sobre a editora
A Garota FM Books é uma editora de publicações voltadas para o mercado da música criada em 2018, durante a produção do Discobiografia Mutante: Álbuns que revolucionaram a MPB, de Chris Fuscaldo. Depois dele, vieram: Jimmy Page no Brasil (2021), de Leandro Souto Maior; Renato, o Russo (2021), de Julliany Mucury; 1979 – O ano que ressignificou a MPB (2022), organizado por Célio Albuquerque, com 104 autores; Cantadas – Ensaios sobre 35 grandes vozes de mulheres da música brasileira (2022), de Mauro Ferreira; O Produtor da Tropicália – Manoel Barenbein e os álbuns de um movimento revolucionário (2022), de Renato Vieira; e De Tudo Se Faz Canção – 50 anos do Clube da Esquina (2022), organizado por Márcio Borges e Chris Fuscaldo.
Em 2023, além de Mela Cueca – As canções de amor que o mundo esqueceu, do DJ Zé Pedro, a editora lançou A Todo Vapor – O tropicalismo segundo Gal Costa, de Taissa Maia. Em 2024, chegaram às lojas as reedições de Rita Lee Mora Ao Lado – Uma biografia alucinada da Rainha do Rock, de Henrique Bartsch, e Discobiografia Mutante, de Chris Fuscaldo, além da primeira edição de Paul McCartney no Brasil, de Leandro Souto Maior.
Livro It’s a Long Way – O Exílio em Caetano Veloso
Autora: Márcia Fráguas / Prefácio: Leonardo Davino
224 páginas
Preço de capa: R$ 79
Serviço:
Lançamento no Rio
Com bate-papo com Leonado Davino e Enzo Banzo
Dia 13/12/2024 (sexta-feira), às 19h
Livraria Alento (Rua Senador Vergueiro, n° 80, Flamengo)